Nesta terça-feira, 17 de setembro, o programa Bom Dia, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, promoveu mais uma rodada de debates com candidatos a vereador de Teresina, contando com a participação de Floro do Themos Vagas (PDT) e Thiago Nunes (PSD).
O confronto de ideias foi extremamente propositivo, com foco em temas nevrálgicos para população teresinense como transporte público, saúde e geração de emprego.
Acesso ao primeiro emprego
Floro do Themos Vagas destacou a necessidade de políticas públicas para que se garanta o acesso a oportunidade de trabalho aos jovens teresinenses.
"Já trabalhamos há doze anos com a geração de emprego e renda através do site Themos Vagas, conseguimos empregar pessoas, empregar pais e mães. (...) Nossa juventude está muito carente de trabalho e para isso acontecer precisamos de políticas públicas para geração de emprego, a Prefeitura e nós vereadores precisamos criar programas para fomentar o primeiro emprego", disse.
No transporte público, o candidato do PDT pautou para a importância da modernização da frota e o trabalho conjunto com o prefeito no sentido de garantir o passe livre.
"Temos um problema crônico no transporte público, e sem sombra de dúvidas temos que focar na resolução desse problema, hoje sabemos que o custo tá muito porque as pessoas deram um jeito, pegam um uber, um ligeirinho, dividem um táxi, muitas pessoas estão pagando para trabalhar, então precisamos investir na frota e começar gradativamente fazer com que se garanta o direito ao livre acesso ao transporte".
Fiscalização das unidades de saúde
candidato do PSD, Thiago Nunes, reverberou a necessidade de políticas públicas para capacitação profissional em Teresina. Empresário de sucesso na capital piauiense, ele destacou o quão a qualificação é essencial para garantir o acesso a vagas de emprego.
OAdemais, no transporte público, Nunes destacou a estimativa adequada de ônibus para atender a demanda dos teresinenses.
"Precisamos de 450 ônibus para atender a zona urbana e rural, o projeto, inclusive, do nosso candidato Fábio Novo, é chegar em quatro anos ao passe livre".
Na saúde pública, Thiago Nunes deixou claro que irá fiscalizar todo o sistema, viabilizando que um atendimento de qualidade seja garantido à população. O candidato também pontuou para o foco que terá na saúde mental, caso seja eleito.
"Fazer o papel que o vereador tem que fazer, fiscalizar uma UBS, fiscalizar uma UPA, uma maternidade, o setor público em geral, isso é obrigação. Meu projeto como vereador é cuidar principalmente da saúde mental das pessoas, moramos numa capital com um dos maiores índices de suicídio, muitas pessoas sofrendo de ansiedade, depressão, e transtornos como TEA, TDH e você não vê uma política pública para atender, precisamos em Teresina de um centro para cuidar somente da saúde mental", sinalizou.