Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 585 de 665Iracema Portella é eleita Procuradora da Mulher na Câmara
Por Samantha Cavalca
A deputada federal Iracema Portella foi eleita Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados. A parlamentar piauiense ganhou com larga vantagem, conquistando 44 votos. A deputada Soraya Manato teve 15 votos, seguida por Alcione Barbalho que obteve 13 votos.
Em suas redes sociais, Iracema disse que assumir a Procuradoria da Mulher é uma “honra e desafio”. Ela também afirmou que dará maior visibilidade à Procuradoria, aprimorando os processos de trabalho.
A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional que tem como objetivo zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara, e também fiscalizar e acompanhar programas do Governo Federal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.
Mão Santa pede ajuda a Marina para desabrigados em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, está em Brasília e foi ao gabinete da deputada federal Marina Santos, do Solidariedade, pedir a ajuda para os desabrigados na cidade, fortemente afetada pelas enchentes.
Além de socorro às vítimas, Mão Santa tratou de obras de infraestruturas para a segunda maior cidade do Estado. A deputada afirmou que irá ajudar, sim, emergencialmente as famílias desabrigadas e se comprometeu em dar atenção ao litoral em relação a obras estruturantes.
MDB também pensa em nome novo para a sucessão municipal
Por Samantha Cavalca
Não é só o prefeito Firmino Filho que avalia alguém fora do establishment político quando o assunto é sucessão municipal. O MDB também encampa essa ideia. Em reuniões recentes, o próprio presidente Themístocles Filho começou a pedir sugestões de “nova roupagem” para seus aliados.
Questionado pelo blog, o deputado estadual João Madison confirmou a informação que circula nos bastidores da política.
“Estamos avaliando um perfil novo, jovem. Com todo respeito aos que já estão na política, mas entendemos que é o desejo da população. Teresina precisa de um nome novo”, diz Madison, afirmando ainda que esse nome precisa aglutinar a juventude.
Rodrigo Martins aceita cargo e sinaliza aproximação com Firmino Filho
Por Samantha Cavalca
O ex-deputado federal Rodrigo Martins decidiu não tentar a reeleição no pleito de 2018. Depois da polêmica decisão, ele começou a cuidar da candidatura do tio e ex-governador do Piauí, Wilson Martins, ao Senado. O resultado é de conhecimento geral.
Desde a derrota, o bastidor é que a relação entre a família Martins e o prefeito de Teresina ficou estremecida. De um lado, os Martins ficaram “chateados”, já que Firmino apoiou Ciro Nogueira, gravou vídeo para Marcelo Castro e dava atenção a Robert Rios. Do lado do prefeito, Firmino nunca escondeu que se sentia isolado por Wilson Martins de todas as decisões que envolviam a candidatura do também tucano Luciano Nunes.
O estremecimento é fato, mas não precisa ser definitivo. Uma aproximação recente, que teve como interlocutor Charles Silveira, já mostra sinais que o diálogo pode ser restaurado. O atual presidente da Fundação Municipal de Saúde convidou Rodrigo Martins para coordenar a Equipe de Saúde Bucal de Teresina. O ex-deputado federal, que é dentista, aceitou o cargo. Sem duvidas, é uma aproximação de olho em alianças para 2020.
Com data marcada para sair do Sebrae, João Henrique volta para THE
Por Samantha Cavalca
Dia 17 de abril ocorrerá a reunião do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae para apreciar o pedido de destituição do atual presidente nacional, João Henrique de Almeida Sousa. Na mesma data haverá a eleição da nova chapa.
Com isso, João Henrique pode voltar a estabelecer base em Teresina, como ele próprio já confidenciou a seu círculo mais próximo. O “regresso” também coloca João Henrique mais ativo nas articulações relacionadas a 2020.
Merlong: O MEC é um navio sem capitão e sem imediato
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano discurou na Câmara criticando a condução do Ministério da Educação (MEC) e cobrando a implementação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014.
“No quarto mês de seu governo, Bolsonaro ainda não definiu uma equipe para coordenar as políticas educacionais do MEC, que assim permanece sem uma linha de ação e sem equipe técnica. O MEC é um navio sem capitão e sem imediatos”, disse.
Merlong comentou a exoneração do colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, que ocupou o cargo de ministro da Educação até segunda-feira. “Quando olho pra esses três meses de gestão do MEC, chego à conclusão de que o presidente está sendo bem sucedido na execução de sua estratégia de desconstrução. O senhor Vélez foi bem nessa linha e dedicou-se a produzir bizarrices, sem – no plano da gestão – sequer conseguir montar uma equipe para coordenar as ações fundamentais do MEC”, ressaltou.
Sobre o novo ministro nomeado por Bolsonaro, Abraham Weintraub, o deputado questionou “como um ministro oriundo do sistema financeiro, sem experiência de gestão na área da educação, se portará à frente do MEC? Veio para continuar tentando reescrever a história, na linha que acredita que o nazismo era comunista, ou para buscar soluções concretas?”.
