Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 615 de 665Alepi:'ex-deputados possuem gabinetes e fazem indicações de cargos'
Por Samantha Cavalca
Teve grande repercussão a entrevista do senador Ciro Nogueira concedeu ao blog e que foi ao ar na sexta-feira (14) no quadro Jogo do Poder na TV Meio Norte. Nem poderia ser diferente já que o senador declarou que Themístocles Filho não votou nele e nem no governador Wellington Dias.
“A Assembleia Legislativa hoje é uma Assembleia inchada demais. O presidente Themístocles é uma pessoa por quem tenho respeito, amigo pessoal, nós temos um divergência política grande agora, e não votou em mim nas últimas eleições, nem sei se votou no governador Wellington Dias e no Marcelo Castro, mas não é por conta disso, é porque está na hora de renovar", disse Ciro ao blog.
Além da declaração, o presidente nacional do Progressista também falou sobre o inchaço da Alepi: “Eu defendo que os recursos da Assembleia sejam gastos com os atuais deputados. Todos sabem que ex-deputados possuem gabinetes e fazem indicações”.
Segundo Ciro Nogueira, a Alepi tem papel de legislar e para isso sua estrutura deve estar à disposição dos atuais deputados. “Isso não ocorre, os atuais deputados dividem a estrutura da Alepi com pessoas que não foram eleitas pelo povo. Isso não faz sentido”, afirmou.
Prefeito e deputado convidam vice-presidente para ir a Pedro II
O deputado Paes Landim reuniu-se com o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, na presença do general Augusto Heleno.
O general mencionou ainda seu parentesco com outro piauense ilustre, o desembargador federal Carlos Augusto Brandão.
O deputado Landim, há várias eleições o mais votado nas urnas de Pedro II, transmitiu convite do prefeito Alvimar Martins ao general, destacando ainda a tradição e honradez da família Domingos Mourão no Piauí.
Rafael Fonteles é escolhido para presidir o Comsefaz
Por Arimatéa Carvalho
O secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, foi escolhido para presidir o Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz) até o mês de abril, em virtude da saída do atual presidente, André Horta Melo, que é secretário de Tributação do Rio Grande do Norte.
No comando do órgão, Rafael Fonteles disse que vai tratar de questões importantes para os Estados, como a reforma tributária e as transferências constitucionais.
O Comsefaz foi instituído pelo Protocolo de Cooperação Técnica S/Nº em 28 de setembro de 2012, com a finalidade de promover a integração entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos Estados e do Distrito Federal e a articulação conjunta desses órgãos em matérias de interesse comum, visando otimizar a gestão financeira e tributária das respectivas unidades federativas.
Em almoço de desencontro, Firmino e Luciano divergem
Por Arimatéa Carvalho
A juventude tucana e a diversidade tucana reuniram-se em almoço nesta quinta-feira em restaurante de Teresina para conversar sobre os rumos do PSDB e confraternizar. A presidente municipal do partido, Luciana Sebim, compareceu ao encontro. Ela será candidata a vereadora novamente em 2020.
Os dois convidados de honra foram o presidente do partido, deputado estadual Luciano Nunes, que foi candidato a governador neste ano, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Luciano chegou antes, conversou com os filiados e falou que, se depender dele, o partido terá candidato da própria sigla à Prefeitura de Teresina. Já o prefeito chegou depois, almoçou e externou opinião diferente da de Luciano: o candidato apoiado por ele não precisa, necessariamente, ser do PSDB.
Firmino e Luciano se cumprimentaram rapidamente, sob a alegação que um desencontro de agendas não permitiu que almoçassem juntos. Falaram sobre o projeto de regulamentação do transporte de passageiros por aplicativo na cidade e só.
Sobre a divergência de estratégias com vistas à sucessão de Firmino, nada.
A conversa secreta de Júlio César e Jair Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
Na reunião com a bancada do PSD e Bolsonaro, o presidente eleito elogiou o deputado federal Júlio César. Um elogio aberto, chamando-o de “economista nota 10”.
O bastidor é que Bolsonaro convidou Júlio César para conversar com o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes. É de conhecimento geral que Júlio César domina números relacionados a questão municipalista. A conversa pode ter relação com a economia dos municípios e ficou agendada para a próxima semana.
O deputado federal não esconde que trabalha para indicar as pastas relacionadas à Agricultura no Piauí e que cava espaço no Governo Federal.
