Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 602 de 665Definidas as presidências das 3 principais comissões
Por Arimatéa Carvalho
Em reuniões realizadas nesta terça-feira, foram definidas as presidências das três principais comissão da Assembleia Legislativa:
Comissão de Constituição e Justiça - presidente será Wilson Brandão, num consenso que passou pelo MDB, Progressistas e PT. O vice-presidente será o deputado Henrique Pires, do MDB.
Comissão de Administração - presidente será o deputado estadual Severo Eulálio, que já tem experiência nas principais comissões.
Comissão de Finanças - presidente será Franzé Silva, do PT. Juntos, PT, Progressistas e MDB têm 16 deputados, mais da metade da Casa. Além disso, Flávio Nogueira, do PDT, se uniu ao bloco do MDB, que fica com 7 parlamentares.
Joyce Hasselman chega quinta-feira a Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Eleita com uma montanha de mais de 1 milhão de votos pelo PSL de São Paulo, a jornalista paranaense Joyce Hassleman tornou-se a deputada federal mais votada da história do Brasil. Crítica contundente do PT, ela casou-se com o cirurgião piauiense Daniel França.
Nessa quinta-feira, a polêmica Joyce chega a Teresina para passar o final de semana ao lado do marido. Ela já disse que, mesmo sendo deputada federal por São Paulo, não vai deixar o PT em paz no Piauí, sobretudo o governador Wellington Dias.
Ela não divulgou ainda sua agenda política na capital. O PSL local ainda não sabe de sua vinda ao Estado na quinta.
Dois deputados mais jovens da Assembleia lideram bloco
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados estaduais Georgiano Neto (PSD), Oliveira Neto (PPS), Gessivaldo Isaías (PRB), Fábio Xavier (PR), Dr. Hélio (PR) e Coronel Carlos Augusto (PR) se uniram em um bloco parlamentar para assegurar a presidência da Comissão de Administração ou da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.
O deputado Georgiano Neto será o líder do novo bloco, tendo como vice-líder o deputado Oliveira Neto. Ambos são os mais jovens parlamentares da Assembleia.
Ribamar Bastos continua no DNIT
Por Samantha Cavalca
O engenheiro civil José Ribamar Bastos foi confirmado para continuar no comando da superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Piauí.
A informação foi repassada ao blog pelo senador Elmano Ferrer.
Fábio Abreu sobre projeto de Moro: “vou sugerir mudanças“
Por Samantha Cavalca
Wellington Dias não veio, mas o deputado federal Fábio Abreu participou da reunião em que o ministro da Justiça Sérgio Moro apresentou projeto anticrime com alterações em 14 leis.
Ao blog, Abreu disse que vários pontos apresentados por Moro já estão tramitando no Congresso. “Lógico que a maioria das situações vem ao encontro do que sociedade tem reclamado. Cito o exemplo do decreto em relação às armas de fogo. Não muda nada”, afirma Abreu.
O deputado fez uma crítica em relação ao projeto citar nomes de facções criminosas: “discordo totalmente de uma situação dessas. Não podemos em um projeto de lei nominar facções”. Segundo Abreu, isso vai criar uma publicidade. Ele também disse que vai sugerir mudanças nesse ponto da proposta em reunião da bancada da segurança que ocorre dia 06 deste mês.
Fábio observa que o projeto de Moro deixou de fora a redução da maioridade penal, mas pautou a questão da prisão em segunda instância. “Vejo que é um assunto polêmico e que prisão nesses casos ainda carece de informações para que se possa prender uma pessoa”.
Sobre o assunto, finalizou: “caso se faça isso, que seja com todos”. O texto apresentado por Moro afirma que o princípio da presunção da inocência não impedirá a prisão após condenação em segunda instância.
WD convida Júlio Arcoverde para a vice-liderança do governo na Alepi
Por Samantha Cavalca
Sexta-feira, o governador Wellington Dias convidou o deputado Júlio Arcoverde para ser o vice-líder do governo na Alepi.
“Governador me chamou e pediu para ajudá-lo, junto com o deputado Lima, nesse processo da reforma administrativa dentro da Assembleia”, diz Júlio.
Ibaneis Rocha é nome possível para a Presidência
Por Samantha Cavalca
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha esteve na comemoração da posse do senador Ciro Nogueira.
Por lá, Ibaneis sempre era questionado se poderia disputar, no futuro, a Presidência da República. O governador de São Paulo, João Doria também é lembrando para o cargo. Vai depender de como eles comandarão seus estados.
Wellington manda coronel Rubens para encontro com Moro
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias mudou de ideia sobre ir à reunião do ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta segunda-feira, em Brasília, com governadores e secretário de Segurança dos Estados. Ele enviou o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, e preferiu ler para os deputados estaduais sua mensagem anula, na abertura do Ano Legislativo na Assembleia.
Ele havia encaminhado documento pedindo que a abertura do Ano Legislativo fosse transferida para a terça-feira, para se encontrar com Moro em Brasília. O ministro vai apresentar seu pacote anti-crimes, com alterações em pelo menos 14 leis de três áreas diferentes.
Aos deputados, já nesta segunda-feira, o governador do PT vai explicar de que maneira pretende fazer com que o Estado atravesse um esperado período de vacas magras em recursos federais.
Jorge Lopes assume como vice-presidente do PSC
Por Arimatéa Carvalho
Ex-vice-presidente do Solidariedade, Jorge Lopes vinha numa tratativa com o presidente do PSC no Piauí, jurista Valter Rebelo. "Ele me fez o convite para assumir a vice-presidência do partido no Piauí e eu aceitei", conta.
"Na sede do PSC, assumi essa importante missão partidária e para pensarmos como melhor desenvolver nosso Estado", afirmou.
Valter Alencar pretende fortalecer a sigla este ano com vistas às eleições municipais de Teresina no ano que vem.
Themístocles vai à casa de Alcolumbre: “É sempre bom pensar no Piauí”
Por Arimatéa Carvalho
Mostrando que, assim como o governador Wellington Dias adota a estratégia de não comprar brigas alheias, ele também abraça esse caminho, o presidente da Assembleia Legislativa foi à casa do novo presidente do Senado, David Alcolumbre, em Brasília, para parabenizá-lo pela vitória na Casa. Alcolumbre é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e, sobretudo, pelo ministor Onyx Lorenzoni, da Casa Civil.
Alcolumbre ganhou a eleição após a desistência da candidatura de Renan Calheiros, do MDB.
Themístocles Filho estava em Brasília e foi à residência oficial do novo presidente do Congresso acompanhado dos outros parlamentares piauienses, deputado estadual Henrique Pires, deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (filho de Themístocles) e do senador Elmano Ferrer.
O presidente da Alepi defende que é importante manter o bom relacionamento com outros parlamentares. “É sempre bom pensarmos no melhor para o estado do Piauí, para o Brasil. Viemos aqui à residência do novo presidente para parabenizar e desejar que faça um bom trabalho”, afirmou.