Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 528 de 665Robert Rios quer Joaquim do Arroz como candidato a vereador no PSB
Por Sávia Barreto
O ex-deputado estadual Robert Rios confirmou ao blog Primeira Mão ter feito convite ao vereador Joaquim do Arroz para filiação no PSB. Rios, que vai se filiar na sigla e dirigi-la na capital, quer formar uma chapa forte e Joaquim está sem destino político depois que seu partido, o PRP, não atingiu a cláusula de barreira.
O PRP se fundiu ao Patriota, que em Teresina é uma sigla da base do prefeito Firmino Filho. Como Joaquim é oposição, está buscando uma legenda que tenha esse viés ideológico e o PSB parece ser o a combinação favorável.
Bastidores: Base de Firmino vê com descrença aliança PSB e MDB
Por Sávia Barreto
Os maiores partidos – Progressistas, PT, MDB, PSDB - já têm seu rumo desenhado nas eleições 2020 em Teresina. A dúvida agora fica por conta das siglas intermediárias que até agora não sinalizam lançar candidatos próprios: PSB, PTB e PDT são algumas.
Mesmo que hoje o PSB se posicione alinhado ao deputado Themístocles Sampaio com a indicação de Robert Rios como vice na chapa do ex-deputado Dr.Pessoa no MDB, a sigla do ex-governador Wilson Martins não é questão fechada na oposição a Firmino Filho.
Segundo fontes do blog ligadas aos tucanos, o grupo da situação em Teresina acredita que ainda pode atrair a sigla, quem sabe, para indicar um vice do candidato de Firmino ou ter uma pasta de peso, tal como a gestão da saúde na capital.
Patriota não será destino de Silas mas pode ser o de Stanley Freire
Por Sávia Barreto
O apresentador e suplente de deputado federal Silas Freire optou por não seguir mais com o projeto politico de comandar o Patriota no Piauí. Silas já fez o comunicado ao presidente nacional do partido, Adilson Barroso e ao presidente regional, o vereador de Teresina Gustavo Carvalho.
O blog Primeira Mão apurou que ele pretende focar em projetos profissionais no momento e não deixa de conversar com outras legendas. Por enquanto, segue filiado ao PRB. Seu filho, o vereador da capital Stanley Freire, no entanto, vai prosseguir no diálogo com o Patriota caso a composição da chapa demonstre ser o melhor caminho para sua eleição em 2020.
Gilberto Paixão recebe 5 apoios nos últimos 2 dias
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PT de Teresina, Gilberto Paixão, candidato à reeleição, recebeu nos últimos 2 dias os apoios das seguintes tendências dentro do partido: Tendência Resistência Socialista ligada ao grupo do Pedro Calisto, Maurício Solano, Sérgio Alberto e deputado Merlong Solano; Militância Socialista, do suplente de vereador Jetan; da deputada estadual Flora Izabel, dos presidentes de diversos sindicatos (Construção Civil, Rodoviários etc) e Construindo um Novo Brasil, do deputado federal Assis Carvalho.
Com esses apoios, Paixão praticamente garante sua reeleição sem grandes dificuldades.
O nome da vez:por que Washington Bonfim pode ser escolhido por Firmino
Por Sávia Barreto
O nome forte na base do prefeito Firmino Filho (PSDB) para disputar a prefeitura da capital em 2020 é o do ex-secretário municipal de Planejamento Washington Bonfim. O blog Primeira Mão apurou com fontes nos bastidores, quais os cenários que indicam o cientista político como a bola da vez na sucessão de Firmino.
Segundo interlocutores de Firmino Filho, o prefeito estaria entre duas opções: Washington Bonfim e Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde e filiado ao PSDB. Bonfim hoje está filiado ao Progressistas, mas conversas que teriam ocorrido entre os dirigentes das duas siglas apontam para a liberação sem entraves de Washington para se filiar novamente ao PSDB, caso seja mesmo o nome apoiado pelo prefeito.
