Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 479 de 665B.Sá responde Flávio Jr: “Ele não entendeu”
Por Sávia Barreto
O deputado B.Sá (Progressistas) respondeu às críticas que o também deputado Flávio Jr (PDT) fez com relação a um projeto do progressista na área do turismo. “Com todo respeito, mas acho que o deputado não entendeu a essência do projeto de lei”, frisou B.Sá.
O imbróglio começou porque o progressista apresentou projeto de lei criando quatro polos turísticos no Piauí. Flávio Júnior (PDT), que reassume a Secretaria do Turismo, disse que a proposta é inócua, já que os polos já são existentes e reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur). Os polos são Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e o Delta do Parnaíba.
“Nada impede de corroborar com o que foi proposto pela União. É uma proposição complementar, dando ao Estado do Piauí autonomia para decidir o que é prioritário no turismo local”, justificou B.Sá em réplica a Flávio.
Segundo o progressista, o projeto de sua autoria pretende traçar estratégias para alavancar o turismo em regiões polos que possam receber o turista de maneira adequada, com a participação conjunta do Estado e dos municípios dispondo de uma infraestrutura mínima: comunicação; estradas; abastecimento de água; segurança e saúde . “Estas sao responsabilidades que não podem ser repassadas para a União. E o que é mais importante, investimento maciço e permanente na divulgação”.
B.Sá vai além: “Estamos anos luz atrás dos estados vizinhos, estes perceberam há muito tempo que esse tipo investimento dá retorno, sim. Se esperarmos a promoção/ divulgação do Governo Federal o Estado do Piauí ficará esquecido”, pontuou.
Rogério Marinho em Teresina: nova Previdência combate desigualdades
Por Arimatéa Carvalho
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse em Teresina que a nova Previdência combaterá desigualdades. Ele participou, a convite da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL), do fórum “Ações para um cenário favorável ao ambiente de negócios”.
Com o tema “Benefícios das reformas trabalhista, previdenciária e tributária”, o secretário defendeu as novas regras previdenciárias. “O mais importante é que a reestruturação do sistema permita que tenhamos as mesmas regras para quem trabalha no setor privado e no serviço público federal. Além disso, que haja responsabilidade fiscal e combata a desigualdade, preservando um bem que é do conjunto da sociedade”, afirmou.
Para o presidente da FCDL-PI, Sávio Normando, os temas que foram apresentados são fundamentais para o entendimento da importância que é a criação de um ambiente favorável aos negócios.
Flávio Júnior: projeto do deputado Bessah é inócuo!
Por Arimatéa Carvalho
Um duelo turístico se instaurou na Assembleia Legislativa. Isso porque o deputado estadual B. Sá (Progressistas) apresentou projeto de lei criando 4 polos turísticos no Piauí. O deputado Flávio Júnior (PDT), que reassume a Secretaria do Turismo amanhã ou sexta-feira, reagiu de pronto: "a proposta é inócua, já que os polos já são existentes e reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur)". Os polos são Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e o Delta do Parnaíba.
No entanto, segundo Flávio Júnior, o Piauí já foi dividido em sete polos turísticos. “Inicialmente eram 127 municípios considerados turísticos, em 2016 ficou com 35. Em 2017, houve outro remapeamento e o Piauí aumentou o número para 70 municípios. Este ano, diminuiu para 30 devido a exigência dos critérios estabelecidos pelo MTur para os municípios”, explicou.
Deolindo diz que estão plantando fofoca para entrar na chapa do PT
Por Sávia Barreto
O vereador Deolindo Moura (PT) rebateu as informações de que estaria trazendo novo nomes com mandato para se filiar ao PT na disputa por uma vaga de vereador em Teresina em 2020. Segundo o parlamentar, a chapa do PT está com 41 nomes, faltando apenas três para fechar o total máximo. O restante será completado com “pratas da casa”, e não com nomes de fora da sigla.
Ele atribui as informações a “fofocas”. “Quem estiver pensando em vir para o PT através de fofoca, vai cair do cavalo e está perdendo tempo de já estar procurando uma outra legenda”, destacou Deolindo à coluna. Entre os nomes ventilados para se filiar no PT estão os vereadores Joaquim do Arroz e Caio Bucar.
Apoio do Crossfit para Roncalli Filho
Por Sávia Barreto
Pré-candidato a vereador de Teresina, Roncalli Filho tem conquistado apoios, especialmente no segmento jovem e esportivo. O último apoio fechado foi o do empresário Marcilio Santos, dono de uma academia de Crossfit. Filho do ex-deputado Roncalli Paulo, ele tem estudado se filiar ao PSB ou Solidariedade e conta com a ajuda política do senador Marcelo Castro.
