Exclusivo Transporte público domina a pauta do debate com candidatas à Câmara de Teresina

A segunda edição do projeto pioneiro contou com a participação de Débora Paiva (Progressistas) e Urderiana (Cidadania).

Débora Paiva e Urderiana participam de debate na Rádio Jornal 90.3 FM. | Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O programa "Notícias da Boa", apresentado pela jornalista Cinthia Lages, na Rádio Jornal 90.3 FM, promoveu nesta quarta-feira, 04 de setembro, o segundo debate com candidatas à Câmara Municipal de Teresina. A segunda edição do projeto pioneiro contou com a participação de Débora Paiva (Progressistas) e Urderiana (Cidadania). O partido Republicanos foi convidado, mas não indicou uma candidata para o confronto de ideias. 

O debate proporcionou uma plataforma para que as mulheres apresentassem suas propostas em um cenário onde representam a maioria do eleitorado, mas compõem apenas 33% das candidaturas na capital piauiense.

Leia Mais

Os temas abordados durante o debate refletiram questões cruciais para a cidade, como transporte público, meio ambiente e saúde. Cada candidata trouxe à tona suas preocupações e soluções para problemas que afetam diretamente a vida dos cidadãos teresinenses.

TRANSPORTE PÚBLICO

Débora Paiva é candidata pelo Progressistas (Foto: Raíssa Morais/MeioNews)Usuária do transporte público de Teresina, a candidata do Progressistas, Débora Paiva, pontuou a necessidade de desengavetar o plano de mobilidade urbana já construído para capital, mas que se encontra 'engavetado'. 

"Teresina tem um plano de mobilidade urbana que encontra-se engavetado. O primeiro plano é desengavetar esse plano, porque ele já foi feito. Nós já temos uma estrutura toda construída, não dá para esquecer a estrutura que já tem, porque foi dinheiro público investido ali. E não é pouco, é muito dinheiro".

De acordo com a candidata, dinheiro público é coisa séria, e não há como esquecer a estrutura já existente. 

"Temos que trabalhar também a educação. Por quê? Porque o plano que foi construído para a Teresina, infelizmente, não foi pensado nos teresinenses, uma das minhas maiores bandeiras enquanto ativista social é sempre ouvir a população antes de tomar toda e qualquer decisão, porque quando eu tomo uma decisão sem ouvir a população, acontece o que aconteceu aqui, com as estações, com as paradas que nós temos hoje, onde a população não foi educada para usar. Nós temos que primeiro educar, como vai funcionar pra depois começarmos a executar o plano que já é existente, temos que fazer dentro do plano do que já tem construído, porque dinheiro público é coisa séria, e quando eu olho para aquelas estações, dá vontade de chorar, porque é muito dinheiro público investido ali".

Urderiana é candidata pelo Cidadania (Foto: Raíssa Morais/MeioNews)A professora da rede pública municipal, Urderiana pontuou a necessidade de uma ação urgente para o transporte público de Teresina, citando a proposta do candidato Fábio Novo (PT) de tarifa zero

"Nós precisamos de um plano que que seja imediato, gradativamente, vá se destravar o transporte público de Teresina, porque o tempo que a gente vai fazer as pessoas entenderem o plano que já existe é muito tempo que perdemos, quando poderíamos já estar implantando um plano que seja de fácil entendimento para a população e que traga essa mobilidade mais desamarrada, destravada para Teresina".

Urderiana sinalizou também para a desburocratização na Secretaria de Meio Ambiente, especialmente nos processos que envolvem a implementação de projetos sustentáveis em Teresina. A candidata do Cidadania reverberou ainda a função dos vereadores de fiscalizar o trabalho do Poder Executivo

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES