Os candidatos a deputado federal Florentino Neto (PT), José Francisco Paes Landim (União Brasil) e Samuel Silveira (PP) participaram do debate realizado nesta quinta-feira, 8, pela Rede Meio Norte, dentro do programa Bom Dia Meio Norte, apresentado por Ieldyson Vasconcelos.
Os candidatos falaram da importância do espaço aberto ao debate e apresentação de propostas para os piauienses.
Florentino Neto (PT)
No debate, o candidato Florentino Neto destacou sua atuação na Secretaria de Saúde do Piauí e da forma como lidou com a pandemia da Covid-19 na sua fase mais difícil. Para ele, foi um inimigo desconhecido enfrentado com muito profissionalismo e dedicação a ponto de ter que se afastar da família para estar 100% no combate ao vírus.
Ele falou da luta para a aquisição de vacinas e declarou que a saúde piauiense, ainda com problemas, teve avanços, como a construção da nova maternidade em fase de conclusão, reforma de hospitais regionais, fez do Piauí campeão em vacina contra covid. "O Piauí foi exitoso no enfrentamento à Covid", disse, ressaltando que não faltou oxigênio, medicamentos e foi capaz de atender pacientes de outros estados, além de ter feito mais de 20 mil mutirões de saúde.
O candidato falou ainda do seu empenho, quando prefeito de Parnaíba, para implantação dos cursos de medicina em Parnaíba e da luta para adquirir recursos para a Santa Casa de Misericórdia.
Paes Landim (União Brasil)
O candidato do União Brasil, Paes Landim, falou sobre a falta de segurança no Piauí, com um efetivo aquém do necessário para atender a demanda da população e disse que na capital, em vários bairros, as pessoas estão incomodadas.
O deputado falou de seu trabalho para implantar o curso de medicina em Parnaíba e por recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, que presta um trabalho importante à sociedade e os cursos de medicina, com certeza, contribuiria muito no funcionamento da Santa Casa.
Paes Landim fez críticas ao fato de que em muitas cidades a população não pode contar com tratamentos de saúde mais amplo e citou casos em que pacientes de Corrente têm que fazer hemodiálise em Barreiras, na Bahia. "É uma situação lamentável", disse.
O candidato disse estar orgulhoso de pertencer ao União Brasil, partido que tem Soraya Thronicke como candidata a presidente, que defende o imposto único e os ideias de Roberto Campos.
Samuel Silveira (PP)
Candidato do PP, Samuel Silveira criticou a gestão de saúde no Piauí, a falta de maternidades no interior e disse que, na verdade, o grande hospital do estado é o HUT.
Na questão da segurança, Samuel Silveira falou que no Brasil, o índice de violência apresentou redução de 7%. No entanto, no Piauí, houve um crescimento acima de 10%. "Um governo que dá bicicleta para o policial, não entrega segurança", disse.
O candidato também falou sobre a falta de emprego e disse que o estado não recebe empresas e perguntou pelos empreendimentos que viriam ao Piauí e não chegaram.
Como deputado, Samuel Silveira diz que vai trabalhar pelo Piauí e contou que deixou sua marca em Teresina, com a criação da Guarda Municipal.