Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 647 de 665Wellington é centro de polêmica no Twitter e se defende
Por Arimatéa Carvalho
O nome do governador Wellington Dias está no centro de uma polêmica verbal na rede social Twitter neste final de semana depois que influenciadores digitais de todo o Brasil e até do estrangeiro começaram a elogiar as gestões do petista.
Ele foi acusado por internautas de ser o beneficiário de uma campanha paga de elogios. A discussão fez o Piauí figurar entre os assuntos mais comentados do microblog. Diante da polêmica, o governador disse o seguinte:
:Sobre a repercussão do nome do governador Wellington Dias nas redes sociais, em especial no Twitter, é importante esclarecer que esta não é uma atividade organizada pela campanha", disse.
:O que se observa pelos comentários nas redes sociais e nos prints que circulam é que este é um movimento nacional, que simpatiza com a esquerda e com o Partido dos Trabalhadores. O governador Wellington foi incluído de alguma forma por fazer parte deste contexto", falou.
Mão Santa vai a Picos com Luciano e vê adesão de 12 prefeitos
Por Arimatéa Carvalho
A caminhada realizada pelo candidato ao Governo do Estado Luciano Nunes neste sábado levou a Picos o prefeito de Parnaíba, Mão Santa. Os candidatos a senadores da Coligação Piauí de Verdade, Wilson Martins e Robert Rios, também estavam, além de várias lideranças políticas da região.
Os candidatos percorreram as ruas do Centro até o Mercado Público Municipal de Picos. “Uma atividade muito participativa e com amplo apoio popular. Engajamento maravilhoso das pessoas, presença de muitas lideranças de mais de 30 municípios da região, adesões, manifestações de apoio de 12 prefeitos, de vários vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos, foi uma grande mobilização e saímos da cidade fortalecidos e com mais fôlego para continuarmos nossa caminhada em busca de um Piauí com mais oportunidades e de um governo de verdade”, disse Luciano Nunes.
Deputado Severo Eulálio lança candidatura em Picos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio Neto (MDB) lançou no Espaço Fátima Sá Eventos, em Picos, a sua candidatura à reeleição. O evento foi prestigiado por um número expressivo de lideranças politicas e simpatizantes do parlamentar.
O lançamento da candidatura contou com a presença do prefeito Padre Walmir Lima (PT), do deputado federal Assis Carvalho (PT) e vereadores e prefeitos de Picos e região.
Severo Eulálio chegou ao local do evento acompanhado de familiares, posou para fotos, cumprimentou pessoas e foi levado nos braços até o palanque.
Evaldo: “Themistocles nunca esteve por trás da campanha de Pessoa”
Ao blog, o coordenador geral da campanha de Pessoa, Evaldo Gomes, disse que Themistocles fechar com Wellington Dias não traz inteferências nas estratégias do candidato pelo Solidariedade.
“Themistocles é meu amigo pessoal. Graças a essa amizade algumas pessoas insistem em dizer que eu rompi com o Governo a pedido dele”, diz Evaldo. O deputado estadual do PTC afirma que rompeu com Wellington Dias porque foi imposto ao seu partido o chapão.
“Nossas estratégias não mudaram. Continuo coordenador geral de Pessoa e Jeová Alencar coordena em nível de Teresina”, diz Evaldo. Acrescenta ainda que o próprio Jeová foi uma indicação dele que foi aceita por Pessoa.
Tererê diz que segue Themístocles
Tererê, conhecido também por compor a tropa de choque do presidente da Alepi, disse ao blog: “vou para onde Themistocles for. Se ele quiser ficar com Wellington Dias, também fico”.
Meu partido é o PTF, Partido do Themistocles Filho.
Mão Santa deixa o Solidariedade
Por Samantha Cavalca
Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, informa que não pertence mais ao quadro do Solidariedade. Ele pediu desfiliação ontem (23) e disse que não tem pressa para escolher novo partido.
Mão Santa disse que a desfiliação faz parte de uma estratégia de se dedicar por completo a campanha de Luciano Nunes.
Mão Santa não quer que durante a campanha haja associação dele com Pessoa, que pertence ao Solidariedade.
“Dr. Pessoa terá de caminhar com as próprias pernas”, diz Mádison
Por Arimatéa Carvalho
"A partir de agora o Dr. Pessoa vai ter de caminhar com suas próprias pernas. Antes não diziam que o nosso presidente Themístocles apoiava Dr. Pessoa? Pois ele está do lados dos deputados do MDB, vai caminhar com os deputados e está com Wellington Dias", avisa o deputado estadual João Mádison, um dos principais articuladores das pazes entre o governador do PT e o presidente da Assembleia Legislativa.
A reunião na sede do partido na manhã de sexta-feira acertou que o MDB estará "todo junto, unido, com o governo", nas palavras de João Mádison.
Mãe de Ciro declara apoio a Oliveira Neto
Por Arimatéa Carvalho
A mãe do senador Ciro Nogueira, dona Eliane Nogueira, participou do lançamento da candidatura a deputado estadual de Oliveira Neto, do PPS, de 23 anos, no Clube dos Subtenentes e Sargentos da PM, no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina, e discursou em apoio ao jovem político.
Oliveira Neto reuniu milhares de pessoas no clube, discursou falando de suas propostas e obteve apoio de diversas lideranças. "Fico feliz com a manifestação de dona Eliane, uma grnade mulher", disse o candidato.
PT e MDB convocam aliados para anúncio às 7h desta sexta
Por Arimatéa Carvalho
Os secretários mais próximos do governador Wellington Dias (PT), deputados e assessores foram convidados para encontro na sede do MDB em Teresina às 7h dessa sexta-feira, dia 24. Ao lado do governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, vai anunciar que fica do lado de Wellington nessa campanha e não vai marchar com a oposição.
O anúncio é um alívio para o grupo governista e para os deputados estaduais do MDB, que assim vêem suas chances de reeleição ainda mais consolidadas. Themistocles, pelo poder que tem e capacidade de articulação, poderia fazer estragos se declarasse publicamente um rompimento e apoio a outro candidato.
Um secretário ligado a Wellington contou ao blog que o governador não é ingênuo de acreditar que Themistocles perdoou o fato de ter sido trocado na vaga de vice da chapa pela senadora Regina Sousa. Mas considera possível uma convivência política que beneficie a ambos nessas eleições.
Themistocles seria facilmente reeleito, mas seu filho Marcos Aurélio, que concorre a deputado federal, não teria a mesma garantia em uma guerra declarada.
Oliveira Neto reúne multidão em Miguel Alves e Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado estadual Oliveira Neto, do PPS, promoveu dois grandes eventos de lançamento de sua candidatura: um em Miguel Alves e outro em Teresina, na noite desta quinta-feira, no Clube dos Cabos e Soldados, no bairri Piçarra, zona Sul da capital.
"Nossa candidatura só cresce à medida que expomos nossas propostas e nosso desejo de fazer um bom trabalho pelo Piauí. O trabalho não para", diz o candidato, que tem 23 anos e é um dos mais jovens a disputar o Legislativo.