Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 568 de 665Assis: “Temos que defender Educação das idiotices de malucos no poder”
Por Sávia Barreto
Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a direção do PT no Piauí se reúne para discutir o processo eleitoral. O presidente do diretório estadual da sigla no estado, deputado federal Assis Carvalho, conversou com o blog Primeira Mão e adiantou que na reunião também serão discutidos processos de filiados acusados de infidelidade partidária e que poderão ser expulsos da legenda.
“Está na comissão de ética do partido. Só posso tratar após a reunião”, destacou Assis, que deve se reeleger para a presidência do diretório. Sobre as metas, ele destacou “ampliar prefeitos e vereadores em 2020, formar mais quadros partidários, manter a luta contra a truculência nacional e lutar pela liberdade de Lula, hoje preso político. E defender a Educação do país que sofre com as idiotices desses malucos que estão no poder”, frisou.
Já a respeito da discussão sobre candidatura a prefeito de Teresina, Assis Carvalho disse ficar “do lado do [deputado estadual] Franzé”, ou seja, a favor de uma discussão mais ampla com aliados sobre candidatura própria. O vereador de Teresina, Dudu, foi confirmado pelo diretório municipal como pré-candidato a prefeito pela legenda, além do ativista social Júnior MP3.
“Está certo, é o Júlio”, diz João Mádison sobre a presidência da CCJ
Por Sávia Barreto
O impasse sobre a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí está resolvido, segundo o deputado estadual João Mádison (MDB) informou ao blog Primeira Mão nesta segunda-feira, 13. “O candidato vai ser o Júlio Arcoverde e vamos eleger ele. Nós temos compromisso e ele vai voltar”, frisou Mádison.
Procurado pelo blog, Arcoverde disse que só comentaria o caso quando retornasse à Assembleia Legislativa. Ele deve deixar a secretaria municipal de Esporte e Lazer e, em seu lugar, assume o suplente de vereador Marquim Monteiro (Progressistas).
O Progressistas e o MDB, junto com o PSD, formam um bloco na Alepi que acordou o revezamento da presidência da CCJ. No primeiro ano seria um nome do Progressistas e, no segundo ano, alguém do MDB. Com a saída do deputado Wilson Brandão para a pasta estadual de Mineração, o cargo está sendo ocupado pelo vice, Henrique Pires (MDB). O PT, no entanto, defende nova eleição e quer indicar alguém para a comissão mais importante da Assembleia, que é a que decide a legalidade dos projetos a serem votados.
Georgiano após reunião com Dias: “Não tem mal-estar com o governador”
Por Sávia Barreto
A reunião entre o deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César, ambos do PSD, com o governador Wellington Dias (PT) na manhã desta segunda-feira, 13, foi pautada em “superar” o tema “cargos”, conforme explicou Georgiano à coluna Primeira Mão: “Isso está superado, resolvido. Não há nenhum mal-estar com o governador”, frisou o deputado.
O PSD pleiteava o comando da Adapi (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) além da pasta de Agricultura, mas ficou apenas com a gestão dessa última. Georgiano não descartou também as especulações de que Júlio César poderia ser ministro da Cidades do governo Bolsonaro: “Estamos aguardando ainda”, pontuou.
Florentino tenta montar equipe, enfim, alinhada com ele
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, reconduzido ao cargo, agora exercita a difícil missão de montar uma equipe na Sesapi que seja de fato ligada a ele e confiável. Nessa montagem, é claro, ele não deixa de atender pedidos de indicações, inclusive do ex-ocupante da pasta, deputado estadual Francisco Costa, mas o núcleo duro é mais
ligado ao próprio Florentino.
Para reforçar o time, técnicos da Secretaria de Administração na gestão do hoje deputado estadual Franzé
Silva e de Ricardo Pontes já assumiram suas funções e diretorias. E na comunicação, duas jornalistas de peso: Eli
Lopes e Élida de Sá.
Deputado Oliveira Neto reforça base em S. Raimundo Nonato
Por Arimatéa Carvalho
Retornando à região de São Raimundo Nonato, onde foi bem votado, o deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) participou da III Cavalgada dos Vaqueiros no final de semana, no bairro Paraíso das Aves. "O meu amigo e líder político, Avelar Ferreira, que contribuiu para o evento, bem como fez da sua casa um palco de fé e devoção com a missa de encerramento do novenário de Nossa Senhora de Fátima, nos recebeu de braços abertos", disse.
Avelar Ferreira foi um aliado importante da campanha de Oliveira Neto. O jovem parlamentar obteve 2.195 votos na cidade, atrás apenas de Hélio Isaías, cuja esposa é a prefeita de São Raimundo, Carmelita Castro.
Caio Bucar recebe homenagem de comunidades da Zona Norte de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A Escola Marista (que atua há 22 anos em Teresina) e o irmão Pedro Ângelo Rezende foram homenageados em grande solenidade pública na Câmara de Teresina pelos serviços prestados em toda a comunidade na Santa Maria da Codipi, na Zona Norte da capital. Ângelo Rezende recebeu das mãos do vereador Caio Bucar o título de Cidadão Teresinense, que propôs a homenagem.
"Nos reunimos para prestar homenagem à educação, um dos pilares da sociedade, que contribui na formação intelectual e moral de seus alunos por várias gerações", disse Caio. Ele, aliás, recebeu uma homenagem surpresa por sua dedicação à comunidade da Zona Norte da capital.
Diversas lideranças prestaram a homenagem ao vereador, que tem forte atuação nessa área da cidade.
