O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) enviou à Assembleia Legislativa relatório com imagens fotográficas atestando a conclusão dos trabalhos de limpeza no Açude Caldeirão, que abastece o município de Piripiri.
Relatório assinado pelo coordenador do DNOCS no Piauí, Rodrigo Samapio, após diagnóstico das causas específicas da infestação de plantas aquáticas no ambiente hídrico do reservatório, e no intuito de mantermos a qualidade da água, bem como o comprometimento da gestão das barragens de competência da coordenação estadual do DNOCS, foi realizada a consolidação do processo de revitalização da Barragem Caldeirão.
O deputado Marden Menezes relatou preocupação com a qualidade da água, em julho deste ano, após denúncia de moradores, que alertavam para o aumento de algas no local.
“O Açude Caldeirão abastece toda a população piripiriense. São quase 70 mil piauienses que bebem a água do Caldeirão, que consomem a água para as suas necessidades mais básicas, porém, temos visto sinais de poluição. Há um acúmulo, ainda não visto antes, de aguapés e plantas aquáticas em extrema quantidade”, afirmou o deputado na ocasião do requerimento.