Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 566 de 665Enzo relembra tempos de protesto e se manifesta na rua contra cortes
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina, Enzo Samuel (PC do B), rememorou os tempos de movimento estudantil nesta quarta-feira, 15, durante protesto em Teresina contra o contigenciamento de recursos na Educação anunciado pelo governo Jair Bolsonaro. Ele se juntou aos manifestantes e foi um dos poucos parlamentares a atuarem nas ruas durante o protesto, que reuniu descontentes com os rumos que o governo planeja implementar nas universidades públicas.
"Estou aqui resistindo contra esse desmonte que o Governo Federal quer realizar, inviabilizando o funcionamento das Universidades Públicas. Essa é uma luta de todo o povo brasileiro, afinal, a Universidade é um espaço onde forma profissionais que trazem retorno para a sociedade, é o espaço de realizar pesquisas e extensão que beneficia todo mundo, é o espaço que forma cidadão", disse Enzo, ao lado de Cássio Borges, que assim como o vereador, figurou como liderança do movimento contra o aumento da passagem de ônibus na capital em 2012.
Júlio em espera: no aguardo da convocação de mais deputados por W.Dias
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão adiantou que o governador Wellington Dias (PT) ainda deve convocar dois deputados de sua base para compor o secretariado e, assim, acomodar os suplentes Belê Medeiros (Progressistas) e Elisângela Moura (PC do B). Dessa forma, o deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas), já deixou o cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer de Teresina mas ainda não foi empossado novamente como deputado. Tudo isso para não tirar Belê Medeiros da cadeira de suplente. Ele espera uma definição do governador em poucos dias:
“Estou esperando que o governador converse com alguns deputados que têm a pretensão de ser secretários para não atrapalhar esse princípio de continuidade que a deputada Belê está aí, eu preferi aguardar 48h, 72h, para conversar com o presidente Themístocles e o governador. Acredito que no mais tardar até segunda-feira nós temos uma definiçã”, disse Arcoverde.
O blog chama a atenção para o uso do plural na fala do parlamentar: “deputados” devem ser chamados por Wellington Dias, ou seja, tudo indica que são mesmo Flávio Nogueira Jr, no Turismo, e Fábio Novo, na Cultura. Júlio, por sinal, será o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
Bancada do Nordeste se reúne com Bolsonaro para debater reforma
Por Sávia Barreto
O coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Júlio César (PSD), confirmou a reunião das bancadas na próxima quarta-feira (22), a partir das 8 horas, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a aprovação da reforma da Previdência e rever o pacto federativo.
Segundo o deputado, que esteve ontem (14) numa reunião preliminar com o presidente Bolsonaro, nessa reunião será para discutir os problemas regionais e a revisão do pacto federativo com a aprovação da emenda que ele apresentou à PEC da Previdência.
Júlio César argumentou que antigamente tinham recursos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica que eram partilhados com os estados e municípios, mas a União transformou em contribuição e passou não dividir mais esse dinheiro.
“O retorno da divisão da Contribuição Sobre o Lucro Líquido das empresas é uma maneira de compensar as perdas dentro do pacto federativo. É uma forma de diminuir a diferença entre os ricos e os pobres, principalmente na região Nordeste. E dessa forma, vamos atrair os parlamentares que eram contra a reforma da Previdência, que passarão a apoiar, porque não terão argumentos para serem contra. Os 5.568 prefeitos e os 27 governadores estão de acordo”, justificou o deputado.
Ele reafirmou que a reunião acontece na quarta-feira (22), com o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia para fazerem essa compensação. “Vamos nos empenhar para aprovar a reforma da Previdência com esta emenda e se não for aprovada não tem revisão do pacto federativo, porque nenhum estado e nenhum município vão ganhar”, finalizou.
Evaldo, Teresa e Neiva querem retirada de ação do Governo no STF
Por Sávia Barreto
Apesar das explicações do Governo em audiência pública nesta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Piauí, os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Teresa Britto (PV) e Gustavo Neiva (PSB) apresentaram requerimento para que o governador Wellington Dias retire o pedido de cautelar na Ação de Descumprimento do Preceito Fundamental (ADPF) nº 573/ PI que tramita no Supremo Tribunal Federal que discute a previdência dos servidores estaduais.
O secretário estadual de Administração, Ricardo Pontes, explicou ao blog Primeira Mão qual é a intenção do Estado: “Estamos buscando uma segurança jurídica. Em relação aos servidores não concursados desse período de antes da Constituição Federal, eles são celetistas ou estatutários? Se são celetistas vamos encaminha-los para o regime geral de Previdência, o INSS, ou eles vão se aposentar pelo regime próprio do Estado? E os que já se aposentaram e são daquele período, o que fazer?”, ponderou.
Se encaixam nesse questionamento 26 mil servidores já aposentados, 10 mil servidores ativos e centenas pleiteando a aposentadoria. “Não há consenso jurídico nessa matéria, daí a necessidade de recorrer à Suprema Corte para termos um entendimento definitivo”, completou Pontes.
Já o deputado Evaldo Gomes disse que o ideal é que o Governo repense a decisão e retire a ação. “A gente pede ao governador, que é um homem de diálogo, que ele possa reavaliar esse ponto de vista, porque sabemos que 1.500 servidores estão entrando na Justiça querendo o FGTS. Cabe uma negociação, é melhor do que tomar uma decisão desastrosa dessas”, falou Evaldo.
Landim trata da conclusão da BR 020 com generais
Por Arimatéa Carvalho
O suplente de deputado federal Paes Landim esteve em audiência com o diretor geral do DNIT, general Santos Filho, para incluir a conclusão da BR 020 entre as prioridades do Governo Federal.
