Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 60 de 665Mão Santa faz 80 anos com festa temática “Bolsonaro” e marca adesivaço
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil), comemorou seus 80 anos na cidade com uma festa de aniversário temática na quinta-feira (13). O tema: o presidente Jair Bolsonaro (PL). Organizada por sua filha, a deputada estadual eleita Gracinha Mão Santa (PP), o evento era todo em verde e amarelo, desde os balões até o bolo com a bandeira do Brasil e a frase "Mão Santa, o melhor prefeito do Brasil".
Em cima da mesa com o bolo também havia um porta-retrato com uma foto de Mão Santa, a primeira-dama Adalgisa e o presidente Bolsonaro durante visita a Parnaíba. Ao fundo, a bandeira nacional foi afixada com a foto grande do presidente ao centro.
Na véspera, dia 12, durante show da banda Moleca Sem Vergonha em praça pública, o aniversário já tinha sido festejado, com direito a discurso de Gracinha Mão Santa no palco.
ADESIVAÇO
No final da tarde de sexta-feira (14), na Praça Chico Berto, no bairro Ceará, o prefeito Mão Santa, a primeira-dama e a deputada eleita Gracinha Mão Santa vão comandar adesivaço para Bolsonaro fechando a programação do aniversário de 80 anos.
O gestor é, de todos os prefeitos ligados ao ministro Ciro Nogueira (PP), o que mais tem se empenhado para Bolsonaro no segundo turno.
No primeiro turno, Bolsonaro perdeu para Lula em Parnaíba. Enquanto o presidente obteve 26.362 votos (29,83%), o petista conseguiu 55.488 votos (62,78%).
Franzé x Novo x Flavio Jr: PT deve lançar nome para presidência da Alepi
Por Sávia Barreto
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí pode até ser resolvida no consenso, mas não sem que nomes que façam frente ao candidato visto como favorito - Severo Eulalio, do MDB - tentem se viabilizar. É o caso de Fábio Novo, Franzé Silva e Flávio Jr, do PT.
Franzé ficará cerca de um mês na presidência com a saída de Themistocles Sampaio para a vice-governadoria. Nesse espaço, tentará se colocar como candidato do PT.
À disposição
Já Fábio Novo, saiu-se fortalecido da última eleição municipal em Teresina e no passado concorreu ao cargo de presidente da Assembleia, perdendo para Themistocles. Questionado pela coluna, Novo não declinou: “Vamos colocar à disposição do partido para avaliar essa possibilidade!”, disse.
O neo-petista Flavio Júnior almeja voos maiores. Tentou se articular para a cadeira de conselheiro do TCE-PI na última eleição - vencida por Flora Izabel - e agora busca no maior partido da Alepi sua chance de êxito em presidir o Poder Legislativo. As cartas estão lançadas.
Marcos Aurélio mudará título para Teresina e deve disputar PMT em 2024
Por Sávia Barreto
A coluna apurou a informação de que o deputado federal reeleito, Marcos Aurélio Sampaio (PSD), vai mudar o título de eleitor de Esperantina para Teresina. Questionado pela coluna, Marcos Aurélio confirmou a informação. O deputado teve votação expressiva na capital e analistas do mundo político enxergam no gesto um sinal claro de que ele será um dos nomes a disputar o comando do Palácio da Cidade em 2024.
Chapa
Dessa forma, a chapa seria composta por Marcos Aurélio como cabeça de chapa e um nome mais experiente como vice. A mesma fórmula do sucesso de Rafael Fonteles (PT) neste pleito, com Themistocles Sampaio (MDB) como vice. Como Marcos fez dobradinha com a deputada eleita Bárbara do Firmino (Progressistas) neste pleito, a tendência é que siga com a aliança, só que ao invés de Bárbara, a candidata a vice-prefeita seria a deputada Lucy Soares, ex-primeira dama da capital e mãe de Bárbara.
Nome próprio
Marcos Aurélio Sampaio surpreendeu com a votação na concorrida chapa do PSD. Muitos apostavam que Fábio Abreu conseguiria a reeleição mas foi o filho do vice-governador eleito, Themistocles Sampaio, quem obteve êxito nas urnas numa estratégia fortalecida com diversas dobradinhas com vereadores em Teresina, entre eles Venâncio Cardoso e Vinicio Ferreira.
Desafio
Agora, Marcos Aurélio tem o desafio de consolidar seu nome em raia própria num cenário que já tem como potenciais concorrentes o prefeito, Dr.Pessoa e o presidente da Câmara, deputado eleito Jeová Alencar.
