Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 467 de 665B.Sá efetivo, Belê suplente: Progressistas se fortalece na Alepi
Por Sávia Barreto
Com a efetivação ontem do deputado estadual do Progressista B.Sá, após a morte de Fernando Monteiro, o partido passa a ter a maior bancada no legislativo. “Amplia nossa participação, mas ao mesmo tempo aumenta nossas responsabilidades junto à população”, afirmou Júlio Arcoverde. O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, lembra que B. Sá, representa a região de Oeiras e Belê, a região de Picos: “Desejo a ambos, muito sucesso e tenho a certeza de que se destacarão como grandes parlamentares”.
O saldo da reunião de Júlio César com Sílvio: portas abertas no PSD
Por Sávia Barreto
A conversa entre o deputado federal Júlio César e o ex-prefeito Sílvio Mendes aconteceu nesta terça-feira, 07, de maneira discreta, mas a coluna obteve a informação com fonte privilegiada que relatou portas abertas em um diálogo sobre uma possível pré-candidatura de Sílvio pelo PSD. O bate-papo entre os políticos durou cerca de uma hora e meia e Mendes teria dito se sentir lisonjeado com o convite do PSD, que partiu, a princípio, do presidente municipal da sigla, Tiago Vasconcelos.
Sílvio teria dito que não era plano dele ser candidato a prefeito de Teresina, mas segundo fonte, admitiu que tem sim conversa marcada com o ex-senador João Vicente Claudino no PTB. A sigla ensaia disputar a PMT em raia própria, mas na oposição ao prefeito Firmino Filho. Há, no PSD, a possibilidade de ocorrer mais uma conversa com Sílvio, Júlio e o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
No Solidaridade, Josiene Marques pode surpreender
Por Arimatéa Carvalho
O blog Primeira Mão publicou lista da provável composição da Câmara de Teresina que vai emergir das urnas no dia 4 de outubro deste ano. E houve reações. No Solidariedade, a lista contempla 2 nomes. No entanto, o presidente da sigla, Evaldo Gomes, afirma que vai eleger três, podendo mesmo chegar ao quarto vereador.
Embora Evaldo Gomes se recuse a citar nomes para o blogueiro, a coluna apurou que os quatro favoritos são: Scheivan Lima (presidente da Fundação Wall Ferraz), vereador Gustavo Gayoso, vereador Enzo Samuel (que deve deixar o PCdoB) e Josiene Marques (presidente do Solidariede Mulher). Aqui, Josiene com a deputada federal Marina Santos.
Evaldo descarta romper com o prefeito Firmino Filho (PSDB), embora admita tem negociado duro com ele e o Progressistas do senador Ciro Nogueira para ter o direito do Solidariedade indicar a vice na chapa do candidato da prefeitura.
Walter dá ultimato e quer vereadores do PSL fora da Prefeitura
Por Sávia Barreto
O pré-candidato a prefeito do PSL em Teresina, o empresário Walter Rei das Motos, confirmou à coluna que o partido vai ter que escolher se mantem os cargos na administração do prefeito Firmino Filho (PSDB) – através dos vereadores Luís André, Teresinha Medeiros e Ricardo Bandeira – ou lança Walter candidato. As duas coisas, não são possíveis, já que Walter quer encabeçar uma chapa de oposição à atual gestão.
BAIXA A BOLA
Procurados pela coluna, tanto o presidente estadual, Luís André, como o municipal, Manoel Lopes, o Nel, disseram que pretendem conversar com Walter essa semana para definir a situação. Mas Luís André adiantou o tom: “Ele precisa focar em se viabilizar, viabilizar o nome dele porque ninguém é candidato de si próprio e é preciso ter humildade”.
Fábio Abreu deve lançar candidatura só em março e ganha apoio de sigla
Por Sávia Barreto
Duas novidades pairam sobre a pré-candidatura do deputado federal e secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, a prefeito de Teresina. A primeira é a data da oficialização da pré-candidatura. Prevista para o dia 22 de janeiro, deve mudar para final de março ou início de abril, segundo Fábio teria informado a um aliado. A segunda novidade é que ele também estaria próximo de oficializar o apoio do PROS, que deve agora marchar em apoio a Abreu no pleito deste ano.
W.Dias cobra cronograma de secretários e fará vistorias surpresa
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias começou o ano focado em um planejamento criterioso de suas ações. Ele já tinha anunciado as metas de cada órgão para execução no ano e vai ficar acompanhando de perto o que cada órgão faz. Ontem a coluna apurou que ele já cobrou à Secretaria de Planejamento uma lista de todas as obras, convênios e operações de crédito para revisar o cronograma de execução e obrar resolutividade. Dias quer todos os prazos sendo cumpridos.
SURPRESA!
Wellington também esteve com o diretor geral do Detran, Arão Lobão, e tratou da modernização do órgão. Assim como na Sead, ele quer que os serviços do Detran se tornem mais modernos, acessíveis e rápidos para que a população consiga ser atendida com agilidade. Dias e a vice, Regina Sousa, praticamente vão ficar no pé dos secretários para cobrar resultados. Ele irá fazer visitas surpresas também.
