Comissão da Câmara aprova aposentadoria especial para caminhoneiros

Relator argumentou que a Previdência Social já possui fontes de recursos constitucionais e legais estabelecidas para o custeio das aposentadorias

Avalie a matéria:
Deputado Neto Carletto diz que caminhoneiros são submetidos a jornadas cansativas e perigosas | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3849/21, de autoria do deputado José Nelto (PP-GO), que estabelece aposentadoria especial para caminhoneiros, carreteiros e profissionais similares, sejam eles regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou autônomos. A medida tem como objetivo beneficiar aqueles expostos a agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, permitindo que se aposentem mais cedo.

Para quem é?

Conforme a Lei de Benefícios da Previdência Social, a aposentadoria especial é concedida a pessoas que comprovem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a exposição a agentes insalubres, como físicos, biológicos ou químicos, ou periculosos. Para os caminhoneiros, a comprovação poderá ser feita por meio da carteira de trabalho ou outros documentos que atestem o exercício profissional.

Qual o valor?

O valor da aposentadoria especial será equivalente a 100% do salário de benefício, que é calculado pelo INSS levando em conta fatores como idade, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida. A proposta original destinava 15% da renda prevista para a manutenção do Sest e do Senat à Previdência Social para garantir recursos ao novo benefício.

argumento do relator

No entanto, o relator do projeto, deputado Neto Carletto (PP-BA), apresentou uma emenda para excluir essa destinação. Ele argumentou que a Previdência Social já possui fontes de recursos constitucionais e legais estabelecidas para o custeio das aposentadorias e que a retirada de verbas do Sest/Senat poderia prejudicar os serviços prestados por essas entidades aos trabalhadores do setor de transportes.

Desafios da profissão

Carletto destacou a importância da proposta, enfatizando que os caminhoneiros enfrentam diariamente elevado risco no desempenho de suas funções, com jornadas longas e cansativas, longe do conforto de casa e do convívio familiar. Segundo ele, o desgaste físico e emocional justifica a concessão da aposentadoria especial.

Trâmite

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES