Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 98 de 665TRE nega pedido de cassação contra Vinício Ferreira; processo é arquivado
Por Arimatéa Carvalho
O Tribunal Regional Eleitoral- TRE-PI não reconheceu a denúncia de infidelidade partidária do Avante contra o vereador Vinício Ferreira, ex integrante do partido, que pedia a cassação do parlamentar. A ação também incluía o primeiro suplente do partido, Carlos Ribeiro, beneficiando Eduardo Aguiar, presidente da sigla, que assumiria o mandato com a expulsão dos dois colegas. O relator Thiago Férrer arquivou o processo e não há mais possibilidade de recorrer à nenhuma instância. Há 15 dias, o Ministério Público já havia emitido parecer pelo arquivamento.
Ana Paula reúne 2 mil pessoas e mostra força ao lado de Rafael em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a deputada estadual Ana Paula (MDB) reuniu cerca de 2 mil apoiadores na noite de terça-feira (21), no Clube do Gari, na zona Norte de Teresina. O evento contou com a presença do pré-candidato ao Governo Rafael Fonteles (PT) e Wellington Dias (PT), pré-candidato ao Senado.
De acordo com Ana Paula, o encontro foi mais um momento para mostrar a união do Time do Povo e o sentimento de esperança que se espalha na população de Teresina e do Piauí.
“Estou muito feliz em contar com a presença de tanta gente e ver no rosto de cada um o sentimento de esperança em dias melhores. Somos o Time do Povo, o time de Lula, e vamos continuar trabalhando para melhorar a vida dos piauienses”, ressaltou.
Já Rafael Fonteles afirmou que esta foi a maior reunião realizada por um pré-candidato em Teresina nestas eleições. Segundo ele, o encontro foi um marco e significou a virada do grupo governista sobre a oposição na zona Norte.
“Não tenho dúvidas de que hoje está sendo um dia marcante nessa pré-campanha, aqui é nossa virada na zona Norte de Teresina, é a maior reunião já realizada por um pré-candidato. Vamos continuar percorrendo todos os bairros de Teresina, ouvindo a população e levando esperança”, afirmou Rafael.
Regina Sousa e Clemilton Queiroz lançam maior edição dos Jogos Escolares
Por Arimatéa Carvalho
A governadora Regina Sousa e o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, lançaram na terça-feira (21) os Jogos Escolares Piauienses 2022, que irão acontecer de 8 a 13 de agosto. Trata-se do maior evento esportivo do Estado, contando com atletas de todos os territórios do Estado reunidos na capital.
DIAS INESQUECÍVEIS
"Para mim, é uma satisfação enorme retomar, após dois anos, a organizar o evento mais cobiçado pelos jovens atletas do Piauí. Além disso, iremos realizar a maior edição da história. Serão seis dias inesquecíveis", afirmou o presidente Clemilton Queiroz.
Vereador Luís André, do União Brasil, declara apoio a Rafael e Wellington
Por Arimatéa Carvalho
O vereador de Teresina Luís André, do União Brasil, declarou apoio aos pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias. Ele esteve reunido com os pré-candidatos na terça-feira (21).
O parlamentar também vota no amigo e deputado estadual Pablo Santos, pré-candidato à reeleição na chapa do MDB. André seria candidato a deputado federal na chapa do União Brasil, partido do pré-candidato da oposição Sílvio Mendes, mas desistiu e preferiu asssumir a Semam na gestão do prefeito Dr. Pessoa.
Luís André era presidente do PSL no Piauí e com a fusão da sigla com o DEM perdeu espaço e poder.
Deputado Merlong denuncia situação dos terminais de ônibus de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) visitou a Zona Norte de Teresina e denunciou a situação dos terminais de integração Lagoas do Norte e Rui Barbosa, no bairro São Joaquim. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar mostrou a destruição e abandono dos terminais e cobrou um posicionamento efetivo da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em relação à crise do transporte público na capital.
“O que vemos aqui são terminais abandonados, depredados e entregues ao mato. É um atestado completo da falência do modelo de transporte coletivo adotado pela PMT nas gestões anteriores e piorado na atual gestão, que prometeu resolver o problema e só piorou a situação", avaliou.
"Muito dinheiro público foi investido aqui, dinheiro do povo. A população precisa de uma resposta efetiva para este grave problema. Passou da hora de a PMT pedir ajuda do governo estadual e até mesmo federal para reverter a situação, o teresinense tem sido muito prejudicado”, pontuou o deputado.
RETORNO NA UFPI
Merlong argumenta que há quase 3 anos Teresina sofre com a alta demanda por ônibus coletivo para pouca oferta e lembrou que com o retorno às aulas presenciais na Universidade Federal do Piauí (UFPI) previsto para esta segunda-feira (20), a tendência é que o problema se agrave. “A população não aguenta mais. Não tem ônibus para ir trabalhar, para estudar. As aulas da UFPI serão retomadas nesta segunda-feira, vamos aguardar a reclamação dos estudantes, que certamente virá”, disse o petista.
FALTA DE PLANEJAMENTO
Durante vistoria ao terminal Lagoas do Norte, na Avenida Rui Barbosa, Merlong apontou a falta de planejamento técnico na instalação do terminal, o que tem dificultado bastante o tráfego de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas e prejudicado o funcionamento de pequenos comércios instalados ao longo da avenida.
“Faltou planejamento, ficou apertado. É uma avenida estreita para comportar uma parada deste porte. Muitos veículos infringem a legislação de trânsito para conseguir trafegar aqui. Está um caos. A prefeitura precisa enxergar esse problema e resolver, não adianta prometer que não vai aumentar o preço da passagem, tem que prometer – e cumprir – é que vai botar ônibus para a população poder se deslocar e dar função a estes terminais”, concluiu o deputado.
Com adesão de vice-prefeita, Rafael fortalece candidatura em Barras
Por Arimatéa Carvalho
Rafael Fonteles mostrou em Barras, durante encontro do Time do Povo, a força de sua pré-candidatura a governador na cidade. Além de receber a adesão da vice-prefeita Cinara Sales (Republicanos), conseguiu reunir no evento todas as grandes lideranças políticas do município.
Estavam juntos o prefeito Edilson Capote (PSD) e o ex-prefeito Carlos Monte (PTB), adversários nas eleições municipais de 2020; os ex-prefeitos e ex-deputados José Ribamar Pereira, o Cabelouro, e Manin Rego, e a ex-deputada Nize Rego, do MDB.
Onze dos 13 vereadores do município apoiam o pré-candidato do PT. São eles: Roberto da Cinara, Edgar Neto, Machado, Zé Pezinho, Antônio José, Professor Cláudio César, Jovelina, Eudin, Antônio Ricardo, Sales e Antônio Leite.
O encontro em Barras reuniu cerca de 5 mil pessoas e contou com a participação de lideranças de vários municipios da região.
Florentino diz que experiência na Sesapi fará dele grande defensor do SUS
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado federal Florentino Neto (PT) tem destacado nas reuniões políticas que participa a sua trajetória como líder estudantil, prefeito de Parnaíba e secretário de Estado da Saúde, quando levou o Piauí ao patamar de primeiro Estado do Brasil em vacinação contra a Covid-19. Graças à gestão dele, em nenhum momento houve falta de leitos nem medicamentos para doentes com Covid.
OBRAS NA PANDEMIA
Na pandemia, o ex-secretário lembra que não parou de trabalhar pela expansão da saúde. “Reformamos o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e deixei 90% concluída a maior obra da história do Piauí, que a nova Maternidade, todos em Teresina", conta.
"No interior do Estado, retomamos as obras do Novo Hospital de Picos, reabrimos o Hospital de Buriti dos Lopes, reformamos o Hospital de Cocal e Corrente, levamos UTI para Bom Jesus e São Raimundo Nonato, deixando autorizado o valor de R$ 2 milhões para reformar o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Luis Correia”, enumera.
TESTE PARA A VIDA
Segundo Florentino, com o amadurecimento político adquirido depois de ter sido secretário de Saúde numa pandemia, em que teve de gerenciar mais de dois anos de crise sanitária, hoje ele se considera um profundo conhecedor e defensor do SUS. “Um dos meus propósitos é defender o Sistema Único de Saúde e todos os profissionais que trabalham nele. Sei da importância do SUS para nossa gente e vamos trabalhar para fortalecê-lo cada vez mais”, avisa.
Dois assentamentos ganham 7 mil metros de calçamento, anuncia João Mádison
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) informou que os assentamentos Pedra Grande e Jatobá, em Piracururca, ganharão 7 mil metros de calçamento. "A solicitação foi da vereadora Sárvia Karoline, nossa parceria, e a obra será feita pelo Idepi", conta.
