A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, deixou uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta segunda-feira (13). Após o encontro, o Executivo disse que a ministra pelo União Brasil vai permanecer na pasta e participará de uma audiência pública na Câmara nesta tarde.
Além de Daniela, Lula contou com a presença do marido dela - o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos). A reunião foi convocada pelo Planalto em meio a pressões do União Brasil pela substituição da ministra pelo deputado Celso Sabino (União-PA).
Entraves no União Brasil
Daniela integra o partido de centro-direita, mas solicitou sua saída ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril. Eleita deputada federal mais votada no Rio de Janeiro pela legenda, ela pretende se filiar ao Republicanos, partido também com ideologia inclinada à centro-direita.
Com o movimento, participantes do União Brasil pressionaram o governo Lula pela troca de nomes no Ministério do Turismo.
A sigla se diz independente, porém também ocupa outras pastas no governo petista: o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com Waldez Goés; e as Comunicações, com Juscelino Filho.
O apoio do União Brasil tem sido a principal polêmica da articulação política da equipe Lula. Isso porque, mesmo ocupando três ministérios, a bancada de parlamentares da legenda não se mostra coesa em relação à aprovação de pautas elaboradas pelo governo.