Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 590 de 665Diversidade Tucana toma partido: Firmino deve conduzir tudo
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Diversidade Tucana no Piauí e vice-presidente nacional, André Santos, que foi candidato a deputado nas últimas eleições, está no Pará e depois irá percorrer mais três Estados articulando a ala LGBTi+ do partido e conversando com lideranças.
Em Belém, ele foi recebido e conversou com o prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, do PSDB. "Foi uma conversa bem produtiva", resumiu André Santos.
A Diversidade Tucana no Estado tomou partido na briga interna da sigla. "Rompi integralmente com o deputado Marden Menezes e, se tiver duas chapas no partido, estarei ao lado do prefeito Firmino Filho", avisa.
"Estarei com o governador João Doria no dia 10 de abril e já vou falar da situação do partido no Estado. Acho que quem deve conduzir tudo é o prefeito Firmino", afirma.
Ministério reconsidera e residências médicas são mantidas no HGV
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, conseguiu em Brasília resolver o problema das residências médicas no Estado do Piauí e garantir a manutenção do programa no Estado. Ele apresentou à Comissão Nacional de Residências Médicas as medidas tomadas pelo Governo do Estado para garantir o pagamento regular dos residentes e também mostrou, com o aval do reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Nouga Cardoso, que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) oferece a estrutura necessária e adequada para os novos médicos.
"Apresentamos, no Ministério da Educação, o nosso pedido de reconsideração para manutenção das residências médicas no HGV. Nossos argumentos foram bem recebidos: a boa estrutura do HGV, a importância das residências para o Piauí e as medidas adotadas pelo governo, como a inclusão do valor da folha com as bolsas dos residentes na folha de pagamento do Estado. Temos decreto e projeto de lei colocando as bolsas dentro da folha de pagamento", explica Florentino.
"A Comissão Nacional recebeu muito bem a nossa defesa. O reitor, as doutoras Joseuda (coordenadora das residências médicas no HGV) e Fátima Garcês, além dos próprios residentes, reforçaram os argumentos", conta Florentino. "Atestamos a qualidade do programa de residência, dos egressos do programa e a boa estrutura", diz. A presidente da Comissão submeteu o pedido ao plenário e, em seguida, foi confirmada a continuidade do programa de residências médicas.
Com a decisão, os novos profissionais vão continuar contando com o Hospital Getúlio Vargas como hospital-escola para sua boa formação. "Foi uma grande vitória", avalia o secretário.
Georgiano Neto transfere título para Teresina
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Georgiano Neto não para de mandar sinais que é "candidatíssimo" à Prefeitura de Teresina. Ele transferiu seu domicílio eleitoral. Antes votava em Guadalupe, agora vota (e pode ser votado) em Teresina.
Georgiano também está satisfeito com as primeiras pesquisas qualitativas que circulam nos bastidores. Ele confidenciou ao seu círculo que seu perfil político vem sendo avaliado de maneira positiva pelos teresinenses.
Ciro Nogueira se encontra com ministro Onyx Lorenzoni
Por Samantha Cavalca
Em Brasília, o senador Ciro Nogueira esteve com o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Governo Federal tenta correr atrás do tempo perdido e recuperar diálogo com Congresso. O encontro foi uma tentativa de aproximação com o presidente nacional do Progressistas.
O blog já tinha contado que Onyx tentava se encontrar com Ciro há algum tempo. O senador piauiense avaliava que ainda não era o momento. Com aproximação dos debates para a reforma da previdência, o encontro se fez necessário, já que Ciro comanda a terceira maior bancada da Câmara Federal.
Ontem também, Ciro Nogueira recebeu o governador Wellington Dias. Interlocutores da conversa afirmaram que foi uma “conversa prelimiar” sobre as composições do secretariado. A expectativa de alguns aliados, inclusive Progressistas, podem ficar para depois da Semana Santa.
Wellington e Mourão conversam sobre projetos para o Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias se reuniu em Brasília com o vice-presidente, general Hamilton Mourão, e tiveram uma produtiva conversa sobre projetos que beneficiam o Piauí. Estavam com o governador o presidente nacional do PRTB, partido de Mourão, Levy Fidélix, além do suplente de vereador de Teresina Marquim Monteiro (PRTB).
Marquim será candidato a vereador de Teresina no próximo ano, pelo seu próprio PRTB ou pelo Progressistas, partido que o chamou e também destino de seu pai, o deputado estadual Fernando Monteiro.
Mourão confirmou que virá ao Piauí e pretende ainda esticar até Pedro II, terra de seu avó, Antônio Mourão, que foi desembargador e presidente do TJ do Amazonas.
Deputado vai discutir bulliyng e violência nas escolas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (PPS) vai discutir bulliyng e atos violentos nas escolas em audiência pública na Assembleia Legislativa. Ele disse que está preocupado com o cenário alarmante de casos envolvendo o jovem e a violência no ambiente escolar. Ele é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Juventude da Alepi e apresentou o requerimento nessa quarta-feira.
