Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 543 de 665Nerinho diz por que mandato de Paes Landim pode estar em risco
Por Sávia Barreto
O mandato do suplente de deputado federal Paes Landim pode estar em risco, avalia o deputado estadual Nerinho, do PTB, sigla a qual Paes Landim decidiu deixar após desentendimentos com o presidente estadual, o ex-senador João Vicente Claudino. “O que sabemos é que ele não é mais filiado do PTB. A ficha de desfiliação dele foi assinada enquanto ele ainda estava na presidência. O senador João Vicente não assinou nenhuma ficha. Tem o prazo para o Ministério Público ou alguma parte interessada recorrer”, afirmou Nerinho ao blog Primeira Mão.
“Parte interessada”, leia-se, o suplente da coligação, ou seja, o ex-deputado José Maia Filho, o Mainha (Progressistas). “Eu não sei se esse prazo já passou ou ainda tem recurso... o que sei é que o deputado Paes Landim não é mais filiado ao PTB”, destacou Nerinho. A decisão de Landim de deixar a sigla que presidia no Piauí, ocorreu de modo paralelo ao reingresso do antigo presidente, JVC. Paes Landim sentiu-se desprestigiado e anunciou filiação ao MDB, fato que ainda não se concretizou.
W.Dias visita Lula em Curitiba nesta quinta-feira
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão apurou que o ex-presidente Lula recebe a visita nesta quinta-feira, 27, em Curitiba, dos governadores Wellington Dias (PT) e Rui Costa (PT), da Bahia. Na pauta, além do aconselhamento sobre questões institucionais relacionadas ao Consórcio Nordeste (a união entre os nove estados prevê o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas), eles devem discutir, naturalmente, a conjuntura política.
Tanto a defesa como os aliados do ex-presidente avaliam que mesmo com a decisão de manter o petista na prisão, a maioria dos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal já deu sinais de que há dúvidas sobre a imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro depois que o site The Intercept Brasil divulgou diálogos entre Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.
Moro condenou o ex-presidente da República a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Esse processo culminou na prisão de Lula após a condenação ter sido confirmada em segunda instância em janeiro do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Luís Lobão diz que candidatura de Pessoa não influencia em nada na sua
Por Sávia Barreto
Engana-se quem pensou que o vereador Luís Lobão (MDB) iria recuar em colocar seu nome como pré-candidato a prefeito de Teresina depois que o ex-deputado Dr.Pessoa anunciou filiação à sigla. “MDB é um partido democrático, não existe essa de chegar hoje e dizer que o candidato é esse”, pontuou.
“A entrada do Pessoa no MDB não muda em nada, praticamente em nada, o que eu determinei em relação ao meu destino daqui para frente. Irei até a convenção do MDB, sem problema nenhum”, afirmou ao blog, acrescentando que o partido tem “nomes excelentes” que poderiam ser postos e trabalhados até a convenção: “O próprio deputado Themístocles Filho, o deputado Santana, Severo Eulálio... e próximo à convenção, o nome mais fortalecido, ser encampado”. O problema é que Santana, Themístocles e Eulálio nunca colocaram os próprios nomes para disputar a PMT.
Lobão também nega que não tenha sido convidado para o evento que anunciou a filiação de Pessoa. Ele disse que esteve ausente por um questão pessoal, já que viajou no período. “Com certeza na festa de filiação do Pessoa eu estarei presente para acolhê-lo”. Nos bastidores, aponta-se que Luís Lobão está afastado do grupo de Themístocles justamente por ter proximidade com o prefeito Firmino Filho (PSDB). Firmino e Themístocles não dividem a mesma mesma e a candidatura do MDB será de oposição à gestão tucana.
Neto do Angelim, Stanley, Gustavo formarão chapa no Patriotas
Por Sávia Barreto
Os vereadores Neto do Angelim, Stanley Freire, Gustavo de Carvalho, Nilson Cavalcante e mais um outro parlamentar cujo nome está sendo mantido em sigilo, estão articulando para formar um grupo que irá disputar as eleições 2020 em Teresina pelo Patriotas. A expectativa é que o partido seja presidido regionalmente pelo apresentador e ex-deputado Silas Freire, que atualmente está filiado ao PRB.
