Debate Meio Norte: Candidatos discutem segurança, renovação e investimento

Candidatos a deputado federal Alexandre Sampaio, Ronney Lustosa e Teresinha de Jesus participaram do debate

Debate com candidatos a deputado federal | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os candidatos a deputado federal Alexandre Sampaio (NOVO), Ronney Lustosa (União Brasil) e Teresinha de Jesus (PL) participaram do Debate Meio Norte, dentro do Programa Bom Dia Meio Norte, apresentado por Ieldyson Vasconcelos e com suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Alexandre Sampaio destacou a importância por ter a possibilidade de mostrar as ideias do NOVO, um partido que respeita os impostos do cidadão e aplica os recursos na saúde, educação e segurança. "Aplicamos o recurso em tudo o que interessa ao cidadão", diz.

Ieldyson Vasconcelos comanda debate entre candidatos (Raissa Moraes)

O candidato Ronney Lustosa disse que o debate é importante por ser um espaço em que é possível mostrar as proposições para que a população possa comparar e escolher o seu representante no Poder Legislativo.

Outra participante do debate foi Teresinha de Jesus, do PL, e sua expectativa no debate é tornar-se mais conhecida do eleitor. "Sou teresinense, trabalhei por muito tempo como educadora no Piauí e Maranhão", disse a professora, afirmando que qualquer cidadão do bem com conhecimento pode ocupar uma cadeira na Câmara Federal.

Candidato Alexandre Sampaio (NOVO) (Rassisa Morais)

Alexandre Sampaio: Investir recurso público de forma correta

Questionado sobre esporte, o candidato do NOVO, Alexandre Sampaio destacou o tema como importante e complementar da educação. "O esporte ensina como trabalhar em equipe", disse, defendendo uma mudança no modelo de educação para atender as diversas e diferentes regiões do Brasil. "Temos um modelo muito engessado", afirmou.

Para o candidato, o NOVO tem uma forma diferente de trabalhar os recursos públicos e disse que o dinheiro destinado ao Fundo Eleitoral para fazer campanha deve ser aplicado no investimento ao esporte, à segurança, saúde e educação.

No debate, o candidato falou sobre a crise na segurança e criticou o fato de criminosos condenados não cumprirem a pena em sua totalidade e ressaltou a necessidade de melhorar a execução penal no Brasil com mudanças nos Códigos Penal e Processual Penal.

O candidato pediu ao eleitor para conhecer a proposta do NOVO, um partido chegou para mudar e aplicar o dinheiro do cidadão em serviços essenciais e citou que o recurso destinado ao Fundo Eleitoral é maior do que o aplicado em saneamento básico.

Candidato Ronney Lustosa (União Brasil) (Raissa Morais)

Ronney Lustosa: Dedicar tempo à educação e desenvolvimento

Servidor da Prefeitura Municipal de Teresina, exatamente da Secretaria de Educação, Ronney Lustosa disse que vai dedicar, integralmente, seu tempo para educação para mudar a realidade da população.

"Não há outro caminho. Precisamos fazer com que as escolas do Brasil evitem, terminantemente, a tal da ideologia de gênero e vamos defender ainda a proibição da linguagem neutra", afirmou, destacando que uma de suas metas é trabalhar para qualificação do professor para se ter um ensino de melhor qualidade. "A educação é prerrogativa da família e a escola tem a obrigação de formar", explicou, destacando que é preciso unir esforços para recuperar a educação no Piauí, o ensino profissionalizante, proporcionar melhorias salariais aos professores e preparar mão-de-obra para que as empresas possam vir ao Estado e empregar os piauienses.

Ronney falou da necessidade de se restabelecer o elo entre a classe política e a população, e riticou a forma de fazer campanha, em que o dinheiro fala mais alto que as ideias. O candidato disse ser contra o Fundo Eleitoral e, se eleito, vai lutar para extinguir. "Mas agora faz parte da regra do jogo. No entanto, o momento agora é de se preocupar com a economia do Piauí, um estado rico, de pontencial turístico, econômico. Precisamos retomar o desenvolvimento", disse, destacando.

O candidato disse que esse momento é um dos mais importantes dos últimos 40 anos e pediu para o cidadão avaliar se o estado tem infraestrutura, segurança, educação, saúde. "Temos um estado tomado por elites que se perpetuam no poder há várias décadas. As cadeiras da Assembleia Legislativa, por exemplo, são heranças políticas e passam de pai para filho", disse.

Candidata Teresinha de Jesus (PL) (Raissa Morais)

Teresinha de Jesus: Câmara não tem dono, mandato é do povo

A professora Teresinha de Jesus, candidata do PL, e seu compromisso é com a família e com o Brasil, fez críticas à ideologia de gênero e ressaltou que a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) tem conteúdo bom, mas não foi aplicado na íntegra e criticou a linguagem neutra e falou ainda de seu trabalho nas redes sociais.

A candidata entende que a Câmara Federal não tem dono, é do povo e qualquer pessoa do bem pode ocupar e destacou as principais atribuições do deputado federal que é legislar e ressalta que ao chegar à Câmara Federal terá condições de lutar pela revogação de leis que não atendam mais as necessidades do país e que travam o setor econômico. "Precisamos trabalhar e fazer leis que realmente mudem o País".

A candidata destacou a necessidade de fazer reforma tributária e declarou que, atualmente, há deputados que não trabalham e dificultam o processo e lamentou o descrédito a que chegou a classe política.

Entre suas propostas, ela falou que vai lutar pela recuperação da credibilidade na política, trabalhando de forma séria. "É preciso consertar o erro atual com a renovação do quadro político", disse.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES