Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 664 de 665PRB não avalia mais compor com Pessoa e Elmano
POR SAMANTHA CAVALCA
A informação é que PRB desistiu de Dr. Pessoa e Elmano. Segundo os integrantes do partido, não há mais como esperar qualquer definição da parte deles. Quando o assunto é Pessoa a situação piora mais ainda, segundo avaliação interna do partido de Silas Freire e Frank Aguiar. “De manhã, ele é pré-candidato ao Governo, de tarde ao Senado e de noite é pré-candidato à federal", relata integrante do PRB.
Nesse momento existem dois caminhos avaliados pelo partido. No primeiro, eles ficam no chapão, já que sempre foram aliados de Wellington Dias. Nesse caminho a candidatura majoritária seria sacrificada. No segundo, PRB tenta a chapa branca com outros partidos e, nesse caso, lançam Frank Aguiar.
A possibilidade de ir para uma aliança com Elmano/Pessoa não está sendo avaliada.
Decisão de Wellington Dias será acatada
POR SAMANTHA CAVALCA
Um bar de Teresina, conhecido por reunir políticos e empresários, foi palco, agora a noite, de uma das conversas mais esperadas no dia de hoje.
Os personagens do encontro foram Júlio Arcoverde, Assis Carvalho e Marcelo Castro. Bastidor aponta que todas as arestas foram cortadas e tudo acertado em torno de manter a vontade do governador Wellington Dias: Regina Sousa vice e Marcelo Castro ao Senado na chapa governista.
De lá, o grupo trocou WhatsApp com Dias e disse que estava tudo certo. Governador respondeu com emoji de agradecimento.
Marcelo Castro é convidado para ingressar no PT após eleições
POR ARIMATEA CARVALHO
O presidente do MDB no Piauí, deputado federal Marcelo Castro, foi convidado pela direção nacional do PT para ingressar no partido logo após a eleição de 7 de outubro. Ele, no entanto, diz que a chance é zero.
Emedebista histórico, ele é cotado para a vaga do Senado na chapa do governador Wellington Dias (PT). Caso fosse eleito e migrasse para o PT, Marcelo substituiria Regina Sousa na vaga petista no Senado.
Tendo Regina Sousa como vice em sua chapa, Wellington seria substituído no governo daqui a quatro anos por uma petista e ainda teria um senador do seu partido. A costura da ida de Marcelo para o PT passou pela senadora Gleisi Hoffman.
Dr.Pessoa diz em reunião que pode ser candidato a deputado federal
POR SAMANTHA CAVALCA
Mais uma reunião da chapinha termina sem definições. A de hoje, que durou quatro horas, começou com os partidos querendo definir a data das convenções e principalmente saber a resposta da pergunta de um milhão de dólares: Pessoa será candidato a que cargo?
Os representantes da sigla ligaram para Elmano e Dr.Pessoa. Eles chegaram na metade da reunião. Durante os questionamentos, Pessoa tomou a fala e disparou: “tudo indica que serei candidato à federal”. Ele também quis saber se era aceito na proporcional da chapinha.
Pessoa embarca durante a madrugada para São Paulo. Foi convocado pelo diretório nacional do Solidariedade. Eles também querem uma reposta.
Já Elmano tentou, mais uma vez, emplacar o PRB. Chapinha cortou o barato. Outro bastidor da reunião foi a ligação feita por um dos integrantes a Evaldo Gomes.
O deputado do PTC descartou qualquer aliança com a oposição.
Firmino Filho fala sobre possibilidade de diálogo com Themístocles
POR SAMANTHA CAVALCA
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, comenta a possibilidade de abrir canal de diálogo com Themístocles Filho, como foi antecipado pelo blog.
Firmino diz q o comando e o diálogo são de Luciano Nunes. Ele q irá definir rumos.
No processo político não podem predominar questões pessoais, mas sim o interesse público e as conveniências partidárias.
