Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 539 de 665Câmara aprova Dia de Combate às Fake News
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Cida Santiago aprovou na Câmara de Vereadores de Teresina o Dia de Combate às Fake News. Será todo dia 2 de abril, um dia depois do Dia da Mentira. "Diante de tantas notícias falsas disseminadas na sociedade, muita gente do bem tem pago um preço muito caro por essa situação. Por isso pensamos em trazer para o município de Teresina essa conscientização do malefício das fakes", explicou.
Sanção ou veto
O projeto das Fake News segue agora para sanção ou veto do prefeito Firmino Filho. Eles foi subscrito pelos vereadores Luiz Lobão (MDB), Deolindo Moura (PT), Italo Barros (PTC) e Pedro Fernandes (PRP).
Rafael Fonteles discute reforma em Brasília nesta quinta
Por Arimatéa Carvalho
Os secretários estaduais de Fazenda de todo o Brasil se reúnem nesta quinta-feira em Brasília para discutir a Reforma Tributária e outros temas tributários e fiscais. A reunião do Comsefaz acontece às 9h, no edifício sede do Banco do Brasil. O secretário Rafael Fonteles comenta que o evento tem entre suas pautas principais a discussão da proposta da Reforma Tributária (PEC 45/19) em tramitação na Câmara. "Vamos discutir os principais pontos da proposta e avaliar os impactos que poderão ter para o país e para os Estados", diz Fonteles, que é o presidente do Comsefaz.
Temas cruciais
A reunião do Comsefaz contará ainda com exposição do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, sobre a Reforma Tributária. O Banco do Brasil, que recebe o evento, apresentará aos secretários soluções do próprio banco voltadas para o segmento Governo. Ao final do evento, o presidente Rafael Fonteles e demais secretários e participantes atendem a imprensa nacional no prédio do BB.
Dr. Pessoa responde se aceita ser vice de Sílvio Mendes
Por Sávia Barreto
Para Pessoa, uma chapa com Sílvio Mendes seria bem-vinda. “Não vamos discutir agora quem vai ser o candidato ou quem quem vai ser o vice. Junto com o Sílvio, caso ele vá para o MDB, eu e os demais emedebistas vamos aceita-lo de coração”.
Emedebista confidenciou ao blog que a ida do ex-tucano ao MDB é uma possibilidade remota, pois o plano A do partido é mesmo Pessoa como candidato a prefeito, já que o intrépido ex-deputado lidera a maioria das pesquisas internas que os partidos têm feito para sondar o ânimo do eleitor em 2020 na capital.
Ex-vereador Ananias Carvalho se filia no PSD na segunda-feira
Por Sávia Barreto
Mas, para dissipar qualquer questionamento, o blog Primeira Mão apurou que Ananias decidiu antecipar sua filiação, que acontecerá na segunda-feira, 08, junto com a filiação de Renato Berger. O filho do ex-vereador, Ananias Júnior, já está filiado no PSD e pode ser candidato a vereador.
Deputados estão insatisfeitos com demora em nomeações do interior
Por Sávia Barreto
Engana-se quem pensa que o tema “cargos de segundo escalão” foi superado. Os deputados estaduais estão cobrando do Governo do Estado uma série de nomeações pendentes no interior. “Deputados estaduais tiveram com o secretário de Governo Osmar Júnior e pedimos uma pressa com relação a isso e ele explico que há um problema no sistema de tecnologia da informação”, explicou Júlio Arcoverde ao blog Primeira Mão.
O progressista acredita que até a próxima semana o impasse estará resolvido. Cidades como Picos e Oeiras seguem com indefinição, porque os deputados não concordam com os critérios.
Outro deputado ouvido pela coluna afirma que há insatisfação em relação a outros municípios. Os parlamentares mais votados se dizem “perseguidos” ao serem chamados de traidores com a alegação de que não apoiaram totalmente o governador Wellington Dias (PT) nas eleições do ano passado em algumas bases.
Farpas na Alepi: Um novo projeto para agradar Franzé e João Mádison
Por Sávia Barreto
As emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias em discussão na Assembleia Legislativa do Piauí resultaram em ebulição na relação entre os deputados estaduais Franzé Silva (PT) e João Mádison (MDB). O impasse foi por conta de uma emenda do deputado Nerinho (PTB), que vai na mesma linha de um projeto que tramita na Alepi de autoria do próprio Nerinho, Franzé e Júlio Arcovere (Progressistas) tratando de priorização de destinação de recursos públicos para artistas locais, semelhante ao que acontece em estados como Pernambuco.
“Não faz sentido ter uma banda cobrando R$ 200 mil e um artista do Piauí ganhando R$ 2 mil. Isso não estimula a cultura do Piauí e nem as pessoas a viverem da cultura. Infelizmente o deputado João Mádison não entendeu e levantou o tom de forma desrespeitosa”, disse Franzé ao blog Primeira Mão. O petista foi chamado por Mádison de “demagogo”. O emedebista não foi encontrado para comentar sua versão.
Depois da sessão eles tiveram uma conversa mais serena, intermediada pelo deputado Evaldo Gomes (SDD) e até se abraçaram. Estão costurando um meio termo ao projeto que atenda a todos: eventos com mais de cinco anos de existência, como o Festival de Inverno de Pedro II, poderiam ter artistas nacionais além dos locais.