Charles Silveira, que já vem se movimentando há algum tempo para ser o candidato do ninho tucano, entrou como vidraça na história. Ou seja, foi alvo do ataque dos adversários e, nessa análise de conjuntura feita por aliados da base, Washington Bonfim apareceria em seguida como alguém “novo”, um “não político” - já que nunca disputou cargo eletivo, com incontestável perfil de credibilidade técnica.
Se o cabeça de chapa for Bonfim pelo PSDB, o Progressistas do senador Ciro Nogueira não faria questão de indicar o vice, pois sentiria-se contemplado com o cientista político, que hoje tem fortes ligações com o partido. Caso esse cenário se concretize, Washington só retornaria ao estado - atualmente ele reside em São Paulo - no final do ano. É aguardar para ver.
Washington diz que pode sair do Progressistas para se filiar no PSDB
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão conversou nesta quinta-feira, 25, com o cientista político e ex-secretário municipal de Planejanenro de Teresina, Washington Bonfim, sobre a possibilidade dele deixar o Progressistas e filiar-se ao PSDB novamente. “Sim, é uma possibilidade”, admitiu quando perguntado se retornaria ao ninho tucano.
Ele também informou que ainda está ligado ao Comunitas, uma organização da sociedade civil que promove parcerias entre setor público e a iniciativa privada e, portanto, não deve retornar agora para Teresina. Washington reside hoje em São Paulo.
Bonfim é doutor em Ciências Políticas, professor licenciado da UFPI. Foi chefe do Departamento de Ciências Sociais, Vice-Diretor do CCHL e Coordenador do Mestrado em Sociologia. Secretário Municipal de Educação e Planejamento. Hoje divide com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, a preferência do prefeito Firmino Filho (PSDB) como candidato a prefeito de Teresina em 2020.
Assis diz que PT não vai entrar em “aventura kamicaze” nas eleições
Por Sávia Barreto
Se depender do deputado federal e presidente estadual do PT no Piauí, Assis Carvalho, o PT terá sim candidato próprio à Prefeitura de Teresina em 2020, mas não entrará em nenhum tipo de “aventura kamikaze”, em referência ao ataques suicidas de pilotos japoneses na II Guerra Mundial.
“Tenho no deputado Franzé Silva uma grande esperança porque é um nome que tem todos os créditos, com forte possibilidade de ser o nosso candidato e ganhar as eleições. Precisamos dialogar com outras siglas partidárias. Hoje é ruim você ter uma candidatura isolada. Esse é o cuidado que temos que ter”, disse Assis ao blog Primeira Mão, acrescentando que “quem senta na mesa tem que ter a humildade de dialogar”.
Assis Carvalho lembra que há várias candidaturas à PMT de nomes que são base do governo Wellington Dias. “Temos que ouvir cada candidatura antes”, enfatizou.
80% dos votos no diretório
O deputado estima ter 80% dos votos no diretório estadual para a eleição que pode reconduzi-lo à presidência do PT no Piauí. Ele afirma que não vai mais responder ao seu opositor, vereador Dudu, pois teria recebido o pedido de parentes de Dudu que votam nele.
“Se não for possível a unidade, vou tentar construir a quase unidade. E venho recebendo vários pedidos da família do meu opositor, que declaram voto a mim e pedem que eu não trate mais desse assunto. Então vou honrar o compromisso que fiz”.
As três propostas de Wellington Dias para o Encontro de Governadores
Por Sávia Barreto
Quem acompanha política internacional sabe que o Mercosul, bloco econômico sul-americano, está ganhando mais espaço com o acordo recém-firmado com a União Europeia. Agora, preparem-se para uma espécie de “MercoNordeste”. A coluna apurou quais as três propostas que o governador Wellington Dias (PT) vai levar para o Fórum de Governadores do Nordeste no próximo dia 21 de agosto, em Teresina. As iniciativas, caso tiradas do plano das ideias e colocadas em prática, irão reafirmar o Nordeste como bloco comercial cada vez mais independente do Governo Federal. E com potencial para crescer fora das fronteiras nacionais.
