Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 530 de 665Corrente de Flora deve desistir de candidatura e apoiar Assis Carvalho
Por Sávia Barreto
A corrente Movimento PT, da deputada estadual Flora Izabel, está em conversas adiantadas com o grupo do deputado federal Assis Carvalho (CNB) e deve anunciar apoio à Assis até esta quinta-feira. O blog Primeira Mão apurou com fontes do partido que sexta-feira é o dia limite para registro das chapas e respectivas candidaturas. Assim, a atual candidata a presidente do diretório estadual do PT no Piauí pela corrente de Flora, a assistente social Joseane Borges, se juntaria a Assis contra o vereador de Teresina, Edilberto Borges, o Dudu.
A assistente social foi a primeira travesti a ter um curso superior no estado. O blog questionou Joseane sobre o assunto mas ela negou acordo com a CNB. “Hoje às 16 horas teremos reunião para decidir quais os rumos da nossa candidatura. Até agora não há conversas e estamos no pleito. Pois, enquanto os outros dois candidatos estão no embate, nós estamos agregando lideranças e militantes dos movimentos sociais filiados ao Partido dos Trabalhadores”, disse.
Georgiano diz que toparia apenas conversa “administrativa” com Firmino
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) já conversou com o ex-deputado Dr. Pessoa (MDB) e o deputado federal Fábio Abreu (PL), ambos pré-candidatos de prefeito da capital pela oposição. Outro oposicionista que tem direcionado críticas a Firmino e se lança na sucessão 2020, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), informou ao blog Primeira Mão que toparia sim uma conversa com Firmino, desde que se trate de questões administrativas da cidade, fora da pauta política.
“Se for para tratar sobre os problemas de Teresina, estamos abertos ao diálogo. Quanto à parte política nos dialogamos e conversamos com as lideranças políticas que fazem oposição à atual gestão”, frisou Georgiano.
ELES FICAM
Questionado pelo blog a respeito das pré-candidaturas da chapa proporcional, e os nomes que filiou no PSD vindos da base de Firmino, Georgiano Neto garante que não teme que eles retornem ao ninho tucano, como se ventila nos bastidores. “Conversamos com homens sérios, de compromisso, que tem uma história de serviços prestados à Teresina e que não foram respeitados pela atual gestão. Estão identificados com nosso projeto, vão permanecer no PSD e vamos é reforçar esse time mais ainda”, argumentou. “Quem perde quer remendar de alguma forma”, acrescentou em referência ao grupo de Firmino.
ÚNICA OPÇÃO
Georgiano Neto garante que, ou é candidato a prefeito, ou não é candidato a nada. “Candidato a vice, não existe essa possibilidade Se não der a viabilidade de nossa candidatura a prefeito daremos continuidade ao nosso mandato de deputado”, pontuou ele, que foi o deputado mais votado do Piauí.
Wilson Martins dá carta branca para Robert: “Ele terá liberdade”
Por Sávia Barreto
Pela fala pública do ex-governador Wilson Martins (PSB) está claro uma coisa: o partido marchará na oposição na capital. Ele pretende fechar a filiação do ex-deputado Robert Rios, que já anunciou também só ter interesse de disputar em um grupo contrário ao do ex-senador Ciro Nogueira (Progressistas), que hoje está aliado ao prefeito de Teresina, Firmino Filho. “Estamos numa expectativa muito grande: há uma possibilidade real da vinda do Robert Rios para o PSB. Robert vai presidir, se quiser, o partido em Teresina e construir os caminhos. Ele terá liberdade para construir essa coligação majoritária”.
Wilson prefere não fechar portas com Firmino e lembra que o prefeito também esteve conversando com Robert há pouco tempo. Ele considera natural o fato da oposição já começar a se movimentar formando chapas um ano antes da eleição: “Quem está no poder é que não tem pressa”.
O ex-governador reitera a amizade com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), que é um adversário de Firmino. “Ele tem sido um companheiro que está sempre conversando, não só com quem ganhou, mas também com quem perdeu. Isso é muito peculiar do deputado Themístocles, a solidariedade”.
Elizeu Aguiar deixa PSL: “Partido de principiantes e arrogantes“
Por Sávia Barreto
O desconforto com a situação que passou durante o evento de posse da comissão provisória municipal do PSL em Teresina está semana não foi equacionado e o ex-candidato a senador pelo PSL, Elizeu Aguiar, confirmou ao blog Primeira Mão nesta sexta-feira, 19, que não integra mais o partido. Ele pediu sua desfiliação ao presidente estadual do PSL, o vereador da capital, Luís André. “Vou deixar o partido, não pelo caso em si. Não tenho como conviver com desrespeito. Estou muito chateado. Vou esfriar a cabeça. Depois vou decidir qual será o partido ao qual vou me filiar”, destacou Aguiar.
“Forma humilhante”
Elizeu soube apenas na hora da composição da mesa da Executiva municipal que não seria o primeiro vice-presidente e sim o segundo. Em seu lugar ficou o empresário conhecido como Walter Rei das Motos. “Sou uma pessoa de bem e fui destratado de uma forma humilhante pelo PSL”.
“Partido de adolescente”
Na avaliação de Elizeu, que teve 80 mil todos na última eleição no Piauí, já foi vereador e deputado federal, o PSL é um “partido de principiante, muito verde, adolescente”. “Tem pessoas boas sim mas é cheio de pessoas arrogantes e prepotentes. Quer se aparecer em cima de mim? Em cima de mim, não!”, argumentou ao blog.
