Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 656 de 665Ex-secretário de Wellington a caminho da oposição
Por Arimatéa Carvalho
Um ex-secretário do governador Wellington Dias (PT) está a caminho da oposição. Luís Coelho, ex-presidente da APPM e ex-prefeito de Paulistana, que deixou recentemente a atualmente na estratégica pasta da Mineração, foi convidado para ser o 1 suplente de Frank Aguiar na chapa ao governo de Dr. Pessoa (SDD).
Frank Aguiar deve mesmo ser o segundo senador na chapa de Dr. Pessoa. Esse é o caminho do partido dele, o PRB. Com Pessoa, as chances de reeleição do deputado estadual Gessivaldo Isaías e de eleição de Silas Freire a Federal são maiores que no Chapão governista.
O outro candidato de Pessoa será o ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí e também ex-secretário do governador petista (Comdepi). Ele é do PTC que acabou de romper com o governo e, inclusive, deve desocupar a Comdepi (o ex-vereador Edvan Silva ocupa o cargo).
Luís Coelho é casado com a deputada estadual Lisiê Coelho, do MDB, que oficialmente está aliado ao governador. Lisiê concorre à reeleição e está no Chapão dos partidos da base de Wellington.
A ida de Luís Coelho para a 1 suplência da chapa de Dr. Pessoa é uma perda e uma provocação ao governador. Coelho foi convidado, mas não disse se aceita.
O partido dele é o PHS, que integra a Chapinha (agora auto-denominada Resistência) e integraria oficialmente a chapa de Dr. Pessoa. Embora Coelho tenha entrado em rota de colisão judicial com o atual comando do partido, ele permaneceu na sigla e pode fumar o cachimbo da paz ao aceitar a indicação.
Wilson Martins nega mal estar na chapa de Luciano Nunes
POR: SAMANTHA CAVALCA
Depois do blog relatar mal estar na chapa de Luciano Nunes, incluindo detalhes do encontro de Wilson e Firmino, o pré-candidato ao Senado gravou um vídeo ao blog negando a nota.
Mais cedo, blog postou que Wilson Martins recebeu negativas de Mão Santa e Firmino. Ambos os prefeitos apoiam Ciro ao Senado. E para segundo voto, Firmino ficaria isento e Mão Santa apoiaria Robert.
Nesse momento, Luciano Nunes está na casa de Wilson. Blog inveja o desprendimento de Wilson que vai subir no mesmo palanque de Cassandra e não receberá o apoio de seu pai, Mão Santa.
Mal estar na chapa de Luciano Nunes
Por Samantha Cavalca
A chapa encabeçada pelo pré-candidato tucano ao Governo do Estado está formada: Luciano Nunes ao Governo, Cassandra Moraes Sousa a vice e Wilson Martins e Robert Rios ao Senado.
Acontece que bastidores apontam que Wilson Martins não estaria nada satisfeito com os últimos lances. Motivo: Wilson está na mesma chapa da filha de Mão Santa, mas prefeito de Parnaíba não vota nele. Mão Santa apoia Ciro Nogueira e na última semana também declarou voto a Robert Rios. Ele considera que sairá prejudicado em Parnaíba.
O blog também apurou que Wilson Martins esteve com Firmino Filho ontem. Durante a conversa, segundo interlocutores, Wilson pediu apoio ao Prefeito de Teresina. Firmino, que já declarou apoio a Ciro Nogueira, teria dito que ficaria neutro em relação ao segundo voto para o Senado, pois não queira desconsiderar Robert Rios.
O blog também recebeu a informação que Wilson Martins quer conversar Luciano Nunes sobre esse mal estar. Devido a agenda de ambos o encontro ainda não aconteceu.
Vale lembrar que no início da semana, o quadro Jogo do Poder mostrou Pessoa confirmando que foi procurado por Wilson Martins.
Avelar Ferreira desiste de candidatura e se alia a Oliveira Neto
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito de São Raimundo Nonato Avelar Ferreira desistiu de sua candidatura a deputado estadual e vai votar no pré-candidato a deputado Oliveira Neto, do PPS, que tem 23 anos e vem aparecendo nas pesquisas como um dos primeiros colocados.
Em São Raimundo Nonato, Avelar e Oliveira Neto percorreram mercados públicos, ruas e avenidas conversando com eleitores. "A receptividade a nossa pré-candidatura nos estimula a trabalhar mais ainda. E a popularidade de Avelar é imensa, um líder popular mesmo", avalia Oliveira Neto.
Estiveram presentes também na casa do ex-prefeito Avelar Ferreira, em apoio a Oliveira Neto, lideranças dos municípios de Dom Inocencio, Várzea Branca, São Lourenço, Jurema , Anísio de Abreu , São João do Piauí, Coronel Jose Dias, São Braz, Bonfim , Guaribas e Canto do Buriti.
Oliveira Neto também ganhou o apoio de lideranças políticas na cidade de Domingos Mourão. No Norte, a região de Miguel Alves toda está com o jovem.
Júnior do MP3: Sem Regina, o projeto já tinha fechado
Por Arimatéa Carvalho
A senadora Regina Souza (PT) foi comemorar os 14 anos do projeto Movimento pela Paz na Periferia (MP3), na zona Sul de Teresina, e ouviu dos integrantes do projeto que a eleição dela representará "a ascensão de todas as organizações sociais que lutam pelo os direitos humanos."
Júnior do MP3, que comanda o projeto, afirma que "desde os primórdios do Sindicato dos Bancários (ela foi presidente), Regina, professor Marcílio Rangel (do Instituto Dom Barreto), Simplício Mário (ex-presidente do Sindicato dos Bancários) e Frei Leandro, da Paróquia da Piçarra,foram os nosso pilares".
