O deputado estadual Franzé Silva (PT) organizou e coordenou reunião, nessa segunda-feira (1º), com artesãos e ceramistas do Polo Cerâmico do bairro Poti Velho, zona norte de Teresina, para tratar sobre a articulação de ações de aproveitamento do potencial turístico, gastronômico e comercial naquela região.
Os principais pontos abordados no encontro foram a questão da necessidade de reforço na parte da segurança pública e iluminação na região. O Polo Cerâmico do Poti Velho tem 51 unidades de produção e comercialização. Atuam naquela na produção ceramista naquela área cerca de 280 famílias.
“Queremos transformar essa região em um polo turístico, gastronômico, comercial e musical permanente, aumentando a produtividade dos ceramistas, garantindo meios para comercialização dos produtos, gerando renda e emprego para os trabalhadores e, consequentemente, riqueza para a comunidade”, explica Franzé.
Corredor turístico
O deputado sugeriu parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para orientar os artesãos e ceramistas sobre as atividades por eles desenvolvidas voltadas à comercialização. A artesã Raimundinha do Poti observa que “um dos nossos maiores sonhos é transformar essa região em um corredor turístico”.
“Conseguimos diversificar os produtos e alcançamos um maior potencial de produção e comercialização. É um dos nossos maiores sonhos transformar esse corredor em um verdadeiro corredor turístico”, ressalta Raimundinha. A reunião contou com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes.
“O Poti Velho é um dos maiores e mais antigos bairros de Teresina, tudo começou aqui e essa região merece atenção do poder público em todas as áreas, sobretudo na segurança pública. O Comando geral da PM, apoiado pela governadora Regina Sousa, está de portas abertas, interagindo com a comunidade”, destaca o coronel.
Scheiwann autorizou a intensificação do policiamento e está articulando junto à Prefeitura a possibilidade de posto fixo da Guarda Civil no bairro. A reunião contou com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina, Edimilson Ferreira, e o superintendente da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.