Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 471 de 665“Grupo Capitão Anderson” divulga nota de pesar após morte de Monteiro
Por Sávia Barreto
O grupo de militantes de direita "Capitão Anderson", que articulava filiação ao PRTB, divulgou nota de pesar após a confirmação do falecimento do deputado e presidente estadual da sigla, Fernando Monteiro. A nota é assinada por Márcia Gardência e Wesley Demes, coordenadores do grupo, que agora deve se filiar ao partido Aliança Pelo Brasil, que está sendo montado pelo presidente Jair Bolsonaro. O grupo foi convidado por Monteiro para se filiar à legenda do vice-presidente da República Hamilton Mourão.
"Nos encontros que tivemos falamos de modo breve sobre vida, morte e política. Ele nos fez relatos muitos ricos do mundo da política e, principalmente, dos perigos e das velhas ações da politicagem. Portanto, só temos a agradecer pela oportunidade que nos foi ofertada e pelo respeito que tinha à nossa forma de fazer política e grande experiência repassada a todos nós. Encontros como esses, tão antagônicos, que Deus nos promove só depois a gente entende o porquê", diz a nota.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
"NOTA DE FALECIMENTO E SOLIDARIEDADE
O Grupo Capitão Anderson vem a público prestar solidariedade a toda a família e amigos do Deputado Fernando Monteiro (PRTB) que faleceu nesta quinta-feira, 26 de dezembro de 2019.
Gostaríamos de lembrar que após a morte do saudoso Capitão Anderson, presidente da Executiva Municipal do PSL de Teresina, e diante de inúmeras divergências com a Ala ligada a velha política do toma lá dá cá, ao atual prefeito de Teresina e o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, todo o Grupo Capitão Anderson, representado pela irmã de Capitão Anderson, Márcia Gardênia, e Weslley Demes, indicado para ser o presidente da Sigla, foi convidado pelo então Deputado para que pudessem assumir a presidência do PRTB à nível municipal, em Teresina; partido do vice-presidente da República, General Mourão.
Apesar de Fernando Monteiro ser ligado diretamente ao Governador do Estado, Wellington Dias, ele deixou claro e garantiu que não iria se envolver e que teríamos total liberdade para fazer a nossa política séria, honesta, de transformação e de renovação; disse ainda que Casa seria entregue “com porteiras fechadas” para fazermos como quiséssemos. Além disso, essa decisão teria se dado diante do grande apreço, respeito e admiração que ele tinha ao eterno Capitão Anderson e que, também, era um desejo do seu coração que o mesmo tivesse assumido o partido em vida.
Nos encontros que tivemos falamos de modo breve sobre vida, morte e política. Ele nos fez relatos muitos ricos do mundo da política e, principalmente, dos perigos e das velhas ações da politicagem.
Portanto, só temos a agradecer pela oportunidade que nos foi ofertada e pelo respeito que tinha à nossa forma de fazer política e grande experiência repassada a todos nós. Encontros como esses, tão antagônicos, que Deus nos promove só depois a gente entende o porquê.
Ficam aqui registradas as nossas sinceras condolências e nossa eterna gratidão! Que Deus todo poderoso, na sua infinita misericórdia possa receber o Deputado Fernando Monteiro em uma de suas muitas moradas e que conforte, também, os corações dos amigos e familiares que estão enlutados.
Márcia Gardênia
Coord. Grupo Capitão Anderson
Weslley Demes
Coord. Grupo Capitão Anderson"
Picos News: após virada de ano, mudança de tom é prevista no PT
Por Sávia Barreto
Segundo fonte da coluna presente no último sábado, quando da visita do governador Wellington Dias a Picos, juntamente com o deputado federal e presidente estadual do PT, Assis Carvalho, teria sido dito com letras, desenhadas e pintadas, que o candidato do PT em Picos já tem nome – e não seria o de Maria Santana, indicada pelo prefeito Padre Walmir. Mas o grupo de Walmir, particularmente Santana, seguem determinados a bancar o nome da professora, inclusive com supostos desligamentos de pessoas próximas ao empresário Araujinho, que é hoje o nome da cúpula do partido.