Vereador Vínicio Ferreira nega ingressar no PDT. Destino será o PSD mesmo
Por Sávia Barreto
O vereador Vinicio Ferreira informa à coluna que segue firme e forte na intenção de ingressar no PSD. Nos bastidores, foi ventilado que o parlamentar poderia ir para o PDT, sigla que viria a receber diversos nomes da base de Dr.Pessoa na disputa municipal de 24. Vinicio nega e acredita que o PSD terá uma forte chapa concorrendo ao pleito na capital.
Me dê nomes
Além de Ferreira, outros nomes são o do ex-vereador Fábio Dourado e do suplente de vereador e secretário de Juventude, Eduardo Dragalana.
Já os dois parlamentares que estão hoje no PSD, Renato Berger e Ismael Silva, devem deixar o partido. Berger pode ir para o PSB enquanto o destino de Ismael ainda é incerto.
Médicos destacados, sem amarras políticas, são apostas pessoais de Rafael
Por Arimatéa Carvalho
O governador eleito Rafael Fonteles vai fazer escolhas pessoais e técnicas para as principais áreas de seu governo: Saúde, Educação e Segurança.
No caso da Saúde, dois médicos que se destacam dentro e fora do Piauí estão cotados para assumir a Sesapi. Os dois são próximos de Rafael há muito tempo e ambos também são ex-alunos do Instituto Dom Barreto.
Os perfis:
Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo
Graduado em Medicina pela UFPI em 2010, ex-aluno do Instituto Dom Barreto e atualmente médico hematologista do Hospital Albert Einstein e atende também no Vittalis. Amigo e padrinho do governador eleito Rafael Fonteles, é um dos grandes destaques da medicina do Piauí e está pronto para aceitar o convite.
Leonardo Machado Martins
Graduado em Medicina pela UFPI, com residência médica em Anestesiologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, com título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Aperfeiçoamento em dor e medicina intensiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Ele é membro ativo da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Piauí e ex-aluno do Instituto Dom Barreto.
Os dois médicos seriam escolhas igualmente elogiáveis dentro do novo perfil que Rafael quer imprimir: profissionais fora da curva da competência, sem amarras políticas e com vontade de fazer algo notável.
Leonardo sempre estudou com Rafael desde os primeiros anos no Dom Barreto e, inclusive, participou da campanha através de mobilização de amigos e parentes.
Pessoa e João Henrique em Brasília: R$ 250 milhões para obras na capital
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve em Brasília (DF) na terça-feira (11), cumprindo agenda administrativa, junto ao Banco Regional de Brasília (BRB), acompanhado do secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa. O diálogo visa captar recursos para importantes obras para o desenvolvimento da capital teresinense.
A estimativa é de novos R$ 250 milhões para o município. Os investimentos têm como objetivo o financiamento ações na área da saúde, com foco no atendimento ao servidor público. Além de investimentos na área de mobilidade urbana e transporte de Teresina.
Enzo Samuel busca Teresinha e Paulo Lopes para apoio a Lula na Câmara
Por Sávia Barreto
O vereador Enzo Samuel (PDT), presidente eleito da Câmara de Teresina, teve função importante na articulação com os vereadores da capital durante a campanha de Rafael Fonteles ao Governo do Estado. Agora, no segundo turno da eleição nacional, Enzo segue como articulador, sucedendo o papel exercido pelo atual presidente e deputado eleito, Jeová Alencar, ao lado de Sílvio Mendes.
Sucessor de Jeová
Além de dialogar com a vereadora Teresinha Medeiros, do União Brasil, Enzo busca trazer um tucano para apoiar Lula no estado. O vereador do PSDB que pode passar de Bolsonaro para Lula é Paulo Lopes, conforme apurado pela coluna com fontes da Câmara. As conversas estão abertas.
Dois pesos
Avaliadores do mundo político enxergam um esforço intenso de Rafael Fonteles na busca por aumentar a votação de Lula no Piauí. A leitura é clara: um governo Rafael com Lula seria um - com mais recursos e oportunidades do que um governo com Bolsonaro - e seu grupo político no Piauí - na presidência da República. O que puder fazer a esse respeito, Rafael fará no estado.
Zanatta x Alessandro: delegados cotados para o comando da Segurança no PI
Por Sávia Barreto
Um fato é consenso entre os nomes próximos ao governador eleito Rafael Fonteles: as áreas da Segurança Pública, Saúde e Educação devem ser indicações pessoais do governador e a segurança, em particular, prioridade na gestão do petista. Dessa forma, dois nomes se fortalecem para a função: Matheus Zanatta e Alessandro Barreto, ambos delegados da Polícia Civil.
