Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 455 de 665Naufraga ida de Major Paulo Roberto ao PSDB
Por Sávia Barreto
Naufragou a ida do vereador Major Paulo Roberto para o PSDB. Fonte da cúpula tucana informou à coluna que a permanência de Major não vai vingar por “falta de sintonia”.
“Ele não traz um pré-candidato, não participa das reuniões, não conversa”, resumiu o tucano. Major fica livre, portanto, para engrossar o time da oposição a Firmino Filho de novo. Ele estaria conversando com o PL de Fábio Abreu e Fábio Xavier.
Mainha se reúne hoje com Ciro para definir se sai do Progressistas
Por Sávia Barreto
O suplente de deputado federal e atual superintende de Representação do Piauí em Brasília, José Maia Filho, o Mainha, se reúne hoje às 18h30 em Brasília com o senador Ciro Nogueira. Eles vão discutir o convite que Mainha recebeu do PL para presidir o partido no Piauí e ajudar a montar a chapa da sigla para 2022. Ciro também confirmou o encontro à coluna e disse que ficou sabendo da possível saída de Mainha do Progressistas por “boatos”: “Mas tem algum fundo de verdade, pelo que estou vendo”, completou o senador.
Mainha falou à coluna e disse que o governador Wellington Dias não tem nenhuma relação com a possibilidade de sua saída do Progressistas: “Não houve em nenhum momento solicitação do governador Wellington Dias para que houvesse a migração de partido. Sempre que falamos em política, o movimento do governador é em abrandar, dizer que está cedo e que quer manter essa coligação. Não existe da parte dele o desejo de racha. Governador não definiu ainda o candidato dele e pode ser até o Ciro”, disse.
MAINHA IRIA PRESIDIR PL
Caso aceite a proposta do PL, Mainha deve ter papel de destaque: “Fui convidado pra ser presidente do PL no no Piauí, ou seja, para ter protagonismo, ajudar a formar a chapa para 2022. E me senti muito honrado, mas ainda não decidi. No caso de Fábio Abreu ser eleito, ele precisa formar uma chapa de federal. Não sendo eleito, precisa formar uma bancada”.
CENÁRIO PARA 2022
O cenário para 2022, com uma forte chapa do Progressistas para a Câmara Federal, também tem contado pontos na ponderação de deixar a legenda: “Conversei com o Fábio Xavier e ele colocou pra mim de forma bem pragmática que a chapa do Progressistas para 2022 tem a Margarete, Iracema, Átila e Júlio Arcoverde, que pode ser candidato a federal...”, frisou.
PL E PROGRESSISTAS SÃO DO MESMO BLOCO EM BSB
“Não teria dificuldade com o PL, se porventura eu decidisse presidir o partido no Piauí, porque em Brasília o PL e o Progressistas formam o mesmo bloco, de centro. Convivemos em
Brasília. Nossos encaminhamentos são conjuntos e há harmonia muito grande. Se eu for mudar não estaria indo pra partido de centro esquerda ou centro direita”, pontuou Mainha
Presidente do Instituto de Mulheres Contabilistas será candidata
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd reforçou o time de pré-candidatos do PDT na capital. "Acabamos de filiar a doutora Janaína Moura, presidente do Instituto de Mulheres Contabilistas do Estado do Piauí. Ela será candidata a vereadora de Teresina. Janaína é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade", conta.
Segundo o vereador Evandro Hidd, a meta do PDT é eleger dois ou três nomes para a Câmara de Teresina neste ano. O PDT segue alinhado ao prefeito Firmino Filho (PSDB).
Roberto Viana se filia ao Solidariedade e disputará vaga na CMT
Por Sávia Barreto
Roberto Viana, primeiro suplente de vereador de Teresina, agora é filiado ao Solidariedade. Ele assinou a ficha junto ao presidente estadual do partido, deputado Evaldo Gomes. "Roberto Viana é uma referência de trabalho e seriedade e é com muita honra que recebemos a filiação dele. Solidariedade se fortalece cada vezes mais em nossa capital", afirmou Evaldo.
Viana é ligado ao movimento que representa os garis e esperava assumir o mandato na vaga de Neto do Angelim, que iria se afastar para um tratamento de saúde. Angelim, no entanto, afirma que ainda precisa aguardar resultados de exames antes de decidir deixar a Câmara.
Batalha Improvável: briga política de Lages x Melo deve ter fim
Por Sávia Barreto
O atual prefeito da cidade Batalha, João Messias, provavelmente não será candidato à reeleição por conta de uma disputa interna. Fonte da coluna informa que o gestor perdeu o comando do seu partido, Progressistas, para o atual vice-prefeito, Zé Luís do Frango, e um grupo de vereadores, liderados pelo vereador Augusto Cesar, também do Progressista. A histórica disputa política das famílias Melo x Lages deixará de existir. O médico Antônio Lages, favorito nas pesquisas até o momento, se prepara para disputar a prefeitura com esse novo grupo, denominado “Terceira Via".
