Nesta terça-feira de manhã, José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) se reencontrarão após o episódio da "cadeirada" no último domingo. Para prevenir novos incidentes, os organizadores decidiram fixar as banquetas com três parafusos no chão e designar um segurança para cada candidato, uma medida já acordada antes da agressão no debate da TV Cultura.
A decisão de parafusar as banquetas no chão foi tomada após Datena usar o móvel para agredir Marçal. "A segurança está reforçada desde o início pela RedeTV!", afirmou Stephanie Freitas, superintendente de jornalismo da emissora.
O encontro promovido pela RedeTV! e pelo UOL começará às 10h20, com duração prevista de 2 horas e 20 minutos, divididas em cinco blocos. Além de Datena e Marçal, também confirmaram presença Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
PUNIÇÕES NO DEBATE
O debate terá três níveis de punições para agressões verbais, físicas ou palavras ofensivas: advertência na primeira infração, perda do tempo de resposta na segunda e expulsão na terceira. Além disso, os participantes não poderão sair do púlpito nem exibir objetos ou documentos.
Infrações graves, como agressões físicas, podem levar a suspensão ou expulsão, com casos avaliados pela direção do programa. As regras já haviam sido acordadas entre as campanhas antes do incidente no debate de domingo e não foram ajustadas após o episódio, segundo a organização.
A emissora afirma que "a segurança sempre foi uma prioridade nossa desde o começo das negociações com as campanhas". "A segurança está reforçada desde o início por parte da RedeTV!", completa o texto.