O deputado pontuou que o recente fato envolvendo o massacre na cidade de Suzano, em São Paulo, é um sinal de alerta aos demais Estados do país. Há 14 dias, dois adolescentes invadiram a escola estadual Raul Brasil e mataram oito pessoas, dentre as quais estudantes e colaboradores da instituição de ensino.
“Precisamos tomar como exemplo esse caso de Suzano e trabalharmos, aqui no Piauí, a prevenção e outras medidas para que possamos entender e ajudar os nossos jovens. Por essa razão, convocamos essa audiência pública para escutarmos o Estado, no que já vem sendo realizado, e outras entidades envolvidas nesse aspecto“, explicou Oliveira Neto, que aguarda a aprovação do requerimento.
Marcos Aurélio defende mudanças na proposta de Guedes
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) participou de reunião da Comissão de Finanças e Tributação e o principal tema foi o convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir com os membros da comissão a Proposta de Reforma da Previdência.
“Vamos escolher a melhor data para o ministro apresentar as peculiaridades do projeto. Através do nosso mandato vamos defender os interesses do povo do Brasil e, sobretudo, daqueles que mais precisam de uma previdência justa e igualitária, aqueles que precisam de uma aposentadoria rural e daqueles que precisam da BPC, Benefício de Prestação Continuada, que é destinado às pessoas que não têm condição de se manter ou que nasceram com alguma deficiência”, afirmou.
“Solicitamos que o governo tenha sensibilidade já que o impacto financeiro previsto de reduzir o déficit previdenciário é de R$ 1 trilhão e tirando o BPC e a aposentadoria rural diminuiria apenas R$ 100 milhões. Além disso, essas pessoas ganham apenas um salário mínimo e boa parte desse salário volta aos cofres dos estados através dos tributos que elas pagam quando compram um remédio, uma comida e pagam a energia elétrica, por exemplo", disse.
Apresentadora de TV será candidata a vereadora em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Fábio Dourado recebeu na manhã de quarta-feira, em seu gabinete na Câmara de Vereadores de Teresina, a apresentadora e radialista Raquel Jales.
Raquel foi convidada por Fábio para ser candidata a vereadora nas eleições do próximo ano em Teresina. Ela aceitou o convite e vai disputar umas das 29 vagas da Câmara.
Ela vai se filiar ao Solidariedade, partido de Fábio, e reforçar a chapa da agremiação. Sem coligação proporcional, os partidos precisarão de chapas fortes, com muitos candidatos bem votados, para fazer bancada. Hoje o Solidariedade tem Fábio Dourado, Gustavo Gayoso e Major Paulo Roberto (brigado com a direção local do partido).
Mulheres que foram casadas com políticos podem ser supresa em 2020
Por Samantha Cavalca
Que as mulheres ajudam a estruturar e são a base de uma campanha organizada não é novidade para quem conhece um pouco de bastidores da política. Com esse mote, mulheres que foram casadas com políticos vão tentar ingressar na Câmara de Vereadores de Teresina.
Antes essas mulheres não encontravam espaço e nem oportunidade para tentar a disputa democrática. A mídia não tratava do assunto e a opinião pública se calava. O novo momento exige que mulheres se empoderem e passem a lutar por lugares de destaque, principalmente na política.
É nesse cenário que mulheres que já foram cônjuges de alguns políticos confirmaram que vão disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina. O blog começa citando a assistente social Rita Macedo, que já foi casada com o deputado federal Fábio Abreu. Ela já esteve reunida com o empresário e presidente regional do PTB, João Vicente Claudino. No encontro, ele destacou como ela foi base na campanha do seu ex.
O blog aponta também Irlândia Carvalho, ex-mulher do vereador Fábio Dourado. Ao blog ela ressaltou que “nós mulheres temos que nos envolver cada vez na política, não basta ser mulher, temos que levar as pautas das mulheres para o campo político”.
Nos bastidores, mas ainda não confirmado, também se fala que Gildelina Barros, ex do vereador Major Paulo Roberto, também vai tentar uma vaga na Câmara dos Vereadores.
Apesar de faltar muito para a sociedade atingir uma igualdade na representação entre homens e mulheres, é incontestável que o Brasil está vivenciando uma onda de progressão no debate público em torno das questões femininas. Essa onda vai chegar em Teresina também. Resta saber se essa onda vai afogar quem não perceber sua chegada.
Patriota também se movimenta para 2020
Por Samantha Cavalca
O vereador Gustavo Carvalho informa ao blog que convidou o filho do vereador Edson Melo, o publicitário Hélio Melo Neto, para ser candidato pelo Patriota. Ele deve ser reforço na composição da chapa de vereadores da sigla para 2020.
O vereador também disse que Laercio Borges deve assumir o Patriota em nível de estadual. Laercio era presidente do PRP no Piauí. Ainda em dezembro do ano passado, Patriota e o PRP, anunciaram a fusão das duas legendas. Juntos eles podem cumprir a cláusula de barreira e, desta forma, ter acesso ao fundo partidário.
“Conversei com o presidente nacional do partido, Adilson Barroso, e ele orientou que os dois partidos devem ser contemplados. Fico responsável pela municipal, Laercio pela estadual e vamos formar um partido forte para 2020”, finaliza Gustavo Carvalho.