Filiado ao União Brasil, o empresário e youtuber Paulo Kogos anunciou sua candidatura ao cargo de vereador na cidade de São Paulo nas próximas eleições de outubro. Ele se apresenta como o “Javier Milei Paulista”, em referência ao presidente da Argentina, e tem adotado visual e estilo inspirados no líder argentino. Sua foto de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também imita o estilo de Javier Milei.
Sósia
Kogos tem se destacado em suas aparições públicas usando roupas formais, faixas presidenciais da Argentina, e adotando penteado e costeletas semelhantes às de Milei. Ele se identifica como um “tradicionalista de extremíssima direita” e “anarcocapitalista” nas redes sociais, defendendo ideais libertários que pregam a redução drástica do Estado em prol de um “capitalismo radical”. Kogos também é adepto do catolicismo sedevacantista, que não reconhece a autoridade do Papa Francisco.
Extremo da extrema direita
Autor do livro “O mínimo sobre Anarcocapitalismo”, o youtuber de 37 anos se autodenomina como alguém no “extremo da extrema direita”. Em uma entrevista ao Estadão em 2020, ele afirmou acreditar que “as pessoas são desiguais, o que significa que algumas pessoas estão mais aptas a servir”. Em suas postagens no X (antigo Twitter), Kogos defende “o pleno direito” de civis constituírem milícias, endossa mensagens contra imigrantes e chama o Papa Francisco de “terrorista montonero e maçom fantasiado”.
Patrimônio declarado
Para a Justiça Eleitoral, Kogos declarou um patrimônio de R$ 67,2 mil. Ele já havia concorrido ao cargo de deputado estadual em 2022, quando obteve pouco mais de 33 mil votos, mas não foi eleito. Na ocasião, seu patrimônio declarado ao TSE era de R$ 20 mil.