Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 592 de 665Entenda o “flerte” entre Pessoa e JVC
Por Samantha Cavalca
Com 2020 na mira, começam a surgir encontros de uma possível, e não tão nova, parceira política: João Vicente Claudino e Dr. Pessoa.
JVC convidou Pessoa para eventos e aproveitou a oportunidade para fazer o convite para ingressar no PTB. O empresário vai assumir o comando da sigla em nível regional, como antecipado em primeira mão pelo blog, e nada mais natural que querer Pessoa na sigla.
Doutor Pessoa tem uma admiração por João Vicente Claudino. Respondeu que iria pensar no convite e, segundo interlocutores da negociação, acrescentou: “você é o único político que eu aceitaria ser vice”.
Pessoa também disse que considera o convite do MDB e conversas com Themístocles Filho não cessaram, mas também não bateu martelo por lá. Bastidores apontam que o candidato derrotado ao governo do estado tem uma resistência em conviver com o senador Marcelo Castro. “Ele detesta Marcelo, igual detesta Firmino”, afirma fonte ao blog.
Acrescente a essa “resistência” o fato de Pessoa considerar que Marcelo está por trás da fala do vereador Luís Lobão, que recentemente disse não descartar concorrer à PMT. Isso foi suficiente para que Pessoa (re)começasse o flerte político com JVC.
Major Elizete para vereadora ou vice-prefeita de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Uma reunião entre o deputado estadual Gessivaldo Isaías, o vereador Levino e a a Major Elizete Lima fechou uma parceria com o Partido Rebublicano Brasileiro (PRB) para as eleições de 2020. Elizete disputou a eleição do ano passado para deputada federal pelo Solidariedade, na coligação de Dr. Pessoa, e obteve 13.691 votos em Teresina, uma expressiva votação.
No entanto, ela havia manifestado interesse em disputar a Prefeitura de Piracuruca, sua terra natal, onde obteve 2.418 votos. O convite do PRB, no entanto, veio forte agora. O vereador Levino é enfático: "Excelente candidata a vereadora pelo PRB ou a vice-prefeita da capital", diz.
Nesse caso, a Major Elizete pode ser vice-prefeita na chapa apoiada pelo prefeito da capital, Firmino Filho, aliado de Gessivaldo e Levino, ou mesmo em outra chapa majoritária. Gessivaldo e Levino saíram empolgados da reunião.
Sobre Levino, ele é candidato à reeleição para a Câmara e vai se preparar para concorrer à Assembleia Legislativa em 2022. Não haverá conflito com Gessivaldo, pois o deputado pretende sair a federal daqui a quatro anos.
General Mourão confirma vinda a Teresina e Pedro II no dia 26 de abril
Por Arimatéa Carvalho
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, virá a Teresina e Pedro II no dia 26 de abril. Ele confirmou a vinda ao senador Elmano Férrer, que liderou uma comitiva de empresários piauienses para convidar Mourão a participar da 24ª Convenção Lojista do Piauí.
O general disse sim ao convite e acertou que irá proferir a conferência magna sobre as perspectivas econômicas para o desenvolvimento do país.
Ele disse ao senador Elmano e aos empresários que irá até Pedro II, onde nasceu seu avô, Antônio Mourão, que foi desembargador e presidiu o Tribunal de Justiça do Amazonas.
Em Campo Maior, disputa começa com factóides e ataque de ex-aliado
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Maior, Fernando Miranda, é recordista em receber diárias no legislativo municipal. Em 2018, segundo o Portal da Transparência, o parlamentar recebeu quase R$ 10 mil somente em diárias. Nos bastidores, em Campo Maior, comenta-se que uma auditoria no SAAE, pasta comandada por indicação do vereador até o mês passado, pode revelar muita coisa, inclusive de uma reforma que é realizada na sede do legislativo.
Na Câmara, o prefeito Professor Ribinha não sentiu impacto com o afastamento do presidente de seu grupo político. Como se vê na foto, ele está ao lado de 10 dos 13 vereadores, com discursos de apoio da vice-prefeita Liége Cavalcante e do ex-prefeito Paulo Martins.
Aliás, na Terra dos Carnaubais a pré-campanha já está tomando conta da cidade. Começam a surgir os velhos factóides, aquelas notícias plantadas em cima de fatos reais, mas que são apresentadas de modo distorcido com objetivo eleitoreiro. Agora com as novas tecnologias o “faketóide” parece ser a palavra de ordem dos adversários do prefeito.
Ex-aliados do Prefeito Ribinha (PT) iniciam os primeiros movimentos da campanha para prefeito com ações orquestradas. Curioso é que o oresidente da Câmara, braço direito do prefeito até um mês atrás, faz denúncias até de si mesmo. O vereador cobra por ações da prefeitura da qual faz parte há 8 anos, ou seja, cobra ações dele próprio, como então integrante da equipe.
Júlio César vai se encontrar com Onyx e com Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
Inicialmente a reunião com entre o deputado federal Júlio César seria apenas com o ministro chefe da casa civil, Onyx Lorenzoni. Ao saber da agenda do seu ministro, o presidente Jair Bolsonaro também disse que participará do encontro que acontece na manhã desta quinta (21).
A pauta é a Reforma da Previdência e debater questões prioritárias para a região Nordeste.
Merlong assume na Câmara dia 8 de abril e volta 3 meses depois
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Governo, Merlong Solano, alinhou com o deputado federal Fábio Abreu que ele assume o mandato de deputado federal em Brasília no dia 8 de abril. Com isso, o deputado fica até o começo do próximo mês. Merlong afirmou que fica na Câmara por 3 meses e volta para assumir vaga de secretário de Wellington Dias.