O petista criticou ainda o corte de mais de 13 mil cargos nas universidades federais, conforme decreto presidencial publicado no dia 13 de março, e o congelamento orçamentário das instituições de ensino superior. “No caso da Universidade Federal do Piauí, da qual sou professor, a verba de custeio para 2019 é a mesma de 2016. O investimento caiu de 68 milhões em 2014 para uma previsão de 3,5 milhões em 2019”, lamentou.
Boulos chega a Teresina na quarta “contra Bolsonaro e a reforma”
Por Arimatéa Carvalho
O ex-candidato a presidente da República Guilherme Boulos (PSOL) estará em Teresina na quarta-feira para um evento na Universidade Federal do Piauí, no espaço Rosa dos Ventos (próximo à biblioteca), às 16h. Ele está percorrendo o Nordeste em uma caravana chamada "Vamos Sem Medo", cuja principal proposta é organizar a luta contra Bolsonaro e a Reforma da Previdência.
Guilherme Boulos, na verdade, está fazendo uma caravana mais ampla, pelo país, e encontra-se em sua etapa nordestina. A ideia é reunir o maior número possível de pessoas que estão insatisfeitas com a atual situação brasileira e com a proposta de reforma apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Deputados anunciam R$ 300 mil para famílias desabrigadas
Por Arimatéa Carvalho
Uma comissão de deputados estaduais visitou na tarde desta segunda-feira o Parque Rodoviário, onde as águas de uma lagoa em terreno particular destruíram dezenas de casas e mataram duas pessoas na noite da última quinta-feira, na zona Sudeste da capital.
"Através da soma das emendas de todos os deputados, vamos destinar R$ 300 mil às famílias que perderam tudo nessa tragédia", explica o deputado estadual Evaldo Gomes, que teve a ideia de fazer a visita com os colegas.
O dinheiro será destinado à Ação Social Arquidocesana (ASA), que fará a gestão dos recursos.
"Com relação a alimentos e material de limpeza as vítimas estão bem assistidas, mas muitas famílias precisam de fogão, geladeira, panelas, guarda-roupa e outros móveis e eletrodomésticos", comentou a deputada estadual Teresa Brito, também presente na visita.
Na sessão ordinária de terça-feira, na Assembleia Legislativa, será marcada uma reunião emergencial com o governador Wellington Dias e com o prefeito Firmino Filho para tratar das ações diretas na comunidade do Parque Rodoviário.
A Assembleia também solicitará, ao Ministério Público do Piauí, uma Ação Civil Pública contra a empresa responsável pelo muro de contenção que rompeu e atingiu as famílias, para o devido apoio à população.
Também participaram da comissão que visitou as famílias os deputados Franzé Silva (PT), Gessivaldo Isaías (PRB) e Evaldo Gomes (SD).
Fernando Monteiro: TJ impede barragem importante ao Piauí
Por Arimatéa Carvalho
A barragem de Castelo parece não ter data para sair do papel se depender do Tribunal de Justiça do Piauí. Uma comissão de parlamentares, comandada pelo deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) e o diretor do IDEPI, Geraldo Magela, cobraram que o órgão dê prosseguimento ao processo que impede o regular andamento da licitação que ocorreu há mais de um ano.
O procedimento foi paralisado há mais de um ano por solicitação da construtora baiana OAS, que entrou na justiça após chegar atrasada ao procedimento licitatório, enquanto que as demais construtoras obedeceram as disposições do edital, não permitindo assim o seu ingresso na licitação.
Um ano após o fato, o Tribunal de Justiça ainda não julgou o processo, mesmo após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter mandado dar continuidade à licitação.
Para o deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB), a justiça está impedindo que a barragem, que irá beneficiar todo o Estado, tenha andamento. “Estamos solicitando que o Tribunal de Justiça analise o quanto antes esse processo, precisamos dar continuidade a licitação para que a obra saia o mais rápido possível do papel, e possa acabar com as cheias que estão acontecendo a cada período de chuva no estado do Piauí”.
Segundo o diretor do IDEPI, Geraldo Magela a barragem terá capacidade para mais de 2,6 bilhões de metros cúbicos. “A barragem de Castelo é de múltiplo uso, que pode ser usado como hidroelétrica, mas principalmente pode evitar as cheias do Rio Poty, evitando transtornos como aconteceu nos últimos dias. Essa barragem só perderia para a de Algodões”, finalizou.
Renato Berger diz que continua no Podemos
Por Samantha Cavalca
Renato Berger, que atualmente ocupa uma assesoria especial na Prefeitura de Teresina, diz que continua integrando os quadros do Podemos.
Pelos bastidores circulou a informação que o deputado estadual Georgiano Neto teria convidado Berger para ingressar no PSD. Ao blog, Renato Berger confirma que eles estiveram juntos na semana passada: "Conversei rapidamente com Georgiano. É uma pessoa que admiro muito, tanto ele quanto seu pai, deputado Júlio Cesar, mas agora não existe motivo para eu sair do Podemos”, diz Renato.
Ele também disse ao Primeira Mão que a meta do Podemos é fazer uma chapa competitiva para vereadores, inclusive com a presença de nomes fortes femininos.