OUTRO TOM
Entre os demitidos estão Rosilene Luz, esposa do vereador Paturi e ex-secretária de educação, e Lilian Araújo, então secretária de Obras e sobrinha de Araujinho. “Depois da virada do ano, os que encabeçam o processo sucessório irão mudar o tom”, alerta à coluna político de Picos que preferiu resguardar a identidade.
PSD faz reunião e bate o martelo: manterá candidatura própria em THE
Por Sávia Barreto
O PSD terá candidatura própria em Teresina em 2020. A coluna apurou que o fato foi decidido em reunião no dia 23/12. A questão agora é se o nome para encabeçar a chapa será o do deputado Georgiano Neto ou de outra figura do partido, como o ex-governador Hugo Napoleão. A princípio, está mantido o nome de Georgiano. Na sigla, a avaliação é de que a candidatura própria é essencial na estratégia da chapa proporcional e uma aliança com outras siglas pode sim ocorrer, mas só mesmo no segundo turno.
Vanessa Tapety terá irmão de Assis Carvalho como vice
Por Arimatéa Carvalho
A advogada Vanessa Tapety, que concorreu como vice na chapa de Dr Pessoa ao Governo do Estado em 2018, é o nome da família para disputar a Prefeitura de Oeiras em 2020. O vice dela deve ser o irmão do deputado federal Assis Carvalho (PT), Edmilson Carvalho. Essa é uma certeza: PT e o grupo dela ficarão juntos em 2020 na Primeira Capital.
Do outro lado, o senador Ciro Nogueira e o grupo da família Sá apoiarão o atual prefeito, Zé Raimundo, do Progressistas. Ou seja, Ciro e o partido do governador Wellington Dias ficarão em campos opostos em Oeiras.
Deputado em estado irreversível; câncer no fígado já levou seu irmão
Por Arimatéa Carvalho
Nascido em 20 de junho de 1951, o economista, professor, advogado e deputado estadual Fernando Monteiro está em estado irreversível em São Paulo, aguardando a chegada dos filhos, que já saíram de Teresina para rever o pai. As máquinas que mantêm Fernando vivo não foram nem serão desligadas até a chegada do restante da família (a esposa já se encontra lá). Portanto, ele permanece vivo.
Fernando Monteiro trava luta contra um câncer no fígado. A mesma doença já levou seu irmão, Carlos Alberto de Brito Monteiro, aos 71 anos, em 2012. À época, Fernando ficou muito abalado com a perda.
Aos 68 anos, Fernando Monteiro deixará como herdeiro político seu filho, Marquinhos Monteiro, suplente de vereador em Teresina. Na Assembleia Legislativa, o suplente que assumiria em seu lugar é Bessah Filho. Como Bessah fica com o mandato, mais um suplente assume vaga: a ex-deputada Belê Medeiros, do Progressistas. Assim, o partido de Ciro Nogueira se fortalece ainda mais e passa a ter 7 na bancada.
Fernando foi eleito pela ampla coligação governista em 2108 com 36.852 votos pelo PRTB, partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
Com 12 novas obras até abril, Fábio Novo terá protagonismo no governo
Por Arimatéa Carvalho
Até abril, o deputado estadual Fábio Novo (PT) vai inaugurar 12 obras em todo o Piauí na área da cultura. Algumas são dívidas culturais históricas, como a revitalização total do Porto das Barcas (incluindo o Museu do Mar), onde foram investidos R$ 8 milhões.
Em Teresina, ele reabre a Igreja de São Benedito (que precisou de R$ 200 mil liberados pela Secult), um avançado sistema de segurança por câmeras no Complexo do Theatro 4 de Setembro e a recuperação do Centro de Artesanato. Como já ultrapassou 2 dígitos na disputa pela Prefeitura de Teresina, a expectativa é que até lá ele seja o líder da oposição, estimulando a militância do PT na cidade.
