Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 546 de 665João Mádison admite apoio a Fábio Abreu: “Mas precisa procurar o MDB”
Por Sávia Barreto
O MDB posiciona-se, até agora, na busca de viabilizar uma candidatura própria para a Prefeitura de Teresina. Mas na falta de um nome forte que tope o desafio na própria sigla, líderes já admitem abrir o canal de diálogo com o deputado federal e secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu (PL), que hoje aparece como o mais bem avaliado em pesquisas internas de intenção de voto no campo da oposição.
“Não vejo nada de impossível (apoiar Abreu). Fábio Abreu é uma grande liderança, não podemos menosprezá-lo e isso está dando resultado, as pesquisas mostram, foi o mais votado em Teresina. É uma candidatura forte”, destacou João Mádison em entrevista ao blog Primeira Mão nesta quarta-feira, 19.
“ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTOS”
O deputado do MDB, no entanto, criticou a demora de Fábio Abreu procurar as lideranças do partido para dialogar e discutir uma composição. “Agora precisa que o Fábio Abreu procure o partido, coloque essa vontade, porque a pessoa precisa ter a vontade. Eu não posso dizer que sou candidato se eu não mostrar. Ele precisa procurar o MDB, nós estamos de portas abertas, para mostrar o projeto que ele tem para Teresina e o MDB possa debruça-lo”, argumentou João Mádison, que descartou totalmente a ideia de uma chapa pura do MDB, como foi ventilado nos bastidores essa semana a respeito de uma composição que alinhasse Dr. Pessoa (ainda sem partido) e o vereador de Teresina Luís Lobão.
“Não podemos fazer chapa pura, temos que buscar outros partidos para estarmos aglutinados nessa tarefa de vencer as eleições na capital”, concluiu.
Berger diz por que não volta ao PSDB: “Procuro lugar que me trate bem”
Por Sávia Barreto
O ex-vereador Renato Beger está de malas prontas para deixar o Podemos. O destino mais certo, até agora, é o PSD, mas ele segue conversando com outras siglas, como MDB, Democratas e PTB. Berger conversou com o blog Primeira Mão e, mesmo afirmando que não há "brigas" com o grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB), admitiu que há um distanciamento com o ex-aliado: "Nunca mais consegui falar com ele".
O ex-presidente da Câmara Municipal de Teresina se ressente de não ter sido valorizado. Ele aguardava retornar ao comando da secretaria municipal de Esporte e Lazer, já que esse era o acordo que firmou com o prefeito. Mas Firmino preferiu deixar no lugar Miguel Rosal, indicação do Progressistas.
Berger não conseguiu se reeleger no último pleito e diz que o novo partido que irá se filiar será aquele que o der maiores condições para se eleger em 2020.
O blog separou os trechos da conversa com Renato Berger:
“Podemos não vai conseguir montar uma chapa para vereador e, por isso, preciso procurar uma proposta para mim”
“Conversei muito com o Georgiano Neto. Gosto muito da mãe e pai dele. Ele só tem esse ‘probleminha’ com o Firmino”
Questionado sobre por que não se filia novamente ao PSDB, respondeu:
“Procuro um lugar que me trate bem”.
“Depois da questão da Semel, nunca mais vi o Firmino, nunca mais consegui falar com ele”
“Tem pessoas que merecem respeito. Fui presidente da Câmara, me dou bem com todo mundo, sou um homem correto, sou sério. E acho que as pessoas precisam valorizar mais isso. Mas não estou brigado com ninguém”
“Conversei com o Ronney Lustosa (DEM), Jeová Alencar (pelo MDB), e o ex-senador João Vicente Claudino (PTB). Vou decidir em breve. PSD é uma possibilidade, não um fato”
“Restos a pagar” serão prorrogados e Piauí não perderá recursos
Por Arimatéa Carvalho
O senador Marcelo Castro (MDB) informou ao presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, que o Governo Federal vai prorrogar o prazo final dos RAPs (Restos a Pagar do Governo Federal) para o dia 31 de dezembro deste ano. A data final era junho. Com isso, o Piauí não perde recursos de 22 convênios na área esportiva. A decisão, é claro, vale para todo o Brasil.