"Ela sempre esteve presente em nossas atividades. Sem ela, o MP3 já tinha fechado as portas", afirma Júnior.
“Recebo o resultado com muita humildade”,diz W.Dias sobre pesquisa
Por Samanta Cavalca
O governador Wellington Dias (PT), participou de uma reunião nessa quarta-feira (1°), no Ministério da Saúde, em Brasilia. Também participaram do encontro os pré-candidatos ao Senado pelo Piauí, senador Ciro Nogueira e o deputado federal Marcelo Castro.
Em entrevista exclusiva, o governador comentou o resultado da pesquisa Amostragem, divulgada hoje pelo Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), em que mostra o governador e pré-candidato à reeleição com 43,98% das intenções do voto, levando a vitória ainda no primeiro turno.
“Eu recebo com muita humildade esse resultado. O resultado mostra que após a apresentação das pré-candidaturas, minha pré-candidatura a governador, Regina Sousa, que é senadora, para vice-governadora e ter o senador Ciro Nogueira na chapa como candidato ao Senado e o deputado Marcelo Castro para a segunda vaga ao Senado. Uma chapa que deve reunir algo como 12 partidos, com uma boa representação para Assembleia Legislativa e para Câmara Federal, onde queremos trabalhar primeiro essa união de forças pelo Piauí. O nosso objetivo é o desenvolvimento do Piauí. Então agradeço a Deus e ao povo por esse resultado, mas sempre com muita humildade”, afirmou.
Na pesquisa, o pré-candidato do PT à reeleição para o Governo do Estado, Wellington Dias, permanece líder nas intenções de voto estimuladas, com 43,98%, seguido pelo pré-candidato do Solidariedade a governador, o deputado estadual Doutor Pessoa, com 8,97% das intenções de voto estimuladas; e do pré-candidato ao Governo, deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 6,24%.
Avante esclarece: Foi um brincadeira de Joninha
Por Arimatéa Carvalho
O partido Avante enviou esclarecimento ao blog sobre o post em que o pré-candidato a deputado Pessoinha revela que o vereador de Teresina Joninha, ligado ao prefeito da capital, Firmino Filho, vai voltar em Dr. Pessoa ao governo.
Segundo o partido, em um momento de descontração, "Joninha fez uma brincadeira". A agora conhecida como "chapa da resistência" convidou Pessoinha, que estava lá porque foi convidado para ser candidato a federal pelo PMN. Mas em chapa branca, mesmo o pai sendo candidato a governo.
PTC de Evaldo rompe com Wellington Dias
Por: Samantha Cavalca
Evaldo Gomes acaba se informar ao blog que seu partido, PTC, rompeu com o governador Wellington Dias. A decisão foi tomada em reunião da executiva do partido.
Segundo Evaldo, o Governo vem fazendo composições sem incluir o PTC. Presidente da sigla disse ainda que o pleito era a chapinha e que nem isso foi atendido por Wellington Dias.
“Foi uma decisão madura e tranquila. Agora vamos virar a página. Vamos esfriar a cabeça e tomar as decisões até a nossa convenção que acontece sábado”, afirma Evaldo.
Ao blog, ele ainda informa que a maioria dos seus partidários tem muita simpatia por uma composição com Pessoa. “Nas conversas com Pessoa apresentamos o nome de Marcos Vinicius para uma vaga ao Senado, mas quem vai decidir é Pessoa”, finaliza Evaldo.
Joninha declara que seu governador é Dr. Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado federal Joninha, vereador de Teresina e homem ligado ao prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), declarou que vai votar em Dr. Pessoa (SDD) para governador do Estado. "Ele vai votar com meu pai", antecipa o pré-candidato a deputado (ele decide até amanhã se sai a Estadual ou Federal) Pessoinha, filhoa de Dr. Pessoa.
João Pessoa se reuniu com Joninha durante novo encontro dos partidos que compõem a Chapinha na tarde desta terça-feira. Ficou definido que os partidos vão formar uma Chapa Branca, ou seja, seguem juntos para proporcional mas são liberados para escolher seus candidatos na majoritária.
A Chapinha tem resistido bravamente aos cantos da sereia emanados pelo Palácio do Karnak e por políticos experientes como o deputado estadual Fernando Monteiro, do PRTB, que pretende lançar sua própria chapinha nesta quarta-feira.
O anúncio de Joninha de que vai votar em Dr. Pessoa chamou a atenção do mundo político porque o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que o apóia à Câmara Federal, está mergulhando na campanha de Luciano Nunes, seu colega de partido, ao Governo do Estado.
Temer muda a agenda e vai conhecer Tabuleiros Litorâneos
Por: Samantha Cavalca
João Henrique Sousa se reuniu com Michel Temer na hora do almoço. Até, então, o Presidente da República iria assinar a ordem da liberação de verbas para a retomada das obras nos Tabuleiros Litorâneos no próprio aeroporto de Parnaíba. João Henrique pediu que ele fosse conhecer o local, explicando a importância da obra para a região.
Temer atendeu ao pedido de João Henrique e já mudou a sua agenda solicitando que sua equipe providenciasse a visita in loco. Eles estão em contato com a equipe da Prefeitura de Parnaíba.
Durante almoço de Temer com João Henrique, Themistocles ligou. Presidente da Alepi conversou ao telefone com Temer e disse que iria recepcioná-lo em Parnaíba.
O blog informou hoje (31), durante participação no quadro Jogo do Poder, que Themistocles participaria da convenção do MDB, mas que que não iria ficar para a fase 2 da convenção conjunta, onde todos os partidos da base de Wellington Dias se reuniriam.
O presidente da Alepi informou a Temer que fará passagem rápida pela convenção do MDB, em Teresina, e depois seguirá para Parnaíba para recebê-lo representando o MDB do Piauí .