CADEIAS CULTURAIS
No interior, Fábio Novo transformou diversas cadeias antigas em centros culturais, como em Jerumenha e São Raimundo Nonato. Em Esperantina, São Gonçado do Gurgueia e outras cidades, serão inaugurados espaços culturais.
Mensagem de W.Dias na Alepi em 2020 será “fazer mais com menos”
Por Sávia Barreto
O Governo do Estado já está preparando o relatório de gestão 2019 e a mensagem do governador Wellington Dias (PT) para a abertura do ano legislativo 2020. Nesse ano, o ajuste financeiro e o “fazer mais com menos” predomina no relatório. Embora tenha passado apertos, o governo irá mostrar obras entregues, reformas em hospitais e escolas, aquisição de equipamentos e muitas ações sociais risos e urbanas nos municípios. O material também irá apontar o caminho dos próximos anos, citando projetos, ações e perspectivas otimistas como resultado dos ajustes e reformas feitas este ano.
Questão fechada: candidato dos “Boca Preta” em Oeiras é Zé Raimundo
Por Sávia Barreto
Se havia alguma dúvida, a questão agora está fechada: o candidato a prefeito de Oeiras representando os “Boca Preta” é o atual prefeito Zé Raimundo (Progressistas), que tem o apoio da família B.Sá. Avalia-se no grupo que ele tem feito uma boa gestão e, por isso mesmo, há muito o que defender na campanha municipal de 2020 na histórica cidade de Oeiras.
Ele deve disputar contra Vanessa Tapety, que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Dr. Pessoa nas eleições 2018 no Estado. Nos bastidores, ventilou-se nas últimas semanas uma possível candidatura do deputado federal Assis Carvalho (PT) pela oposição. Nesse caso, a reação foi lançar o nome do ex-prefeito Lukano Sá. Mas nem uma coisa nem outra acontecerá na prática. Assis continua na atenção aos candidatos petistas no interior, assim como Lukano segue na atuação política de bastidores.
Fernanda Gomes, filha de Evaldo: nova advogada e cotada na política
Por Sávia Barreto
O mundo jurídico já tem uma nova advogada: é a jovem Fernanda Gomes. Fernanda integra a juventude do partido Solidariedade e é filha do presidente estadual da sigla, deputado Evaldo Gomes. Ela foi aprovada na segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), gabaritando-se assim para o exercício da profissão. Nos bastidores da política, muito se fala da possível entrada de Fernanda no mundo das disputas eleitorais, já que vem construindo uma atuação interna no partido e boa rede de contatos.
Parnaíba: Zé Hamilton, com vice de. Dr.Hélio e apoio de Florentino
Por Sávia Barreto
Em Parnaíba, a coluna apurou que o cenário da oposição já está fechado: o ex-prefeito Zé Hamilton vai disputar pelo campo oposto ao do prefeito Mão Santa. O vice de Hamilton será indicado pelo deputado estadual Dr. Hélio e tudo com o aval do secretário estadual de Saúde e ex-prefeito, Florentino Neto. A articulação, segundo fonte que esteve com o governador Wellington Dias, teve dedo do governador, que não deseja fortalecer o campo político da oposição em 2020 e, claro, em 2022, já que a força eleitoral começa a desenhar geograficamente no pleito municipal.
A possível vitória de Mão Santa era dada praticamente como certa pelos observadores políticos caso a oposição seguisse desunida. Mas, com a informação de um acordo costurado com a mão do governador e o apoio dos principais líderes desse campo, a disputa pela prefeitura de Parnaíba fica mais equilibrada, com real chance de vitória de ambos os lados. Resta saber se o acordo se manterá ao que foi desenhado, já que há resistências internas dos grupos políticos locais, e se esse apoio será efetivo e não apenas verbal. A aguardar.