Em Piracuruca, Mádison se reuniu com Sarvia e com os amigos de outros municípios: ex-vereadora Chico Zé, de Bom Princípio,ex-vereador Zé dos Remédios, de Caxingó; Dheymyson, de Murici dos Portelas, e as amigas lideranças Dona Luzia e Michelle, de Buriti dos Lopes e Parnaiba.
MARATONA
Em São José do Divino, o deputado participou da tradicional Festa do Pescador, a convite da vereadora Raquel e de seu pai, Manoel Babão.
Já em Curralinhos, o parlamentar esteve na Vaquejada do Parque 5 Irmãos, a convite da vereadora Neta do Raimundo Mariano, no assentamento Vila Santa Cruz, na localidade Redonda. A vereadora Neném do Nona e seu marido, Alberto, o ex-vereador Natan e outras lideranças estavam no grupo.
"Também em Curralinhos visitamos a 3ª Feira das Mulheres Empreendedoras, onde nos encontramos com o ex-prefeito Ronaldo e sua esposa, Maninha, além do vereador Caetano e sua esposa Lidiane.
Jeová diz que Júnior Macedo não tomará posse: “Dessa vez não vai dar”
Por Sávia Barreto
“Dessa vez não vai dar para ele assumir”, afirmou à coluna o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar sobre Júnior Macedo após o suplente ingressar com pedido para assumir a vaga de vereador na Câmara de Teresina. Com a entrada de Júnior, sairia Antônio José Lira, que é aliado de primeira hora de Jeová.
“Conheço o Júnior, um amigo, uma pessoa bacana, mas dessa vez não vai dar pra ele assumir porque temos aqui o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município. Agora se o Renato voltar e sair novamente, começa do zero e vamos convocar os suplentes”, explicou Jeová. Renato Berger já teria dito a interlocutores que não tem interesse em retornar à CMT nessas condições.
Documento obtido pela coluna mostra interpretação da Lei Orgânica do Município. Segundo o artigo 41, “Não perderá a condição de suplente aquele que comunicar, por escrito, que não assumirá o cargo de vereador licenciado ou afastado; assumirá para o período em questão, o suplente subsequente”. Frisa-se a expressão “período em questão”, ou seja, entende-se que enquanto o titular estiver afastado (o vereador Renato Berger), o suplente empossado (Zé Lira), fica no cargo.
Próximos capítulos
O prefeito Dr.Pessoa já se manifestou afirmando que não tem nenhum tipo de ingerência no tema e que essa é uma questão envolvendo apenas o Legislativo. A coluna apurou que há ainda a possibilidade da Mesa Diretora da Câmara se reunir e analisar o documento que Júnior Macedo assinou para se ausentar do mandato. A Mesa pode interpretar que ele abriu mão de forma definitiva. Nesse caso, a judicialização é o caminho mais provável. E enquanto o processo durar, Antônio José ficaria no cargo.
Somos amigos
Jeová também não acredita que o movimento para Júnior Macedo assumir o mandato seja uma retaliação envolvendo ala do Palácio da Cidade. “Tenho certeza que isso não é nenhum tipo de retaliação contra o AJL e nem contra mim, que tenho muito ajudado a gestão”, pontuou Jeová.
Pré-candidato Amadeu Campos cita show histórico e marco na inclusão de PCD
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Amadeu Campos (MDB) destacou que o show do youtuber piauiense Whindersson Nunes no sábado, no estádio Albertão, foi histórico para as pessoas com deficiência no Piauí.
Além de um tradutor de libras ao lado dele no palco, pela primeira vez foi usado um equipamento que leva ao corpo do PCD ondas de energia que traduzem as palmas, vibrações e risos a quem não escuta. Trata-se de uma parceria com a startup TRON.
"Parabéns Whinderson Nunes, receba de volta das vibrações de um mundo mais acessível", comentou Amadeu. Os PCD tinha ainda uma entrada exclusiva para o show no estádio Albertão.
PAUTA IMPORTANTE
Amadeu Campos, que vai ser afastar da TV no dia 29 deste mês para disputar vaga na Assembleia Legislativa, tem na atenção aos PCDs uma de suas mais importantes bandeiras, com foco na inserção de maneira integral à sociedade, inclusive no mercado de trabalho.