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) chegou a destacar o assunto na Assembleia, temeroso que o Estado fosse prejudicado em diversas áreas, incluindo saúde e esportes.
"Já estávamos em alerta para essa questão dos RAPs e procuramos o senador Marcelo Castro e toda a bancada federal para tentar uma solução. Essa foi uma boa notícia", comenta Clemilton, revelando que até dezembro esses recursos podem ser liberados.
“Um deputado que hamoniza”, diz Franzé sobre João de Deus na Alepi
Por Sávia Barreto
Conforme adiantou o blog Primeira Mão, o Governo já se prepara nos bastidores para convocar um deputado da base para o secretariado, trazendo assim para a Assembleia Legislativa o sétimo suplente da coligação governista, João de Deus (PT). O deputado Franzé Silva (PT) disse ao blog que o tema não foi tratado pela bancada do partido, mas admite que a ida de João de Deus para a Casa será positiva.
“Nós temos deixado o governador muito à vontade sobre a composição da Casa. Nós da bancada não discutimos isso ainda e ele é quem está tomando as decisões”, frisou. Franzé lembrou que João de Deus foi líder do Governo na Alepi na gestão passada.
“Fez um trabalho magnífico unificando a bancada. É um deputado que, se vier, colabora muito com o governo do Estado. O governador deve estar analisando essas condições para tomar a melhor decisão para a base, que é bem ampla, mas sempre um deputado que harmoniza mais é um fator positivo”, ponderou.
Henrique Pires comenta tentativa de aliança MDB e PSDB: “Nunca duvide”
Por Sávia Barreto
Pelas falas públicas dos dois personagens principais dessa novela, um acordo PSDB e MDB parece muito distante. Mas pelo olhar do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Henrique Pires, a aliança envolvendo os partidos liderados pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), está no campo das possibilidades alcançaveis.
“O Themístocles sempre ajudou Teresina e não seria por uma disputa eleitoral que não estaria à disposição com nosso deputado federal, Marco Aurélio, nessa parceria administrativa de ajudar o povo de Teresina. O senador Ciro Nogueira e o Firmino sabem que podem contar”, pontuou Pires, avaliando a pedido do blog Primeira Mão o encontro que ocorreu na última segunda-feira entre Ciro e Themístocles. Na ocasião, Ciro Nogueira disse querer fazer a ponte entre Sampaio e o prefeito Firmino Filho.
Questionado sobre como se daria essa aliança inusitada entre os partidos que hoje estão em campos opostos na política em Teresina, Henrique Pires disse que o acordo só ocorre “se o PSDB vier apoiar o MDB”. “Não duvide disso. O MDB terá candidato se o PSDB vier nos apoiar, está tudo bem. Mas nós teremos candidato próprio. Em política quase pode tudo, nunca duvide”.
O que significa a presença de Firmino no encontro do Progressistas
Por Sávia Barreto
Se fosse um filme, alguns poderiam até mesmo confundir com “Um estranho no ninho”, obra cinematográfica de 1975 com Jack Nicholson. Mas não é bem o caso. O blog Primeira Mão apurou que o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), participou do jantar dado na noite de segunda-feira, 17, na casa do deputado e presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde.
Poderia ser um encontro normal entre políticos, afinal, a base da política é o diálogo. Mas a reunião era da bancada do Progressistas e Firmino, mesmo tendo a esposa no partido – a deputada Lucy Silveira – representa uma outra sigla, que está no espectro político oposto ao do governador Wellington Dias (PT).
A presença de Firmino no encontro, na avaliação deste blog, nada mais é do que a confirmação de que o tucano caminha mesmo para filiar-se ao Progressistas para disputar as eleições 2022 pelo partido presidido pelo senador Ciro Nogueira. Vale lembrar que Ciro acredita na possibilidade de restabelecer uma ponte entre Firmino Filho e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB) – algo que encontra resistência do próprio Themístocles mas não é ao todo descartado.
Juventude do PL busca parcerias para combater drogas em municípios
Por Sávia Barreto
O presidente da Juventude do PL, Moises Moraes, esteve reunido nesta terça-feira, 18, junto ao Coordenador de Enfrentamento as Drogas, Sâmio Falcão, para discutir uma parceria entre a juventude da legenda e a Coordenadoria. O objetivo é articular um maior enfrentamento às drogas nos municípios piauienses.