Jair Bolsonaro relembra que esteve na sigla por 20 anos
Por Samantha Cavalca
Jair Bolsonaro retomou nesta quarta (12) a rodada de conversas com partidos políticos. Hoje, se reuniu com PSL, DEM e Progressistas.
A deputada federal Iracema Portela esteve presente na reunião da sua sigla. Ao blog, ela relatou que Bolsonaro relembrou a sua história com o Progressistas, já que ele esteve na sigla por mais de 20 anos.
“Além de relembrar a amizade, o presidente eleito pediu apoio da bancada para governar nesse novo momento do país”, disse Iracema.
O Progressistas tem a terceira maior bancada na Câmara. Desde que iniciou as conversas formais com os partidos políticos, na semana passada, o presidente eleito conseguiu trazer apenas uma sigla para compor formalmente a sua base aliada, o PR.
Bolsonaro faz afago público em Júlio César
Por Arimatéa Carvalho
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deu uma indicação que o deputado federal Júlio César, presidente do PSD no Piauí, vai mesmo ter força em seu governo no Estado.
Durante encontro da bancada do PSD, no qual também estavam o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzonni, e outros auxiliares do futuro governo, Bolsonaro se referiu à bancada em nome do deputado Júlio César, a quem chamou de o maior economista do país, achando que Júlio César era economista.
“Júlio César é o economista nota 10”, disse Bolsonaro. Depois, ele acrescentou: “Ele é nove e eu sou um”, assinalou o presidente eleito. A proximidade entre os dois chamou a atenção do restante da banca, mas não chega a ser surpreendente: como deputados federais, ambos já tinham um relacionamento ativo.
4 vereadores se reúnem com Uber e prometem \“lutar até o fim\”
Por Arimatéa Carvalho
Na tarde dessa quarta-feira quatro vereadores da Câmara de Teresina reuniram-se com os motoristas do aplicativo de transporte de passageiros Uber no Grande Hotel Arrey, zona Leste de Teresina, para dar apoio à categoria e avaliar os reflexos do projeto de regulamentação do serviço aprovado na Casa.
Os parlamentares discursaram para um auditório lotado e prometeram "lutar até o fim" contra a limitação do número de motoristas de aplicativos. Segundo o projeto, o número será o mesmo da frota de táxis da capital, hoje de 2010 carros.
A líder do prefeito Firmino Filho na Câmara, Graça Amorim, argumenta que o projeto aprovado prevê que o gestor pode ampliar esse número e esse quantitativo de 2010 é apenas inicial. "Se as plataformas fornecerem o real número de motoristas cadastrados, isso pode aumentar", diz.
Os quatro vereadores (Deolindo Moura, Gustavo Gayoso, Enzo Samuel e Dr. Lázaro) falaram que estão juntos e solidários com a categoria e prometeram batalhar para reverter a situação.
O projeto enviado pelo prefeito Firmino Filho foi aprovado com 20 dos 29 votos da Câmara. O curioso é que, exceto por Deolindo Moura, os vereadores Gustavo, Enzo e Dr. Lázaro votaram a favor do projeto do Executivo.
Fábio Servio despacha com futuro ministro de Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
O encontro entre Fábio Sérvio e o futuro ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, aconteceu hoje em Brasília.
Ao blog, o presidente do PSL no Piauí disse que levou a Canuto as dificuldades dos municípios piauienses e embriões de projetos que precisam de incentivo da pasta.
O Ministério do Desenvolvimento Regional reunirá os atuais ministérios das Cidades e de Integração Nacional, que se tornarão secretarias especiais da nova pasta.
O encontro reacende a especulação que Sérvio, mesmo agindo de maneira silenciosa e sem alarde, deve participar de indicações no governo federal.
Evaldo e Hélio Isaias juntos na Alepi
Por Samantha Cavalca
Evaldo Gomes e Hélio Isaías estavam juntos hoje no plenário da Alepi. A fotografia, tirada pelo deputado Júlio Arcoverde, foi o suficiente para levantar a possibilidade de Evaldo apoiar Hélio nas eleições para a presidência.
Evaldo garante que ainda não tomou qualquer decisão a respeito e que atualmente rejeita rótulo de ser ligado a grupo político que defina sua decisão. “Sou independente e não preciso de A ou B para sobreviver politicamente”, finaliza o deputado.