Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 558 de 665Teresa quer encontro com WDias: “Falar com secretário não resolve”
Por Sávia Barreto
A questão é grave e precisa ser resolvida urgentemente, avalia a deputada estadual Teresa Britto (PV) após visita com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí aos hospitais regionais de Picos e Floriano. Ela foi acompanhada da deputada Lucy Silveira (Progressistas) e dos deputados Gustavo Neiva (PSB) e Francisco Costa (PT). Teresa quer se reunir essa semana com o governador Wellington Dias (PT) para tratar do tema. Ela pede hoje ao secretário de Governo, Osmar Júnior, espaço na agenda de Dias.
“Falta pagamento aos servidores, luva, lençol, e ele (governador) é quem tem a caneta para resolver. Não adianta falar com secretário de Saúde ou de Finanças, tem que ser com ele mesmo. Vamos levar esse relatório pessoalmente e pedir urgência para que o governador libere os recursos”, disse Britto ao blog Primeira Mão nesta quarta-feira, 29. Ela acrescentou que independente da questão financeira, faltam gestores capacitados para resolver problemas nos hospitais. Próximas visitas acontecerão na semana que vem. Entre os hospitais que devem ser visitados estão o de Uruçuí e Parnaíba.
Dr.Pessoa ainda é aposta principal do MDB para disputar PMT
Por Sávia Barreto
Emedebista confidenciou à coluna que o ex-deputado Dr.Pessoa (sem partido) ainda é a aposta principal do MDB para disputar a Prefeitura de Teresina em 2020. Segundo ele, que por motivos óbvios não quer ter o nome revelado, as pré-candidaturas de do deputado estadual Henrique Pires e do vereador Luís Lobão são meramente figurativas.
Não que os dois não sejam bons nomes, o problema é que os adversários são fortes: um candidato do PT ou apoiado pelo governador Wellington Dias e um candidato tucano ou apoiado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), lados que costumam polarizar a disputa eleitoral.
Chá das 15h: base se pacifica em divisão dos cargos de segundo escalão
Por Sávia Barreto
Não é um chá tão famoso como o da rainha Elisabeth na Inglaterra, mas no Palácio de Karnak, diariamente às 15h, os deputados estaduais têm se revezado em grupos divididos por votação em municípios.
A pontualidade dos encontros tem motivo: a definição dos cargos de segundo escalão no Governo estadual em cidades do interior. Tudo deve ser resolver até o final de junho, já que as indicações precisam ser avaliadas pelo Karnak. Depois que o governador tirou os hospitais regionais do alcance dos parlamentares, os ânimos acirrados enfim se acalmaram. Até agora.
Florentino e Pablo visitam hospitais após denúncias de deputadas
Por Arimatéa Carvalho
Diante das denúncias das deputadas estaduais Teresa Brito (PV) e Lucy (Progressista), da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, contra os hospitais de Picos e Floriano, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, anunciou que irá visitar os dois estabelecimentos regionais na sexta-feira e no final de semana. Em Picos, ele estará ao lado do deputado estadual Pablo Santos (MDB), presidente da Fundação Hospitalar, responsável pelo hospital de Picos.
"Com relação ao hospital de Floriano, devemos analisar que houve um aumento da demanda lá em 77%. Floriano atende hoje cerca de 200 municípios do Piauí e do Maranhão, sendo que diversos serviços não estão referenciados par o hospital, comprometendo o orçamento do hospital. Mas diversos investimentos foram feitos em Floriano", disse Florentino. O hospital será reformado a um custo de R$ 10 milhões.
Em Picos, vai ser construído um novo hospital, embora haja um entrave judicial. Isso impede a retomada da obra do novo hospital. "As reformas em curso podem trazer algum transtorno aqui e ali em Picos, mas estamos resolvendo", afirmou.
Jeová é contra PEC que aumenta mandato de prefeitos e vereadores
Por Sávia Barreto
Se dependesse do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), os vereadores de Teresina teriam que se contentar com seus quatro anos de mandato e pronto.
A pedido da coluna, Jeová avaliou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/19 que tramita na Câmara Federal e prorroga por dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores eleitos em 2016, adiando o término para 2023, mesmo ano em que se conclui os mandatos dos governadores, deputados federais e estaduais eleitos em 2018. O objetivo é unificar as eleições no País.
“É importante que se tenha eleição a cada dois anos, que se possa estar analisando os nomes. Você imagina uma eleição única, a estrutura de um deputado federal ou estadual... rapidamente eles aplicam essa estrutura em um vereador. É usar a máquina pública. Sou totalmente contrário. O brasileiro tem sim que exercer sua cidadania a cada dois anos”, avaliou Jeová Alencar sobre a PEC. Ou seja, na visão do vereador, apenas aqueles que já possuem recursos poderão competir com chances reais de vitória em pleitos unificados.
