Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 509 de 665Deputado Oliveira Neto anuncia emendas para o esporte
Por Arimatéa Carvalho
Em reunião promovida pela Fundação de Esportes do Piauí, o deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania23) anunciou emendes para o futebol piauiense. “Através das nossas emendas, o nosso futebol profissional estará sim em campo. Esse sempre foi um dos nossos compromissos de campanha e que hoje passa a se tornar realidade. O esporte é, além de um entretenimento, um incentivo aos nossos jovens à cidadania e a uma melhor qualidade de vida”, explicou.
O presidente da Fundação, Clemilton Queiroz, explicou que o apoio do parlamentar chegará até a Federação de Futebol do Piauí (FFP) por meio de convênio a ser firmado entre a Fundespi e a FFP. Ainda de acordo com o gestor, a contribuição de Oliveira Neto estará ajudando os campeonatos da primeira e segunda divisão.
O presidente da FFP, Robert Brown, o vice-presidente Sergil e o diretor de Desporto da Fundespi, Júnior Macêdo, participaram da reunião.
Candidatura de Nixon pelo PSL é dúvida: “Não é filiado”, diz Nel
Por Sávia Barreto
Agora como vice-presidente municipal do PSL em Teresina, Manoel Lopes, o Nel, destacou que o partido deve anunciar duas filiações de peso em evento que acontece no dia 14 de setembro: o coronel Wagner Torres e o médico Ricardo Lobo. Sobre a candidatura a prefeito de Teresina, Nel aponta apenas dois nomes: o da advogada Rubenita Lessa e o do atual presidente municipal, Valter Lima. E o coronel Nixon Frota? “Coronel Nixon não é do PSL, não podemos falar de uma pessoa que não está filiada”, disse ao Primeira Mão, demonstrando resistência de uma ala da sigla a Nixon.
“Teresina Protege”: Firmino envia pedido de empréstimo de R$ 30 mi
Por Sávia Barreto
O prefeito Firmino Filho enviou à Câmara Municipal mensagem pedindo a autorização para contratar um empréstimo no valor de R$ 30 milhões com o BNDES. O montante vai ser aplicado na segurança pública, especialmente no projeto “Teresina Protege”, que usará tecnologia, com a instalação de câmeras de segurança, para combater a criminalidade.
“Na central que a Prefeitura vai montar, vai ser possível monitorar todos os pontos da cidade, praças, escolas, estações de passageiros... qualquer indício de violência, automaticamente o guarda municipal vai fazer a interferência e proteger o cidadão teresinense”, informou a líder do Governo na Câmara, Graça Amorim. A medida não deixa de repercutir politicamente, já que um dos prováveis nomes da oposição na eleição 2020 é o atual secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu (PL), que tem a bandeira da segurança como central na sua plataforma política.
Titulares ficam na Alepi até dezembro e não há solução para suplentes
Por Sávia Barreto
Os deputados titulares que deixaram seis secretarias estaduais no início da semana vão ficar mesmo até o final do ano na Assembleia Legislativa do Piauí, para desgosto dos suplentes. “Num primeiro momento, fica uma chateação aqui, outra ali. Nada que não possa ser superado. O entendimento que se tem até o momento é que eles retornem às suas pastas após votar o Orçamento, entre novembro e dezembro”, disse o líder do Governo, Francisco Limma (PT) ao blog Primeira Mão. Questionado se os suplentes podem assumir as pastas dos deputados, ele sinaliza que a chance é remota: “Creio que por ser um período curto, provavelmente não”.
Emenda do vereador Caio Bucar garante academia popular
Por Arimatéa Carvalho
O povoado Soim, na zona rural de Teresina, ganhou na quinta-feira uma nova academia ao ar livre, com novos aparelhos esportivos e rampa de acessibilidade numa área de 100 metros quadrados. A academia ficará em frente à Escola Municipal Soim.
A construção do espaço para atividades físicas foi garantida graças a emenda parlamentar do vereador Caio Bucar, juntamente com a uma liderança muita conhecida da região, "Cabeça". De acordo com o parlamentar, possibilitar a prática esportiva da população e garantir aos moradores qualidade de vida são metas de seu mandato.
“As emendas que destinamos têm o objetivo de atender aos anseios da população e principalmente de promover mais saúde e bem-estar para quem quer sair do sedentarismo”, afirma o vereador, que também é o idealizador de muitos projetos na região.
Na reta final, Paixão confirma apoios de peso
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PT de Teresina, Gilberto Paixão, e apoiadores planejaram a reta final para as eleições de domingo, na qual ele concorre à reeleição. As lideranças sindicais, comunitárias e estudantis e representantes das tendências internas do PT que abraçam a chapa encabeçada por Paixão estiveram reunidas.
Gilberto Paixão tem o apoio das tendências ligadas a Merlong Solano, Pedro Calisto, Regina Sousa, Assis Carvalho, Flora Izabel, Jetan Pinheiro, Adalberto Pereira e dos deputados Franzé Silva, Warton Lacerda, Ziza Carvalho, Francisco Costa, Fábio Novo e Francisco Limma.