Prefeito de Nazária reforça ação na saúde
Por Arimatéa Carvalho
A Prefeitura Municipal de Nazária, na gestão do prefeito Osvaldo Bonfim, realizou a entrega de mais 31 óculos a famílias de baixo poder aquisitivo. Dessa vez, a população da comunidade Barreiras foi a contemplada com o programa, que já beneficiou mais de 100 pessoas no município. “É a Prefeitura cuidando da saúde do povo”, destaca o prefeito.
O programa de distribuição gratuita de óculos começou em novembro de 2019. A primeira comunidade contemplada foi a Bom Jardim e todos os meses são agendados novos atendimentos.
Carlos Augusto: “Mainha é bem-vindo ao PL”
Por Sávia Barreto
O deputado Carlos Augusto, que preside o PL em Teresina, argumenta que o partido é de “centro” e que está aberto a receber quem está insatisfeito em suas legendas: “Mainha será muito bem-vindo ao PL”, deixou claro. Nos bastidores, fala-se que Mainha tem como vantagens a possibilidade de presidência do partido e ainda a chance de que ele seja o candidato a deputado federal da sigla – isso contando que Fábio Abreu seja eleito prefeito da capital. A avaliação é que de com Margarete Coelho e Iracema Portella no Progressistas, Mainha não tem mais espaço na sigla para crescer.
BLOCÃO NÃO
Mas alguns deputados também falaram informalmente que consideram a ida de Mainha ao PL uma “traição”, pois ele teve muitos votos do comando da sigla. A respeito da vice de Fábio Abreu, Carlos Augusto disse que Abreu “não vai fazer blocão”. Ou seja, não está preocupado em atrair grandes siglas e aposta nas redes sociais para fazer a campanha. O candidato a vice-prefeito tanto pode ser alguém do segmento evangélico como uma mulher. Se for uma mulher evangélica, sai na frente. A vaga chegou a ser oferecida ao Solidariedade, do deputado Evaldo Gomes, que segue na base do prefeito Firmino Filho.
Firmino Paulo: progressista deve votar em Fábio Abreu ou Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
O deputado Firmino Paulo é filiado ao Progressistas, mas já tem falado nos bastidores a alguns interlocutores que não vai seguir o candidato a ser apoiado pelo partido na base do prefeito Firmino Filho. A mágoa política entre Firmino e Firmino Paulo segue até hoje. Firmino Paulo deve votar em Fábio Abreu ou Dr.Pessoa para prefeito da capital, a depender de conversas com o governador Wellington Dias.
Dedo de W.Dias
Detalhe: o governador evitou confronto direto com o Progressistas, no entanto, tem trabalhado com afinco nos bastidores para esvaziar o partido do senador Ciro Nogueira. Dias localiza fissuras e atua contemplando aqueles que se sentem sem espaço. O caso Firmino Paulo ilustra isso, assim como o de Mainha, de malas prontas para o PL, sigla ligadíssima ao governador.
Lucy pode ser aposta para o Governo em 2022, diz aliado
Por Sávia Barreto
Enquanto a deputada Lucy Silveira passava nesta terça-feira pelo plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, um deputado a chamou e eles conversaram rapidamente. O parlamentar pediu que a identidade não fosse revelada, mas o teor da conversa ouvida pela coluna foi sobre Lucy ser a candidata a governadora do Progressistas em 2022, e não Firmino Filho ou Ciro Nogueira. Esse deputado argumentou que Lucy tem “carisma e a imagem mais leve” que a de Firmino ou Ciro. Lucy sorriu e não negou.
Criminosos tentam aplicar golpe usando nome de Assis Carvalho
Por Arimatéa Carvalho
Golpistas estão ligando para amigos e amigas do deputado federal Assis Carvalho (PT) convidando para uma festa, solicitando que a pessoa responda a um email com a senha do whatsapp. É golpe.
Geralmente, os golpistas usam a senha para clonar o celular da pessoa, acessar os contatos e enviar mensagens para os amigos e parentes pedindo dinheiro emprestado ou simulando um sequestro e exigindo resgate.
O deputado já solicitou as providências cabíveis para denunciar o caso. Quem for alvo dos criminosos deve fazer o print contendo o número que enviou a mensagem - se for por mensagem. Se for apenas ligação, anotar o número e gravar, se possível, para depois denunciar na delegacia.