Há mares que vem para o bem: o polêmico “Dia do Oceano” em Teresina
Por Sávia Barreto
Depois do polêmico Dia do Perdão – de autoria do vereador Neto do Angelim e aprovado na Câmara Municipal de Teresina com certa polêmica – chegou a vez do controverso Dia do Oceano. O projeto, de autoria da vereadora Teresinha Medeiros (PSL), não foi aprovado na sessão desta quarta-feira, 03. O vereador Ítalo Barros abriu a divergência, alegando que Teresina não tem oceano e que há outras pautas mais relevantes a se tratar.
“Tem gente que só conhece o oceano para ir beber, se divertir e até praticar atos ilícitos. E não sabe a importância do oceano em todo o ecossistema. Há interferência do mar para os rios e lagos, afinal, Teresina é banhada por dois rios e tudo desemboca nos oceanos”, argumentou Teresinha ao blog Primeira Mão. Ela promete que vai propor de novo o mesmo projeto na próxima legislatura: “Assim os vereadores terão tempo de estudar melhor o projeto e entender”, alfinetou.
Equatorial diz que não corta energia de noite e final de semana
Por Arimatéa Carvalho
A respeito de nota publicada pelo blog, na qual o deputado estadual Evaldo Gomes critica a Equatorial Piauí por cortar energia elétrica nos finais de semana e feriados, a empresa esclarece:
"A Equatorial Piauí esclarece que não realiza cortes no fornecimento de energia durante o período noturno ou em fins de semana. Contudo, seguindo o que estabelece a resolução normativa 414/2010, da ANEEL, realiza fiscalizações frequentes a fim de coibir a autorreligação de clientes inadimplentes, cujo fornecimento de energia já fora suspenso durante o horário comercial".
O deputado recebeu reclamações de famílias em seu gabinete. A Equatorial Piauí também esclarece que "executou uma dessas fiscalizações na noite do último dia 26.06 no Conjunto Jacinta Andrade, bairro Santa Maria da Codipi, onde constatou que 65 unidades consumidoras, com fornecimento de energia já suspenso pela concessionária por motivo de inadimplência, estavam ligadas à rede elétrica".
"Diante disso, a Equatorial Piauí desfez as ligações autorreligadas que, além de uma prática irregular, oferecem risco de acidentes, choques e incêndios, e prejudicam a qualidade do fornecimento de energia a toda a população, na medida em que diminuem a arrecadação da Distribuidora de energia e, portanto, os recursos que seriam destinados a investimentos na rede", prossegue.
"Esta foi uma ação pontual e extrema, em que a Equatorial Piauí agiu por se tratarem de clientes reincidentes, que em média já se autorreligaram mais de duas vezes à revelia da distribuidora, e que, conforme histórico, se aproveitam do período noturno para praticar esta ilegalidade, confiantes de que não haverá fiscalização. O corte é uma das últimas medidas da distribuidora de energia para reaver os valores que lhe são devidos. Por isso, é importante que os clientes procurem as agências de atendimento da empresa, negociem suas dívidas e fiquem atentos para o pagamento em dia de suas faturas", finaliza a empresa.
Flora apoia candidata e entra na disputa contra Assis e Dudu
Por Sávia Barreto
A assistente social Joseane Borges é o nome apoiado pela deputada estadual Flora Izabel para disputar as eleições internas do PT. Além do deputado federal Assis Carvalho e do vereador Dudu, Joseane vai tentar conseguir os votos dos filiados para presidir o PT no Piau na eleição de setembroí. Vale lembrar que a assistente social foi a primeira travesti a ter um curso superior no estado. “Joseane é militante acirrada dos movimentos sociais e LGBT”, frisou Flora Izabel.
“Quanto mais candidato, mais debate e mais proposta para ser analisada. Joseane vai andar o Piauí todo com nosso apoio. Vamos para disputar e ganhar as eleições, que tem segundo turno”, disse Flora ao blog Primeira Mão. A deputada e Joseane são do grupo Movimento PT, ala mais central do partido.
Flora movimenta a já movimentada disputa eleitoral no PT. A composição do diretório estadual é proporcional, então mesmo que não leve a presidência, os candidatos minoritários terão espaços na Executiva do partido de acordo com os votos obtidos.
Renato Berger apara arestas no PSD e filia-se na segunda
Por Sávia Barreto
Um ex-tucano na oposição. O ex-vereador Renato Berger desembarca de mala e cuia no PSD do deputado estadual Georgiano Neto na próxima segunda-feira, 08. A decisão de filiação consolida seu rompimento com o prefeito Firmino Filho (PSDB). Ele vai até entregar o cargo de assessoria que ocupa na Prefeitura Municipal.
Pedra no sapato
Houve um pequeno impasse antes de Berger anunciar a filiação ao PSD. Alguns membros do grupo de Georgiano teriam ficado incomodados com a ida de Renato – afinal, a chapa é pura e há um teto de votos – mas o ex-presidente da Câmara Municipal de Teresina teve uma conversa com nomes como o de Antônio José Lira e confirmou que estará no PSD ao blog Primeira Mão.
“No Podemos, infelizmente, não conseguimos iniciar o trabalho para montar uma chapa. Tenho que procurar uma maneira mais viável para a minha eleição. O PSD é onde eu vi a maior viabilidade”, ressaltou Berger.