“O Silas assumindo, vamos levar esses cinco nomes para o partido e formar uma chapa ‘meio’. É um grupo de vereadores que tiveram uma votação de cerca de 2 mil votos e a meta é fazer de três a quatro vereadores”, informou Neto do Angelim ao blog Primeira Mão. O diferencial do grupo, informa ele, é que mesmo elegendo só três nomes, “há um compromisso” para que outros dois nomes sejam chamados posteriormente como suplentes.
Dudu diz que se Franzé quiser consenso, deveria sair do PT
Por Sávia Barreto
O deputado Franzé Silva (PT) afirmou ao blog Primeira Mão na semana passada, que para ser candidato a prefeito pelo PT nas eleições 2020, precisa ter a união da sigla sob seu nome. Para o vereador Dudu, que também é pré-candidato a prefeito da capital, Franzé deveria sair do PT se espera consenso: “Quem procura consenso no PT para qualquer decisão, é melhor sair do PT. Sou filiado desde 1986, e no partido não existe isso: não se decide nada de goela abaixo e nem logo”.
“Na minha opinião é impossível ter consenso sobre o nome de um candidato para as eclipse 2020 no PT. Já temos um Norte, que é a candidatura própria. Quanto a ter uma, duas, três ou quatro candidaturas, esse é o caminho natural do PT. Em 96, só de vice, a gente tinha cinco candidatos”, destacou Dudu ao blog nesta terça-feira, 25.
Ciro Nogueira apoiando Tererê para a Prefeitura de Parnaíba
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Tererê, filiou-se nesta terça-feira, 25, ao Partido Verde. Ele vai disputar a prefeitura de Parnaíba nas eleições do próximo ano. O blog Primeira Mão apurou que a filiação de Tererê foi, no mínimo, inesperada. Ele chegou ao gabinete da presidente regional do PV, deputada Teresa Britto, para o que seria apenas uma conversa. Mas lá, gostando do que ouviu da deputada, puxou uma ficha de filiação e decidiu assinar no mesmo momento. Carpe diem!
Questionado pelo blog sobre qual a diferença desta sua pré-candidatura a prefeito em comparação com as demais em que foi candidato mas não levou a melhor nas urnas, Tererê afirmou que agora vai ter um apoio de peso: “Hoje tenho um apoio, a nível nacional, de quem promete ir a Parnaíba comigo. É um senador do Piauí que vai seguir comigo mas não posso revelar agora o nome. Ele foi quem me incentivou a ser candidato”. Nos bastidores, o blog descobriu que Tererê conta que terá o apoio do senador Ciro Nogueira (Progressistas).
“Vou ter um apoio maior, mais estrutura e ainda tem o desgaste dos que já foram e deixaram Parnaíba como está”, afirmou ele, que será oposição ao atual prefeito Mão Santa. Tererê informou que irá buscar conversar com outros nomes de oposição, como Florentino Neto e José Hamilton.
Flávio Nogueira diz que Charles Silveira vai se filiar ao PDT;ele nega
Por Sávia Barreto
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, negou ao blog Primeira Mão nesta terça-feira, 25, a pretensão de filiar-se ao PDT. A informação havia sido repassada pelo presidente estadual do partido, Flávio Nogueira, na manhã de hoje. “Essa é uma conversa antiga. Há dois anos estamos conversando. No momento certo, o Charles Silveira estará filiando-se ao PDT”, destacou Nogueira, acrescentando que além do presidente da FMS, está buscando filiar “pessoas que eram do PDT antes e possam estar voltando”. Ele preferiu não revelar quais seriam esses nomes: “Segredo de estado”.
Já Charles, que figura como um dos nomes favoritos para disputar a Prefeitura de Teresina do lado do prefeito Firmino Filho (PSDB), negou acordo com o PDT. “No momento, não”, frisou, ao ser questionado se existe possibilidade de filiar-se à sigla. A tendência é que Charles Silveira seja um nome tucano, já que o prefeito apoiará mais facilmente alguém do próprio partido no pleito do ano que vem. Silveira, inclusive, é estrela do evento de filiação da juventude tucana nesta terça-feira em Teresina.