Assis diz que “não quer aparecer” e comenta candidatura de Dudu no PT
Por Sávia Barreto
Confirmada a candidatura do vereador Dudu à presidência do diretório estadual do PT, o opositor, deputado Assis Carvalho, conversou com o blog sobre a disputa. Ele avalia a discussão como precoce e aproveita para alfinetar Dudu: “Esse debate será feito depois do dia 15 de julho. Fazer esse debate antes é querer aparecer na mídia. Não é o meu caso”, disse Assis ao blog Primeira Mão nesta terça-feira, 28.
Dudu e o grupo da deputada federal Rejane Dias estão se movimentando nos bastidores para dialogar com os descontentes com a gestão de Assis Carvalho. Na última eleição do diretório estadual Dudu votou em Assis contra Pedro Calixto. O deputado federal segue em repouso após cirurgia no coração.
Saída de Novo é dada como certa e PT discute vaga na Mesa Diretora
Por Sávia Barreto
Tudo bem que o PT conseguiu a segunda vaga na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí, indicando o deputado estadual Cícero Magalhães para compor na CCJ junto com Francisco Limma e sob a presidência de Júlio Arcoverde (Progressistas). Magalhães, inclusive, foi escolhido ao invés de Ziza porque o ex-secretário estadual de Meio Ambiente já está na Comissão de Meio Ambiente além de Cícero ser reconhecido pela experiência e pronto para as brigas a favor do Governo na Comissão. O problema agora é outro: Fábio Novo.
Fábio Novo segue dizendo publicamente que não deseja ir para a secretaria estadual de Cultura. Mas sua saída da Alepi já é dada como certa de maneira tão concreta que Francisco Limma está falando agora sobre quem vai ocupar o lugar de Fábio na Mesa Diretora da Assembleia. Novo é o primeiro secretário geral e tem que decidir se tira licença ou renuncia ao cargo. O PT almeja ficar com a vaga. Mas há partidos de olho no espaço. “Aqui na Assembleia duas coisas funcionam: o regimento ou o entendimento”, acredita Limma.
Elmano votará a favor do Coaf na Economia – mas voto pode mudar
Por Sávia Barreto
“Gostaria que o Coaf ficasse na Justiça com o ministro Moro, agora como já está chegando ao Senado e vai para votação terça e quarta, se fizermos modificação terá que voltar para a Câmara e terá risco. Por isso votarei para que fique no ministério da Economia”, explicou o senador Elmano Férrer sobre seu voto a respeito do projeto de lei de conversão da MP 870, que trata da reforma administrativa do governo federal.
Mas o voto de Elmano pode mudar, já que no Senado, sobretudo após as manifestações populares de domingo (26), a avaliação de um grupo de senadores é de que o Coaf, sob a responsabilidade de Moro, é um anseio dos brasileiros.
Diretório municipal do PSL em Teresina: definição só em junho
Por Sávia Barreto
Paciência é a palavra de ordem para os bolsonaristas ansiosos pela direção do PSL em Teresina. O presidente estadual do partido, vereador Luís André, confirmou ao blog Primeira Mão que a definição do nome que vai presidir a sigla e estará na linha de frente da legenda nas eleições 2020 só ocorrerá no final de junho.
A prioridade agora é realizar novas filiações no PSL. “Nós já fizemos algumas reuniões com as pessoas que querem participar, mas o importante é fazer uma composição que aglutine todas as forças, não só os vereadores mas todos aqueles que participaram da campanha do presidente”, destacou Luís André.
Nos bastidores o nome mais cotado é o do bombeiro militar capitão Anderson. Mas a questão não é pacificada, já que a vereadora Teresinha Medeiros almeja o mesmo posto e o vereador Ricardo Bandeira também não estaria 100% contemplado – ele aguardaria ser tesoureiro, algo que ainda não se concretizou.
Delegada Ana Melka pode ser candidata a vereadora
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, convidou a delegada Ana Melka Cadena, atualmente ocupando o cargo de subsecretária de Segurança Pública do Piauí, para concorrer a vereadora de Teresina no próximo ano. A bela e compentente delegada não disse sim nem não. “Acho que ela ficou balançada e vamos insistir nesse grande nome para fortalecer nossa chapa”, elogia o parlamentar.
O Solidariedade tem se fortalecido após a posse de Evaldo na presidência da sigla no Estado, inclusive com a ocupação de espaços importantes, como a Fundação Wall Ferraz, da Prefeitura de Teresina, para onde foi indicado Scheyvan Lima. Na última semana, Messias Júnior ingressou no SDD, saído do PSB.