Dias quer transformar a Universidade Aberta do Piauí em Universidade Aberta do Nordeste; criar um Fundo de Investimento do Nordeste que irá financiar negócios e empreendedores que queiram investir na região e, por fim, implementar uma rede de comunicação Nordeste, unindo todas as TV e rádios públicas da região em uma programação que destaque as potencialidades de cada estado. As propostas do governador Wellington Dias visam transformar o Nordeste em uma espécie de bloco econômico para fazer negociações internacionais.
FOCO NA COMUNICAÇÃO
Mas não para por aí. Além disso, o secretário estadual de Comunicação, Alisson Bacelar, vai acompanhar Dias no encontro do Consórcio Nordeste em Salvador na próxima segunda-feira e deve trazer para Teresina o primeiro Encontro dos Secretários de Comunicação do Nordeste, que também deve acontecer em agosto. Bacelar tem vasta experiência e estudos aprofundados na área de Assessoria de Imprensa. O encontro dos secretários deve afinar as estratégias de comunicação do grupo, que tem sido uma antítese política do governo Jair Bolsonaro.
PSL sonda médicos e advogados antes de definir candidatura em Teresina
Por Sávia Barreto
Tem muita gente do PSL já dando como certos nomes como candidatos a prefeito de Teresina em 2020. Falam do empresário Walter Rei das Motos e do coronel Nixon Frota, mas o presidente estadual do PSL, vereador Luís André, quer dar um freio nessas histórias e discorda da antecipação. “Vamos ouvir a classe médica, a classe empresarial, e quem sabe, a partir de janeiro, com quatro pré-candidatos a prefeito, vamos afunilar até março. Quem tiver falando de candidatura a prefeito, não está autorizado pelo PSL do Piauí”, avisou Luís André.
Intrigas partidárias à parte, o PSL quer virar a página. Para isso, foca em filiações de peso. O empresário Nogueira Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí foi o primeiro a confirmar sua filiação ao PSL. No registro, com o presidente estadual, Luís André, e o empresário Manoel Lopes, o Nel. Nos próximos dias o partido deve realizar outras filiações importantes, entre elas, um conhecido médico e empresário do setor da saúde. “O Nogueira Neto vai se filiar no dia 17, em grande evento que faremos de filiação no Piauí”, pontuou Luís André. Nogueira Neto, que é natural de Pedro II, destacou que a sigla deve se fortalecer na região.
Deolindo defende Dudu: “O crime dele foi ser candidato contra o Assis”
Por Sávia Barreto
Enquanto o dia da eleição não chega, a disputa entre o deputado federal Assis Carvalho e o vereador de Teresina Dudu, pelo comando do diretório estadual do PT, seguirá com novos e mirabolantes capítulos. O de hoje envolve a possibilidade de expulsão de Dudu do partido. Rebobinando a fita: Dudu disse que o grupo de Assis criou artimanhas visando prejudica-lo ao tentar não referendar 2,5 mil filiações feitas por ele. Assis alega que isso é inverdade e, por supostamente criar os fatos, Dudu poderia até ser expulso da sigla. “O diretório municipal vai se reunir amanhã. Esse assunto será tratado na instância municipal”, informou Assis ao blog Primeira Mão.
GOLPE APÓS O GOLPE
Dudu respondeu Assis e acha que, se alguém tem que ser expulso, é o atual presidente do PT no Piauí. “Se tiver alguém para ser expulso por conta dessas 2,5 mil filiações que querem impedir – e isso é um fato – quem está querendo e não vai ter essa vontade atendida? É o grupo do Assis. O presidente (do diretório municipal), Gilberto Paixão, o Sales, o Machado, a Zefinha... que criaram um fato”, argumentou o vereador, que disse ainda que “o pessoal que apoia o Assis está tentando dar um golpe dentro do partido”.
RESPOSTA DA TRÉPLICA
O vereador da capital, Deolindo Moura, informou ao blog que não há denúncias contra Dudu no Conselho de Ética do PT no Piauí. “O único crime cometido pelo vereador Dudu é estar disputando o diretório estadual contra o atual presidente. Se ele coloca as coisas dessa forma, isso sim é um factoide”, enfatizou Deolindo, que é da corrente de Assis, a CNB, mas está fechado com Dudu.