Na segunda-feira, Landim esteve com o vice-presidente, general Hamilton Mourão, relembrando a luta que o deputado Milton Brandão travou, ao longo de sua trajetória política , em defesa da BR 020. Mourão destacou que chegou a conhecer pessoalmente o então deputado Milton Brandão na casa do seu pai, posto que o político piauiense era primo irmão do seu avô.
Daniele reassume Iaspi e firma novo compromisso
Por Arimatéa Carvalho
A médica Daniele Aita foi reconduzida ao comando do Iaspi. "Reassumimos a pasta com o compromisso e responsabilidade de fazer ainda melhor", comentou ao blog. Ela conseguiu, na primeira gestão à frente do órgão, ampliar os números de atendimentos tanto no Iaspi Saúde quanto no Plamta (internação), manter os valores pagos muito abaixo dos de mercado e incluir netos entre os beneficiários do plano de saúde do governo.
Na segunda-feira, dia 20, Daniele já participa em São Paulo do 8º Meeting das Instituições de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos. O Conselho Nacional das Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conesp), que promove o evento, tem dois anos de criação e participação ativa do Piauí.
Wilson Martins sobre saída de Messias: “Não merece comentário”
Por Sávia Barreto
A saída do partido do ex-militante histórico do PSB, Messias Júnior, anunciada esta semana, parece não ter sido pacífica. O blog Primeira Mão procurou o ex-governador Wilson Martins, que preside o PSB no Piauí, para saber dele os motivos de Messias ter deixado a legenda. “Não merece nem comentário”, respondeu Martins.
Tudo indica que Messias Júnior deva se filiar ao Solidariedade, com tem uma relação próxima com o deputado estadual Evaldo Gomes, que preside a legenda.
O fato de Messias Júnior ter deixado a legenda explicita que o ex-governador segue no comando do partido, já que no início do ano eram fortes as especulações de que Wilson poderia deixar a sigla. Nacionalmente, o PSB é oposição ao presidente Jair Bolsonaro e aliado do PT. No Piauí, o partido segue em oposição ao governador petista Wellington Dias.
Franzé Silva: “Governador não vai ceder sobre hospitais regionais”
Por Sávia Barreto
“Governador bateu o martelo e não vai ceder sobre os hospitais regionais: vai ser critério técnico e está fora da discussão de segundo escalão”, explicou o deputado estadual Franzé Silva (PT) ao blog Primeira Mão a respeito da divisão de cargos do Governo no interior do estado.
Primeira Mão: -“Conversei com muitos deputados que me contaram que se isso ocorrer estão insatisfeitos. Eles dizem que essa é mais uma estratégia para o PT fazer as indicações. É verdade?”
Franzé Silva: - “Nós queremos que os outros deputados sigam o exemplo do PT. Estamos é atrás de obras. Acabou discussão por cargos, agora é hora de buscar obras para melhorias nos municípios”.
PASTA QUE FAÇA OBRAS
“Nós vamos procurar o governador é para conseguirmos recursos para obras”, respondeu o deputado petista, quando questionado pelo blog Primeira Mão a respeito da informação de que o PT estaria buscando mais espaços no Governo, com a possibilidade de trazer à tona alguma coordenadoria ou superintendência extinta pela reforma administrativa e que faça obras, como adiantou o blog esta semana após apuração com fontes da legenda.
“O Governo já está funcionando em plenitude. Queremos saber a capacidade de investimento do Estado e requerer obras para os municípios em que fomos votados”, explicou Franzé.
Indústria no Piauí otimista com governo Bolsonaro: “Colher em 2020”
Por Sávia Barreto
O novo presidente da Associação Industrial Piauiense, Andrade Júnior, disse ao blog Primeira Mão que o cenário no país “parece ser ruim, mas é uma oportunidade”. No Piauí, o setor industrial corresponde a apenas 12% de toda atividade econômica do Piauí.
“Podemos dar um salto sim. Precisamos de mais articulação do Estado, atuando como indutor para levar infraestrutura necessária e criar ambientes favoráveis. A gente quer criar articulação forte com governo estadual e municipal. E foco na inovação, por isso queremos estreitar essa relação de indústria, universidade e pesquisa”, enumerou Andrade, que tomou posse no cargo na última segunda-feira, 13.
O presidente da AIP disse estar otimista com o governo Jair Bolsonaro: “Percebo que novo governo está tomando decisões importantes, que não terão efeito imediato, mas em 2020 devemos colher”.
Apesar da visão positiva, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (14) que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano caiu para 1,5%. Para Paulo Guedes, a economia brasileira está "no fundo do poço".
Paulo Guedes deu as declarações ao participar de uma audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO). No ano passado, o governo Michel Temer enviou, e o Congresso Nacional aprovou, o Orçamento de 2019. Conforme o documento, a previsão era o PIB crescer 2,5%.
PT segue insatisfeito e pode ressuscitar coordenadoria que faça obras
Por Sávia Barreto
O Partido dos Trabalhadores segue descontente com os espaços obtidos com a reforma do governador Wellington Dias (PT). A direção da sigla deve levar ao governador a demanda por um espaço na gestão que seja responsável por fazer obras. O PT ficou com pastas importantes no secretariado, como Saúde, Educação e Fazenda, mas se ressente de não ter como tocar obras, mostrando aos eleitores o resultado direto e palpável da gestão pública.
Como todas as secretarias foram ocupadas, resta uma manobra como a ressuscitação de uma coordenadoria extinta pela reforma. A sugestão que o blog ouviu de um petista foi o Programa de Combate à Pobreza Rural, que foi extinto com a reforma administrativa.
Parte dos petistas ouvidos pelo Primeira Mão, no entanto, alegam que há descontentamento pessoal de alguns membros do partido que não tiveram suas demandas individuais atendidas.