Com a volta de Merlong em junho, o ex-deputado federal Paes Landim assume como deputado federal. Fábio Abreu reassume a Secretaria de Segurança.
Em Brasília, WD se encontra com Maia e com membros do Congresso
Por Samantha Cavalca
O governador do Piauí, Wellington Dias esteve reunido na noite de ontem (18) com Rodrigo Maia. O jantar que aconteceu na residência oficial do presidente da Câmara também contou com a presença de outros governadores da oposição. O jantar teve como cardápio a Reforma da Previdência.
Maia é um dos articuladores da PEC da Previdência. Além de abrir diálogos com parlamentares de siglas da oposição, o presidente de Câmara também está engajado com os governadores.
Depois do encontro, Maia afirmou que acredita que todos estão dispostos a ajudar.
Além de Maia, Wellington esteve com membros do Congresso. Segundo Wellington, a pauta do Brasil não é só a Previdência e que parlamentes devem olhar também para a pauta da Segurança Pública.
Governador lembra que existe um projeto, aprovado no ano passado, que cria o sistema Único Integrado de Segurança, mas que ainda falta a aprovação do Fundo Nacional de Segurança que pode ser abastecido com a regulamentação dos jogos pela internet. “Aproximadamente 80 bilhões de reais do povo brasileiro vão para outros países, pelo iPad e celular. É cobrado apenas IOF. A tributação com regra, por exemplo de pessoa física, pode gerar algo em torno de 18 bilhões que podem ser destinadas a Segurança”, informa Wellinton Dias.
Átila Lira se encontra com Joice Hasselmann
Por Samantha Cavalca
O coordenador da bancada do Piauí, deputado Átila Lira, conversou com a líder do governo no Congresso, a deputada federal do PSL, Joice Hasselmann.
Na pauta do encontro: cargos federais no Piauí. A líder repassou a Átila as regras sobre as indicações federais. Por Brasília, essa modalidade foi chamada de “banco de talentos”. Em resumo: parlamentares vão indicar, mas as indicações devem ser técnicas.
A deputada Joice já declarou que não há restrições a partidos: “É possível, sim [haver um acordo entre PT e PSL]. A reforma da Previdência não é uma reforma do governo A, B ou C. É uma reforma para o Brasil. Eu tenho conversado com o PSB, PDT, e, se houver responsabilidade dentro da bancada do PT, eu também quero os votos do Partido dos Trabalhadores”.
Evaldo Gomes pode assumir secretaria na PMT
Por Samantha Cavalca
O bastidor é quente: o deputado Evaldo Gomes é nome forte para assumir secretaria na administração de Firmino Filho.
Questionado pelo Blog sobre essa especulação, o prefeito de Teresina respondeu: “Nada definido”, mas acrescentou: “ainda”. Caso a especulação se concretize, quem assume vaga de Evaldo é Antônio Félix.
Um outro desenlace desse movimento é que para Félix assumir na Alepi, ele não iria para o MDB, como especulado, mas teria que ir para Progressistas ou PSDB. Durante o final de semana, Félix já conversou com Firmino, Ciro Nogueira e Júlio Arcoverde.
Expedição constata perda agrícola de 4,4% na safra do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Uma expedição vai avaliar as perdas na produção agrícola da região do Matopiba, que inclui os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No Piauí, a Expedição Safra vai percorrer as cidades de Bom Jesus e Nova Santa Rita.
A região Matopiba produz 10% da safra brasileira de grãos, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e enfrentou problemas em seu plantio. Com irregularidade nas chuvas, houve quebra na produção nos Estados, principalmente na Bahia, que deve ter perdas nas lavouras na casa dos 21% no atual ciclo.
É justamente esse cenário que será avaliado pela equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra, levantamento que também irá avaliar a colheita no Maranhão, Piauí e Tocantins, demais estados que compõem a região.
“Com as variações de clima, as estratégias dos produtores da região têm sido variadas. Mas a tendência é que a colheita seja antecipada, principalmente no Tocantins, estado que sofreu menos com essa interferência. Os maiores impactos foram realmente na Bahia, aonde tentaremos verificar se houve outros fatores além das chuvas que impactaram nas significativas perdas”, explica o coordenador da Expedição Safra e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.
Com a grande quebra em sua safra, a Bahia terminará com decréscimo em sua produção em comparação ao ciclo anterior. Segundo a Conab, os produtores baianos devem fechar a colheita com 7,9 milhões de toneladas de grãos, número 18,9% menor que ao ano anterior (9,7 milhões).
Maranhão (queda de 9,9%, indo de 5,5 milhões de toneladas para 5 milhões) e Piauí (4,4% de baixa, passando de 4,2 milhões para 4 milhões de toneladas) também terminarão com déficit nessa temporada.
Apenas o Tocantins deve conseguir crescimento produtivo, chegando a casa de 4,6 milhões de toneladas e um acréscimo de 2,3% (em 2017 foram colhidas 4,5 milhões de toneladas).
Roteiro
A Expedição Safra começou a visitar propriedades rurais e entidades agrícolas nessa segunda-feira, dia 18, e prosseguirá até o dia 27 de março, nas cidades de Gurupi e Guaraí no Tocantins, Balsas no Maranhão, Nova Santa Rosa e Bom Jesus no Piauí e fecha o giro nos municípios de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães na Bahia. A equipe de técnicos e jornalistas já percorreu desde outubro de 2018 os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita.