SEÇÕES

Derrite será relator do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado, anuncia Hugo Motta

Secretário de Segurança Pública de São Paulo, licenciado do cargo, afirmou que apresentará substitutivo ao projeto enviado pelo governo federal.

Deputado Federal, Guilherme Derrite | Foto: Pablo Jacob/Secom/GESP
Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta sexta-feira (7) que o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) será o relator do Projeto de Lei 5582/2025, que trata do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado. A proposta foi enviada pelo Governo Federal após a operação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos.

Derrite, que estava licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, retornou à Câmara para conduzir a relatoria do texto. Ele afirmou que vai apresentar um substitutivo, mantendo pontos do projeto original, mas com “mudanças de extrema importância” para o fortalecimento das ações contra o crime organizado.

“É hora de deixar o palanque de lado e dar uma resposta efetiva ao grito de socorro da população. Vamos trabalhar para que esse objetivo seja estabelecido”, escreveu o parlamentar em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Segundo Hugo Motta, a expectativa é que o projeto seja votado na próxima semana. O presidente da Câmara ressaltou que o texto não incluirá dispositivos que equiparem facções criminosas ao terrorismo, proposta que gerou divergências entre governistas e opositores e teve a votação adiada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também