Técnicos e respeitados
Os dois são vistos como nomes técnicos e bastante respeitados no meio policial, mas também ligados politicamente ao deputado federal reeleito Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e, consequentemente, ao vice-governador eleito Themistocles Sampaio (MDB). Zanatta é pós-graduado em Direito Público, presidiu várias operações com repercussão nacional e internacional e é formado no Cote (Curso de Operações Táticas Especiais). Há apenas dois delegados no Piauí formados nesse curso.
A favor
A seu favor, conta o fato de ter trabalhado em várias delegacias especializadas, incluindo a de Homicídios, Entorpecentes, ou seja, conhece a fundo a segurança no estado. Zanatta atualmente faz a gestão de todas as delegacias especializadas. O delegado também foi cedido para o Ministério da Justiça, em 2016, para trabalhar como representante da inteligência nas Olimpíadas do RJ. Há consenso interno de que a área não deve ser comandada novamente por um militar, pelo menos nesse primeiro momento de governo Rafael Fonteles. O último civil a dirigir a Segurança Pública foi Robert Rios, delegado da Polícia Federal.
Pontos
Já o delegado Alessandro Barreto, hoje reside em Brasília e foi nomeado como coordenador geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Barreto tem trabalho reconhecido na área de inteligência, sendo autor do livro "Investigação Cibernética" lançado em 2016. É formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri e pós-graduado em Direito pelo Centro de Estudos Jurídicos da Universidade Federal do Piauí. Alessandro era coordenador do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e visto como um nome técnico de expressão nacional.
Como fica Abreu
Aliados reconhecem também que o deputado federal Fábio Abreu deve ser contemplado pela expressiva votação e lealdade ao grupo político de Rafael Fonteles. Mesmo não conseguindo a reeleição na chapa do PSD, ele deve assumir o mandato. O deputado federal eleito Castro Neto deixaria a Câmara e assumiria o comando de uma pasta com gestão de obras. A tendência é que seja a Seinfra, hoje sob indicação da deputado estadual Janaína Marques (PT).
Turma do IDB: Rafael se cercou de ex-colegas que se destacam em suas áreas
Por Arimatéa Carvalho
Nos bastidores da política, a expressão "Time do IDB" ganhou força e ela traduz um grupo de ex-colegas de escola do governador eleito Rafael Fonteles (PT) que tem grande proximidade com ele, sempre se destacaram academicamente e também na vida profissional.
Essa turma unida em torno de Rafael auxiliou o então candidato de variadas formas, desde propostas para o plano de governo até engajamento propriamente físico no dia a dia da campanha.
São eles: o ex-presidente da OAB-PI Chico Lucas, o advogado Marcelo Nolleto, o também advogado Mário Basílio, o administrador Rodrigo Cavalcante e o juiz do Trabalho Washington Bandeira. O quinteto vai participar diretamente da gestão? Alguns sim, outros não. Mas formam o "Time do Rafael".
O administrador e ex-presidente do CRA-PI, Rodrigo Cavalcante, por exemplo, coordenou a mobilização da campanha, enquanto Chico Lucas foi um articulador político junto com Marcelo Nolleto e Washington colaborou com propostas e conselhos.
Gustavo Henrique, ex-candidato a governador do Piauí, declara apoio a Lula
Por Arimatéa Carvalho
O ex-candidato a governador Gustavo Henrique (Patriota) declarou, em live realizada na tarde desta segunda-feira (10), que apoia o ex-presidente Lula no segundo turno. Ele começou abordando os panoramas nacional e regional. Em seguida, explicou que tomou a decisão depois de ouvir amigos, familiares e pessoas do povo.
"Resolvemos, diante do nosso acirramento no final da campanha com o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) e seu grupo, e também considerando que mais de 74% dos piauienses optaram por Lula, seguir esse sentimento e respeitar essa decisão popular", falou.
Gustavo Henrique elogiou o vice da chapa de Lula, o ex-tucano Geral Alckmin (PSB). Ele pediu aos amigos "antagônicos" que entendam sua decisão e a respeitem.
No primeiro turno, parte das chapas do Patriota, mais ligadas à direita política, declararam apoio a Sílvio Mendes.
Gustavo Henrique teve 1.027 votos no primeiro turno, equivalente a 0,05% dos votos.