O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), fez um breve relatório sobre a CPI do Transporte Público de Teresina nesta quarta-feira, 26, na Câmara Muncipal de Teresina, e destacou que o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB) tem dado todas as condições para a realização de uma CPI resolutiva. "Isso mostra que a Câmara Municipal de Teresina está lincada com os problemas da cidade e empenhada em resolvê-los", diz o vereador.
Dudu falou da necessidade unir e pactuar forças para devolver o transporte público de Tereisna e disse que é de causar admiração fatos trazidos por empresários de que não sabem quanto faturam. "Ao longo dos anos, o que temos visto é o descumprimento sistemático da licitação do transporte público", declara o vereador, que preside a CPI.
O vereador ressalta que a licitação impõe meta para investimento por parte das empresas, com prazo estabelecido e isso não é cumprido, o que configura um fato grave. "Empresas chegam a afirmar que operam no vermelho", diz o vereador, enfatizando que em 6 anos já foram realizados vários acordos.
O vereador diz que a oitiva dos empresários tem sido proveitoso e o objetivo é trazer à luz todos os fatos que param o transporte público. "Acredito que os próximos consórcios devem trazer novidades", comenta o vereador que diz sentir unicidade das empresas no que diz respeito aos seus interesses e para executar a licitação não há essa unicidade.
Para o vereador, uma empresa ao assumir vencer uma licitação e assumir o compromisso, ela tem que executar conforme está previsto no contrato, caso contrário, há quebra de contrato.
O vereador diz ainda que essa CPI terá desdobramentos, como o Sistema Inthegra que piorou o transporte público na capital e garantiu que a comissão não vai se intimidar com nenhum tipo de pressão. "Não vamos fazer caça às bruxas, mas tentar dar um norte para resolver a situação do transporte público de Teresina", explica Dudu.