Esquenta disputa pela vice-presidência e Gessivaldo já teria 12 votos
Por Sávia Barreto
O deputado Gessivaldo Isaías, do Republicanos, já contaria com 12 votos na disputa pela vice-presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele está entrando em contato com colegas, mas tem tido alguma dificuldade, já que alguns estão viajando por conta do recesso. O progressista Júlio Arcoverde ainda é o favorito. No Progressistas há também o interesse de Wilson Brandão em não voltar para a pasta da mineração e assumir a função.
FORA DE ÁREA
“Formamos um bloco de seis deputados e já conversamos com eles, mas não estou encontrando deputados em Teresina porque estou de recesso. Estou ligando, pedindo o apoio e a opinião. Estou colocando meu nome como qualquer deputado tem direito, aqui é uma democracia”, pontuou Gessivaldo à coluna.
Composição da Câmara de Teresina em 2020 pode ser essa!
Por Arimatéa Carvalho
Ele ganhou destaque na mídia ano passado como o homem que preside o Partido da Mulher Brasileira (MDB). Mas, discreto e com a providencial ajuda do prefeito Firmino Filho (PSDB), Dilson Resende hoje é visto no meio político como o cara que conseguiu, de fato e não apenas para inglês ver, montar uma chapa com 40 nomes garantidos e com chances reais de 2 vagas no Parlamento em 2020. A chapa não tem figurões. Uma das vagas deve ser dele e a outra será uma das muitas surpresas da Câmara.
O blog ouviu 10 pré-candidatos, com mandato e sem mandato, de diferentes partidos para montar a previsão de bancadas na Câmara em 2020. O apurado foi esse:
PSDB - 5 vereadores (chamados de candidatos de Dona Lucy, pois ajudaram a elegê-la deputada estadual e têm o apoio dela: Edson Melo, Venâncio Cardoso, Ítalo Barros e um desses dois, Joninha/Teresinha Medeiros).
MDB - 4 vereadores (Jeová Alencar, Zé Nito, James Guerra e um quarto nome, que pode ser Caio Bucar ou o jovem Daniel Carvalho com o apoio do padrasto, deputado estadual Zé Santana).
Progressistas - 3 vereadores (Aluísio Sampaio, Graça Amorim - se não for vice - e uma terceira vaga com vários pretendentes)
PT - 3 vereadores (Dudu, Deolindo Moura e a terceira vaga com vários pretendentes).
Solidariedade - 2 vereadores (Edvan Silva e Sheyvan Lima, com Enzon Samuel correndo por fora)
PDT - 2 vereadores (Evandro Hidd e um segundo nome)
PSD - 2 vereadores (Cida Santiago e Gildenina Barros)
PMB - 2 vereadores (Dilson Resende e uma surpresa)
PSL - 1 vereador (Luís André)
PL - 1 vereadora (Anamelka Cadena)
Patriota - 1 vereador (eles que lutem)
PTC - 1 vereador (eles que lutem)
Cidadania - 1 vereador (eles que lutem)
Republicanos - 1 vereador (Levino)
Podemos, Avante, PMN, PCdoB, DEM, Novo, Prona, PSC e PV não fariam nenhum.
Os motivos pelos quais os tucanos não querem Sílvio candidato
Por Sávia Barreto
Há a desconfiança crescente no mundo político de que o ex-prefeito Sílvio Mendes, tendo percebido que não seria escolhido pelo prefeito Firmino Filho para disputar a PMT este ano, estaria tentando criar uma situação com a oposição - no caso, com o ex-senador João Vicente Claudino - mais para tentar ganhar força e ser o candidato da base tucana, do que para efetivamente seguir em frente com uma candidatura disputando contra o grupo do Palácio da Cidade.
Segundo fontes da coluna, no entanto, a possibilidade de marchar com Firmino, porém, é cada vez mais remota, já que os dados que os tucanos possuem de rejeição em relação a Sílvio nas pesquisas de intenção de voto, são desanimadores. Seria mais coerente, nessa linha de raciocínio, que Firmino apoiasse um nome realmente novo para o eleitorao, que pudesse trazer a marca da gestão que ele defende, sem uma identificação negativa de brinde.
Isso sem contar que fora os tucanos tradicionais, a nova geração de vereadores e aliados não quer nem ouvir falar de Sílvio. Eles acham difícil o diálogo.
Outro ponto é a confiança. Firmino tem projeto político envolvendo 2022 - seja o Governo do Estado, seja um cargo eletivo federal - e desejaria deixar na cadeira do Palácio da Cidade um aliado com quem pudesse contar até lá. A relação com Sílvio é cordial, claro, mas inegavelmente se desgastou.
JVC e Sílvio: articulação no PTB envolveria Governo em 2022
Por Sávia Barreto
Uma fonte da coluna com acesso privilegiado às articulações políticas, avaliou à coluna que a possível aliança do ex-senador João Vicente Claudino com o ex-prefeito Sílvio Mendes, para que Sílvio fosse candidato a prefeito e JVC a vice numa chapa de oposição, passa por 2022. Explica-se: supondo que a chapa seja vencedora e tenha o apoio do governador Wellington Dias (PT), Sílvio deixaria a Prefeitura para disputar o Governo em 2022 – com o apoio de Wellington – enquanto João Vicente seria efetivado prefeito da capital, tal qual Elmano Férrer foi quando Sílvio deixou o cargo em 2015.