Aliados no plano estadual: em Picos, a história é diferente
Por Sávia Barreto
Alguns pontos importantes sobre o encontro das oposições ao prefeito de Picos, Padre Walmir, realizado no último final de semana:
O encontro une aliados do governador Wellington Dias no plano estadual contra um adversário em comum, porém, do próprio partido do governador, o padre Walmir. Como ocorreu em 2016, o desconforto em 2020 não deve ser minimizado e pode ser o suficiente para intensificar fissuras na base. A aguardar. As eleições municipais, aliás, armam cenários independentes que colocam em lados opostos coligados do Palácio de Karnak.
Nos bastidores, a informação de que o senador Ciro Nogueira (Progressistas), que é quem lidera – inclusive a nível pessoal – a oposição ao Padre Walmir, considera 2020 crucial para os planos do Progressistas para 2022, quando pretende lançar um candidato ao Palácio de Karnak. Dessa forma, ganhar em Picos tem um simbolismo a mais. Ou seja, o empenho será redobrado.
Daniel sobre novo pedido da defesa de Lula: “Copiaram e colaram”
Por Sávia Barreto
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (10) que pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o ex-presidente cumpra o que resta da pena imposta no caso do triplex em regime aberto. Segundo os advogados, o pedido foi protocolado na noite desta sexta-feira (9). A tese usada na defesa de Lula é a mesma do ex-secretrário estadual de Justiça do Piauí e advogado, Daniel Oliveira, que teve negado seu pedido de habeas corpus protocolado no Supremo Tribunal Federal para a soltura do ex-presidente.
Após o pedido da defesa de Lula, Daniel Oliveira se pronunciou em seu perfil no Instagram: “Eita jogo duro. Primeiro os caras negam a tese em que pioneiramente apresentei no STF nos autos do HC 170717. Depois copiam e colam e nem citam a referência a peça que fizemos no escritório. E vão dizer que foram eles que soltaram o Lula por uma tese deles ditos medalhões...quero ver se eu fosse do eixo Rio São Paulo teria o mesmo tratamento. Sabe qual nome disso?! Preconceito! Só isso! Precisa desenhar?”, questionou.
“Mas a vida é assim: dura e cheia de desafios. Seguirei firme na defesa da liberdade total ou através do semiaberto para o maior presidente que o Brasil já teve: Luiz Inácio Lula da Silva”, completou Oliveira.
PEDIDOS DE HABEAS CORPUS ANTERIOR FOI NEGADO
O ministro Edson Fachin negou o pedido protocolado no 29 de abril pelo piauiense. Após as apresentações do pedido inicial e de duas manifestações, a negativa para o andamento do caso foi definida pelo ministro. A ação de Habeas Corpus foi feita por Daniel, que não integra a defesa constituída pelo ex-presidente. Ele alegou que a redução da pena de Lula, após decisão do STJ, alterou a contagem para prisão em regime fechado, possibilitando a transferência ao semiaberto.
Daniel Oliveira também protocolou nova solicitação para a soltura de Lula e o caso está com o presidente do tribunal, Dias Tóffoli.
ENTENDA AÇÃO
De acordo com o Código Penal, o condenado em regime aberto deve trabalhar, frequentar ou exercer outra atividade autorizada fora do estabelecimento prisional e sem vigilância, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga.
Em abril deste ano, a Quinta Turma do STJ manteve a condenação de Lula, mas reduziu a pena para 8 anos e 10 meses. A defesa pedia que o ex-presidente fosse absolvido. Foi com base nessa decisão que a defesa agora diz ter apresentado ao STJ os chamados embargos de declaração, um tipo de recurso que busca esclarecer contradições, omissões e obscuridades do julgamento, mas não pode mudar a decisão tomada pela Turma.
Lula foi condenado em 2017 a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, no caso do triplex. A decisão foi do então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública. Em janeiro do ano passado, a condenação foi confirmada pela Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), tribunal de segunda instância, que aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão.
O ex-presidente foi preso em São Paulo, em abril do ano passado, e levado a Curitiba, onde cumpre pena desde então. Lula ainda responde a outros seis processos em tramitação em diferentes instâncias da Justiça.
Marcelo traz ministro dia 7 para começar ponte
Por Arimatéa Carvalho
O senador Marcelo Castro (MDB) fechou a semana conseguindo duas importantes obras para o Piauí. Uma delas é a construção da nova Barragem de Algodões, em Cocal. Essa foi com o ministro Gustavo Canuto (Integração Nacional), que incluiu o dinheiro da barragem no orçamento da União, ou seja, ela não dependerá da liberação do dinheiro de
emendas. Marcelo é o presidente da Comissão Mista do Orçamento.
A segunda obra começa logo: dia 7 de junho o ministro da Infra-estrutura, Tarcísio Freitas, vem ao Piauí para assinar a ordem de serviço da construção da ponte que liga Santa Filomena ao Maranhão. Produtores de grãos pedem essa ponte há bastante tempo.
Flora se reúne com W. Dias e depois trata de indicações com Ellen Gera
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Flora Isabel (PT) participou de reunião com o governador Wellington Dias e deputados da base aliada no Palácio do Karnak sobre as definições do segundo escalão. Em seguida, a parlamentar se encontrou com o secretário estadual da Educação, Ellen Gera, e tratou de indicações na área da educação. Flora tem forte
atuação na defesa da educação.
"Conversamos com o secretário Ellen Gera sobre as demandas da eduçação", registrou a parlamentar do partido do governador.