De acordo com Paixão, o PT precisa de uma direção comprometida com o dia-a-dia da militância, que invista na nucleação de base dos petistas, uma direção comprometida com uma renovação profunda de métodos e práticas para revigorar a vida interna, valorizando a militância e ampliando a participação dos filiados e dos movimentos sociais nas decisões partidárias.
Deputado Átila Lira e Átila Filho: tendência é de filiação ao PP
Por Sávia Barreto
Depois de ter sido expulso do PSB, o deputado federal Átila Lira deve anunciar sua filiação ao Progressistas nos próximos dias. A coluna apurou que ele escolheu o partido porque teve a confirmação por parte do presidente nacional, senador Ciro Nogueira, de que terá independência em seus posicionamentos nas votações na Câmara Federal - já que esse foi o motivo de sua expulsão do PSB. O próprio Ciro informou à coluna que está “trabalhando nisso”: “Tem grandes chances”.
Já o filho de Átila Lira, o empresário Átila Filho, irá mesmo para o Progressistas. Ele contou à Primeira Mão que tem afinidade com o partido e deve ser candidato a algum cargo eletivo apenas em 2022: “Iremos definir qual o cargo, mas estou fora da disputa eleitoral de 2020”, disse.
Ex-PSL, Wesley Demes assume comando do PRTB em Teresina
Por Sávia Barreto
O cientista social Wesley Demes assumirá o comando do PRTB em Teresina. Ele era ligado ao presidente municipal do PSL na capital, Capitão Anderson, falecido no mês passado. Com a saída de Demes para o PRTB, a tendência é de que membros do PSL e pré-candidatos a vereador que eram apoiadores de Anderson devem migrar junto para a sigla.
“Ontem tive uma conversa com Fernando Monteiro, que nos deu a garantia que teremos o partido e poderemos fortalece-lo com quem quiser vir do PSL”, informou Demes ao blog Primeira Mão. Monteiro está passando por um problema de saúde e segue a caminho de São Paulo para tratamento. “A formalização deve acontecer no retorno dele à Teresina. Capitão Anderson havia sito cotado e convidado a assumir o partido na capital. Mas ele estava aguardando o desenrolar do PSL, caso não fosse viável a candidatura dele no PSL iria migrar ao PRTB”, destacou.
Segundo Demes, o PRTB é o partido que mais se identifica com as pautas defendidas por Capitão Anderson, pela militância de direita e pró-Bolsonaro. “Além de ter apoiado o presidente Jair, é também o partido do vice-presidente da Republica, um militar, General Mourão. Por isso, com essa identificação, é provável a migração da militância, pois o PSL hoje está muito ligado ao prefeito de Teresina”, argumentou Wesley. Com a organização da vinda de Mourão ao Piauí no primeiro semestre, parte do PSL se aproximou do PRTB, partido de Mourão.
Wesley Demes já havia assumido a presidência da Juventude do PROS, quando capitão Anderson era membro. E recentemente foi indicado para assumir a presidência da Juventude do PSL. Mas com a morte de Anderson o grupo se distanciou da Executiva municipal, hoje comandada pelo empresário Valter Lima com o aval do presidente estadual, vereador Luís André.
Comandante da PM pede que Corregedoria apure briga entre oficiais
Por Arimatéa Carvalho
O comandante-geral da PM, coronel Lindomar Castilho, solicitou que a Corregedoria da corporação apure briga entre dois oficiais através de áudios ofensivos em grupo de Whatsapp de policiais.
Os áudios da briga entre Major Diego e Major Evandro viralizaram em Teresina. Neles, os oficiais trocam insultos e ofensas.
Diego é presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Evandro é ex-presidente da entidade. Ambos são pré-candidatos a vereador de Teresina em 2020, sendo que major Evandro obteve mais de 3 mil votos em 2012 para a Câmara e o Major mais de 14 mil votos para a Câmara Federal no ano passado.
O pano de fundo da briga é a atuação em defesa da categoria. Evandro avaliou que falta empenho e mobilização para defender os policiais. A partir de um atrito inicial seguiram -se áudios pesado e impublicáveis onde se ouvem acusações e xingamentos como "moleque" e "filho da...", entre outros.
Agora, a Corregedoria vai avaliar se cabe punição aos oficiais.
Luís André faz mudanças na Executiva do PSL e filiados se queixam
Por Sávia Barreto
A coluna Primeira Mão descobriu que o PSL está fazendo uma “limpeza” no diretório municipal da sigla. Alguns nomes, como o secretário-geral Daniel Barroso, foram afastados dos cargos. Barroso era ligado ao presidente municipal Capitão Anderson, que faleceu em acidente de carro recentemente. O vereador Luís André, que preside o partido no Piauí, explicou que as mudanças são naturais e que o presidente municipal na capital Valter Lima, tem direito a fazer indicações mais afinadas com ele: “Queremos pessoas que somem”, disse.
Já do lado dos nomes afastados, a queixa é de que André estaria retaliando o grupo que se insurgiu contra a indicação de Valter para substituir o Capitão Anderson. Foi divulgado, inclusive, que o próprio Valter não presidiria mais o PSL em Teresina. “Não procede, ele continua na presidência e estamos focados no evento de filiação que vamos fazer no próximo mês”, pontuou Luís André.