PL e MDB juntos – pelo menos no interior
Por Sávia Barreto
Se em Teresina, MDB e PL buscam conversar para compor uma chapa majoritária rumo às eleições 2020, no interior a aproximação das duas siglas segue em ritmo mais acelerado. Um dos exemplos em que essa aliança está mais próxima de se consolidar é o município de Jardim do Mulato. No último domingo, os dois partidos bateram o martelo definindo que estarão unidos para o pleito.
“Em conversa com lideranças locais, com o líder do MDB no município o ex-vereador Paulinho do Mulato, definimos dividir o mesmo palanque. Essa união tem também o aval dos nossos dois líderes maiores de cada partido, que é o senador Marcelo Castro e o deputado estadual Fabio Xavier”, afirmou o presidente do PL no município, Moises Moraes.
Ainda será marcado um evento aberto ao público para selar a união. Os nomes para compor a chapa também serão discutidos em momento posterior.
Ronney Lustosa responde Átila: “Pelo DEM quem fala sou eu”
Por Sávia Barreto
O presidente do Democratas no Piauí, Ronney Lustosa, respondeu nesta segunda-feira, 24, ao blog Primeira Mão as declarações do deputado federal Átila Lira (PSB). Ronney destaca que Lira não pode falar pela legenda, pois ainda é filiado ao PSB. “Ele fala como se já estivesse no DEM. O deputado só pode falar quando for filiado. Se ele resolver o problema dele, que é muito difícil de ser resolvido, receberemos bem ele. Não temos problema com isso”, afirmou.
Átila Lira deve deixar o PSB para o DEM. Nacionalmente, o PSB se situa à esquerda e em oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Lira já é a favor das pautas do governo. “Pelo Democratas, quem fala sou eu. O partido dele é o PSB”, ressaltou Ronney.
Lustosa, inclusive, diz que não abre mão do mandato como presidente do partido, já que foi reeleito recentemente. “Meu mandato é de três anos. Fui reeleito dia 25 de maio e não abro mão. Vou coordenar a reeleição municipal. Nosso foco agora é trazer o presidente nacional do DEM é regularizar os diretórios municipais”.
Átila Lira (PSB) respondeu ao ex-deputado Robert Rios (DEM) nesta segunda-feira. Robert disse que se Átila for presidir o DEM, ele estará fora da sigla. Em entrevista ao blog Primeira Mão, Lira minimizou: “Ele (Robert) está preocupado porque se eu for presidente ele diz que eu vou aderir ao governo do Wellington Dias. De forma nenhuma, o DEM é um partido de direita. O Wellington é um governador de esquerda”, argumentou.
Cidade Jardim:Eleição influencia disputa por presidência de associação
Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
A disputa pela presidência da associação do bairro Cidade Jardim, próximo a Pedra Mole, na zona Leste de Teresina, revelou no último final de semana as altas temperaturas da disputa municipal na capital. Se oficialmente só se fala em eleição no próximo ano, a prática é diferente. No ar, respira-se política.
Entre os grupos brigando pela presidência da associação, havia aquele representado pelo vereador Italo Barros (PTC e pró-Firmino Filho) e do ex-vereador Sebim. Chagas Bispo, o atual presidente que buscava a reeleição, era apoiado por Italo, que chegou a levar o prefeito de Teresina e a primeira-dama e deputada Lucy Silveira (Progressistas), ao bairro, para prestar apoio ao candidato.
O resultado das urnas, no entanto, deu vitória ao grupo de oposição, do cabo Nilton - ligado ao pré-candidato a vereador Júnior Macedo, que é próximo do ex-senador João Vicente Claudino (PTB) e ao deputado estadual Georgiano Neto (PSD), pré-candidato a prefeito de Teresina - com uma diferença de cerca de 300 votos. A oposição a Firmino, que se articula para fazer o contraponto à gestão do tucano em 2020, incluindo grupos ligados ao MDB e ao PSD, encaram a perda da associação como derrota ao grupo tucano.
Questionado pelo blog Primeira Mão, o vereador Edson Melo (PSDB) resumiu: “Associação não tem título de eleitor! O povo é que vota”