“Discutimos com o coordenador com o intuito de dar as mãos em uma maior discussão para os municípios sobre a questão das drogas e estamos utilizando, além de tudo, o nosso espaço no governo do estado”, explicou Moises ao blog Primeira Mão. Ele informa que estará reunido nos próximos dias com o secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu. “Até porque o Fábio vem sendo um parceiro no combate desse mal que ataca a cada dia a nossa juventude”, completou.
Renato Berger rompe com Palácio de Cidade e se filiará ao PSD
Por Sávia Barreto
O suplente de vereador Renato Berger, que já foi filiado ao PSDB e presidente da Câmara Municipal de Teresina, vai se filiar ao PSD nos próximos dias, segundo apurou o blog Primeira Mão. Berger ocupa até agora o cargo de assessor especial do prefeito Firmino Filho na Secretaria de Planejamento, atuando na gestão de recursos externos. Mas, claro, deve deixar a função.
Havia a expectativa de que o ex-vereador, que hoje está no Podemos, iria voltar a se filiar ao PSDB. Ele chegou a ser convidado também pelo presidente do PSL no Piauí, vereador Luís André, mas optou mesmo pelo partido liderado pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que disputará a Prefeitura da capital na linha de oposição a Firmino. Um dos articuladores da ida de Renato para o PSD foi o ex-vereador Tiago Vasconcelos.
A relação de Berger com o PSDB azedou quando Firmino Filho colocou Miguel Rosal na secretaria municipal de Esporte e Lazer. A indicação foi o Progressistas. Havia um acordo para que Renato Berger retornasse à Semel com a saída do deputado Júlio Arcoverde. Com o acordo descumprido, Renato também se sentiu à vontade para seguir outros rumos longe do Palácio da Cidade. Ex-tucano histórico, Berger agora fortalece a chapa do PSD em Teresina.
Fábio Xavier sobre deixar a Alepi: “Governador pode contar comigo“
Por Sávia Barreto
Se o governador Wellington Dias (PT) conta com o PL para poder acomodar o suplente de deputado estadual João de Deus (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí, a situação parece estar equacionada. O blog Primeira Mão conversou com o deputado estadual Fábio Xavier, presidente estadual da sigla, sobre o assunto. Ele afirma que ainda não foi sondado pelo governador, mas admite que se for, assumirá a missão.
“O governador sabe que pode contar comigo para qualquer posição que desejar. Não sou membro do governo apenas porque Wellington Dias prestigia o partido, mas tenho a convicção que ele tem responsabilidade com o povo que representa”, destacou Fábio. “O governador conta comigo em qualquer lugar, na Assembleia, em secretaria... estou aqui para ajudar”, completou.
Além de Xavier, o deputado Hélio Isaías (Progressistas), é outro nome que pode se deslocar da Alepi para o secretariado visando abrir espaço para o sétimo suplente da chapa governista no Legislativo. Oficialmente, o Governo não se posicionou sobre o tema e o secretário estadual de Governo, Osmar Júnior, disse que "não havia sido informado" a respeito.
Caio Bucar entrega título de cidadão a Divaldo Franco
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Caio Bucar vai entregar ao professor, médium, filantropo e orador espírita brasileiro Divaldo Franco, de 92 anos, o título de Cidadão Teresinense. A entrega irá acontecer durante o Mednesp - Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil, na sexta-feira, dia 21, às 20h, no Atlantic City.
Caio Bucar destaca que Divalgo tem um brilhante trabalho doutrinário e social, já tendo sido homenageado por mais de 700 instituições, tanto no Brasil quanto no exterior. Nascido em Feira de Santana (BA), Divaldo leva mensagens de solidariedade e de construção do bem coletivo para todo o país, inclusive tendo uma relação próxima e afetuosa com Teresina.
"O apostolado de Divaldo Franco pode ser caracterizado como um exercídio educativo de sua vivência na Terra, desempenhando o papel de intermediário de Deus", acrescenta Caio Bucar.