Stanley e Enzo devem fechar com Solidariedade
Por Sávia Barreto
Os vereadores Enzo Samuel e Stanley Freire devem se filiar ao Solidariedade, segundo apurou a coluna. A informação já vem sendo ventilada há algum tempo mas com o afunilamento da conjuntura eleitoral, deve ter um desfecho nos próximos dias. O presidente estadual do Solidariedade, Evaldo Gomes, destacou que dois vereadores estão dialogando com a sigla, porém evitou citar nomes.
“Temos dois nomes conhecidos, que já disputaram eleição e estamos numa conversa adiantada. Citar nomes nesse momento não é bom porque atrapalha as conversas e os partidos de origem dos mesmos ficam constrangidos. Espero que no mais tardar em janeiro, se estendendo a março, podemos estar com todos filiados”, destacou Evaldo, lembrando que a chapa do partido em Teresina contará com 44 candidatos e a possibilidade de ser igualitária na questão de gênero, ou seja, com 22 mulheres e 22 homens.
Ex-prefeito tem contas reprovadas e fica inelegível
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito de Nazária, Ubaldo Nogueira, teve duas contas reprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores. As publicações constam em Diário Oficial. O fato provoca mudança no cenário político da cidade, pois segundo o Supremo Tribunal Federal (STF) com a reprovação de contas pelas câmaras o gestor cai na Lei da Ficha Limpa e se torna inelegível. Ele pretendia ser candidato novamente em 2020 pela oposição ao atual prefeito, Osvaldo Bonfim (PT).
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também reprovou as contas de governo do ex-prefeito de Nazária, referentes ao ano de 2015. As contas de gestão foram aprovadas com ressalvas e foi aplicada uma multa de 2.500 UFIR ao ex-gestor.
PT avisa que não quer Joaquim do Arroz e Caio Bucar no partido
Por Sávia Barreto
“A possibilidade dos vereadores Joaquim do Arroz e Caio Bucar entrarem no PT é zero”, informou o secretário de organização do PT, João Pereira (foto), à coluna, após especulação de que os dois vereadores poderiam estar com diálogos afinados com o Palácio de Karnak e, consequentemente, com o apoio a um dos pré-candidatos desse grupo de oposição ao prefeito Firmino Filho. Ou seja, na base de Wellington Dias pode até ter espaço, mas no PT, a resposta é não.
EU NEM QUERIA MESMO
“Tenho parceria de trabalho com o governo do Estado, principalmente no social, no trabalho de prevenção com 720 meninos e meninas, empreendedorismo para mulheres de baixa renda, acho que essa parceria é positiva para imagem do governador. Preciso é trabalhar cada vez mais pelo o povo de nossa cidade, partido é muito importante, mas não é tudo na política”, retrucou Joaquim do Arroz, que também tem como opção de destino partidário o MDB e o Progressistas.
Fábio Xavier diz que PL está de portas abertas para Flávio Nogueira
Por Sávia Barreto
Se depender do deputado estadual e presidente do PL no Piauí, Fábio Xavier, os deputados Flávio Nogueira e Flávio Jr, estão de portas abertas quando oficializarem a saída do PDT, até então comandada pela dupla no estado. Até agora estava tudo acertado para eles migrarem para os Progressistas, no entanto, observa-se uma reação da articulação política do grupo de Wellington Dias para não deixar que os aliados se aproximem mais do Progressistas e do PSDB.
“Os deputados são pessoas da minha convivência, têm uma carreira ilibada, de responsabilidade e, sobretudo, sérios, homens de bem, que teríamos o privilégio”, argumentou Xavier, acrescentando que ainda não tratou do assunto com os Nogueira.
Para Assis, supostos áudios de Ciro “não constroem nada”
Por Sávia Barreto
Na avaliação do deputado federal e presidente do PT, Assis Carvalho, o suposto áudio em que o senador Ciro Nogueira traça planos para 2022 e cenários com ou sem o governador Wellington Dias (PT), foram desnecessários: “Penso que esses áudios poderiam ser evitados, não constroem nada. Também não sei quais foram as circunstâncias, não tive oportunidade de conversar com o senador nem com o governador, não vou fazer nenhum juízo de valor, mas não ajudam em nada nas boas relações”, resumiu.