O regime democrático pressupõe a necessidade de conversar , especialmente os partidos políticos uns com os outros, para se estabelecer o que politicamente é o melhor caminho.
Firmino sobre conversa com Themístocles: Luciano é quem manda
POR ARIMATEA CARVALHO
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), tem posição clara sobre conversar com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, do MDB, recém-excluído da vaga de vice na chapa do governador Wellington Dias (PT): O comando e o diálogo são de Luciano. Ele é quem irá definir rumos.
É bom lembrar que eles já foram aliados, mas brigaram feio por conta da reeleição antecipada do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), com o apoio de Themístocles e à revelia de Firmino.
No processo político não podem predominar questoes pessoais, mas sim o interesse público e as conveniências partidárias. Assim pensa o tucano.
O regime democrático pressupõe a necessidade de conversar, especialmente os partidos políticos uns com os outros, para se estabelecer o que politicamente é o melhor caminho. Resumo do que pensa o prefeito.
MDB faz contra-proposta e reivindica vaga de vice na chapa de Dias
POR SAMANTHA CAVALCA
Os deputados Pablo Santos e Joao Madson levaram nesta terça-feira a contra-proposta do MDB para Wellington Dias. O encontro aconteceu na residência oficial do governador.
Como o blog tinha antecipado, eles reiteraram que o presidente da Alepi, Themistocles Filho seja o candidato a vice na chapa majoritária.
Bastidores da conversa apontam que Dias garantiu o chapão, mas não tem prazo para responder a contra-proposta mdebista.
O ofício foi assinado pelos parlamentares do MDB.
Vereadores se chocam, choram e riem diante do Caso MDB
POR ARIMATEA CARVALHO
O escanteio do MDB da vaga de vice na chapa do governador Wellington Dias (PT) provocou diferentes reações no meio político. Na Câmara de Vereadores de Teresina, onde o presidente da Assembleia, Themístocles Filho, tem fãs e rivais, houve reunião para avaliar o cataclisma político.
O vereador Joaquim do Arroz conta que as reações foram as mais diversas: teve gente triste, que chorou, e teve gente que comemorou. E teve ainda quem se chocou com a decisão do governador. Teve para todo gosto.
O presidente da Casa, Jeová Alencar (PSDB), não gostou: "Todo partido tem o direito de fazer suas escolhas internas. Mas se o governador sabia de tantas arestas envolvendo o nome de Themístocles, deveria ter falado antes para ele e não somente agora". Ele disse que continua aliado de Themístocles.
Elmano Férrer se reúne com Dr.Pessoa e Frank Aguiar
POR SAMANTHA CAVALCA
Na manhã de hoje, no meio desse turbilhão político, Dr. Pessoa ligou cedo para Elmano e o convidou para um café da manhã. Elmano recusou. Integrantes do núcleo de Elmano acreditam que a indefinição de Pessoa pode prejudicá-lo em sua pré-campanha ao Governo. Elmano começa a compartilhar esse mesmo pensamento.
À tarde, Pessoa insistiu. Dessa vez colocou no convite a presença de Frank Aguiar. Elmano foi. Por lá, bastidores apontam que Pessoa continua indefinido e que sua ideia fixa de sair candidato ao Governo esbarra nos pesadelos de alguns políticos que já não aguentam tantas indefinições provocadas por Pessoa no cenário.
Ciro Nogueira sobre a crise no MDB: “Acompanhando com preocupação“
Por Samantha Cavalca
O Presidente Nacional dos Progressistas e candidato a reeleição ao Senado na chapa majoritária de Wellington Dias, Ciro Nogueira, comentou ao blog sobre essa crise no MDB.
“Não muda nada. Governador continua com nosso apoio total . O nosso partido já tinha aberto mão da chapa majoritária, então cabe ao governador conduzir esse momento”.
Ciro acrescenta que acompanha as movimentações com preocupação: “é uma confusão muito próxima da data da convenção”.