“Houve maldade de alguém”
Elizeu Aguiar vai além: “Avisei ao Luís André para ele tomar cuidado: ‘Esse partido vai lhe levar à derrota!’. Quem tem voto não tem vez no PSL”. O ex-candidato acredita que alguém do próprio PSL possa ter prejudicado ele, já que seus votos do último pleito não foram contabilizados porque o advogado não cumpriu o prazo de entrega de documentação. “Houve maldade de alguém, dedo de alguém para me prejudicar”, acredita.
Dudu x Assis: “Melhor problema psicológico do que com a polícia”
Por Sávia Barreto
Depois de ter levantadas dúvidas sobre sua sanidade mental, o vereador de Teresina Edilberto Borges, o Dudu, resolveu se pronunciar contra o deputado federal Assis Carvalho. Ambos disputam a presidência estadual do PT no Piauí. “Se eu tiver um problema psicológico, tudo bem, porque isso é tratado, tem remédio. Pior é se eu tiver problema com a polícia e a justiça. O remédio e o tratamento é mais grave e prejudica não só a pessoa, mas atinge a todos também”, afirmou Dudu.
O vereador da capital reafirmou estar sendo vítima de uma tentativa por parte do grupo de Assis de desfiliar 2,5 mil filiados ligados a ele. “Somos minoria na Direção Municipal. Penso que Dudu está com transtorno psíquico”, retrucou Assis ao blog Primeira Mão.
Dudu, porém, mantém a acusação de que houve uma tentativa de prejudicá-lo no “tapetão” por parte do grupo do deputado federal que integra a corrente majoritária do PT, a CNB. “Reitero o que estou dizendo, queriam sim (cancelar filiações), tanto é que colocaram lá uma proposta para fazer ressalva nas filiações de Teresina mas a executiva por 6 votos a 5 aprovou uma resolução e uma decisão de estar homologando 100% das filiações e a outra proposta do grupo do Assis foi derrotada por 5 votos”, pontuou.
Ele disse ainda para Assis parar de se “preocupar com ele”. “Recado para o Assis: se o grupo lá tem maioria, não precisa se preocupar comigo nem ficar nervoso. Vá trabalhar!”.
Nel rebate capitão Anderson e mostra certidão de filiação ao PSL
Por Sávia Barreto
O empresário Manoel Lopes, o Nel, enviou ao blog Primeira Mão a certidão que comprova sua filiação ao PSL piauiense. O presidente municipal do partido em Teresina, capitão Anderson, o desautorizou a falar em nome do PSL e disse que Nel não seria filiado.
“O capitão Anderson precisa ae informar melhor sobre o PSL e seus filiados, pelo visto não conhece nada. Infelizmente esta começando muito mal a sua gestão! Sou filiado e aí está a certidão”, destacou Nel, que tem criticado o recém-empossado presidente após confusão envolvendo o ex-candidato a senador, Elizeu Aguiar e o empresário conhecido como Walter Rei das Motos.
Três gerações de Menezes inauguram Centro Administrativo
Por Arimatéa Carvalho
Na inauguração do Centro Administrativo de Piripiri, três gerações de Menezes: o prefeito Luiz, o seu irmão Quirino, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) e seu filho, neto do prefeito e que herdou o nome do avô. O local abrigará todas as secretarias municipais e torna Piripiri a primeira cidade do Piauí a ter uma estrutura que reúne todos os órgãos municipais no mesmo centro.
A obra foi iniciada na última gestão de Luiz Menezes, ficou parada na gestão do ex prefeito Odival Andrade e foi retomada pelo autor da obra, o atual prefeito, sendo inaugurada no aniversário de 109 anos da cidade.
Funcionário público terá cartão de crédito próprio
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, anunciou a criação de um cartão de crédito para servidores estaduais com juros mais baixos que os praticados no mercado. O assunto foi tratado em reunião com o diretor presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Farias, na quinta-feira. Com o cartão próprio, o servidor terá benefícios especiais criados e oferecidos pelo governo.
Emenda Parlamentar garante 500 vagas para cursos profissionalizantes
Por Arimatéa Carvalho
O vereador e presidente da Eturb, Caio Bucar, destinou R$ 235 mil em emenda parlamentar garantindo 500 vagas em cursos profissionalizantes nas áreas de Gestão em Técnicas de Vendas e Auxiliar Administrativo. O benefício será executado em parceira com o secretário da Juventude, vereador Ze Filho, e abrange moradores da zona norte de Teresina.
O vereador explica que poderão participar moradores das comunidades dos bairros Santa Maria da Codipi, Parque Wall Ferraz e Mocambinho. As inscrições para os cursos começam dia 19 de julho e são destinadas a pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
O Centro Social da Juventude (JISMAC), responsável pela organização e realização dos cursos em parceria com o vereador Caio Bucar, vai realizar solenidade de oferta das 500 vagas profissionalizantes na sexta-feira, dia 19. Na data, será comemorado o 9° aniversário da entidade e haverá a entrega do Troféu Amigos da Juventude .
Assis rebate Dudu e diz que vereador tem “transtornos psíquicos”
Por Sávia Barreto
Continua alta a temperatura da disputa pela presidência estadual do PT no Piauí. Dessa vez, o deputado federal Assis Carvalho (PT) rebateu as acusações do vereador de Teresina e seu adversário na eleição interna, Dudu, que disse estar sendo vítima de uma tentativa por parte do grupo de Assis de desfiliar 2,5 mil filiados ligados a ele. “Somos minoria na Direção Municipal. Penso que Dudu está com transtorno psíquico”, afirmou Assis ao blog Primeira Mão.
“Não tenho qualquer influência nas decisões internas do Diretório Municipal de Teresina”, completou o deputado, acrescentando que Dudu estaria se prestando a “interesses de fora do PT. “Lamentável e condenável. Há forças externas que, me enfraquecendo enfraquece o PT. E Dudu se rende a esses interesses”, argumentou o atual presidente estadual do PT.