Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 451 de 665Duelo Fábio Abreu x Neto do Angelim: ex-aliados em rota de colisão
Por Sávia Barreto
O vereador Neto do Angelim protocolou requerimento à secretaria estadual de Segurança solicitando explicações e encaminhamentos a respeito da investigação de fake news. Esse movimento já é visto nos bastidores da Câmara como um afastamento de Angelim e do grupo de Abreu, após o vereador decidir se filiar ao Progressistas e, portanto, ficar ao lado do prefeito Firmino Filho e não de Fábio, que disputa a PMT na oposição. “O Fábio disse que ia botar uma comissão pra investigar as fake news que acontecem com ele e eu quero que essa comissão fique também para a população, para não ter que registrar no distrito do bairro, porque o distrito já está acumulado de problema pra resolver”, disse Angelim à coluna.
PT recusa oficialmente Marquim Monteiro; entenda o que está em jogo
Por Sávia Barreto
A tentativa de ida do suplente de vereador Marquinho Monteiro ao PT está recheada de momentos de tensão. A ata da reunião foi assinada nesta quinta-feira e a maioria absoluta não aceita Monteiro, remetendo a decisão final à executiva estadual. Isso porque Monteiro promete levar prefeitos e lideranças estaduais para a sigla. Chance remota de passar, mas não é impossível caso ocorra intervenção de “instâncias superiores”.
Exigimos respeito
Sobre as críticas de Júnior do MP3, que questionou “que agrados Cícero Magalhães estaria recebendo para aceitar Marquinho Monteiro no PT”, o vereador Deolindo Moura saiu em defesa do presidente municipal: “O Magalhães é um presidente decente. Tem que ser respeitado. Aliás, todos nós temos que nos respeitar e respeitar a família Monteiro”. Júnior chamou a família de "oligarquia".
Nos bastidores, fala-se no PT que a ida de Monteiro é uma articulação do governador Wellington Dias. Se o grupo não ficar com Dias, tende a ir para o lado de Ciro Nogueira.
Jeová, Schnneyder e Helber se reúnem para discutir parceria THE/Timon
Por Sávia Barreto
A coluna registrou o encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira no “cafezinho do Jeová”, o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Teresina, entre Jeová, o presidente da Câmara de Timon, Helber Guimarães e o pré-candidato a prefeito de Timon, coronel Schnneyder. Discutiram parcerias e conjuntura política envolvendo Teresina e Timon, onde Schnneyde tem despontado nas pesquisas de intenção de voto. Vale lembrar: Jeová ajudou na eleição para presidência da Câmara de Timon, Esperantina, Parnaíba e Curralinhos. O presidente da Câmara mostrou como ser eleito independente do apoio do prefeito. E Schnneyder vai disputar pelo Republicanos em Timon mas também é o candidato do grupo de Themistocles Sampaio.
Aluísio Sampaio nega veto no Progressistas a Neto do Angelim
Por Sávia Barreto
O presidente municipal do Progressistas em Teresina, Aluísio Sampaio, disse à coluna que não existe nenhum veto dos pré-candidatos do partido ao ingresso do vereador Neto do Angelim à legenda. Nos bastidores, fala-se que esse grupo de pré-candidatos se sente ameaçado com o potencial de votos de Angelim. “Vou reunir os pré-candidatos para discutir. Ele é um companheiro nosso e vamos fazer de tudo para acolher no grupo”, pontuou Aluísio.
Landim abre seminário da Justiça Eleitoral em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, abriu na noite de quarta-feira em Parnaíba a 6° edição do Seminário Itinerante da Justiça Eleitoral. O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, participou da abertura ao lado do presidente.
O seminário, que prossegue até sexta-feira (14), está sendo sediado no Centro Judicial de Solução de Conflitos, localizado na Av. Getúlio Vargas, 735, Centro, antigo Fórum Cível. A iniciativa é um dos 15 pontos do Plano Emergencial de Reestruturação dos Cartórios Eleitorais.
Participam da edição do Seminário Itinerante o diretor-geral do TRE-PI, Geraldo Mota; o juiz auxiliar da Presidência e Corregedoria do TRE, Ítalo Márcio Gurgel de Castro, além de secretários e coordenadores de diversos setores do TRE-PI e servidores e técnicos das Zonas Eleitorais de Parnaíba e das cidades de Cocal, Esperantina, Buriti dos Lopes e outras.
O Seminário vem sendo realizado desde o mês de outubro de 2019 e tem por objetivo resolver problemas da realidade diária dos Cartórios Eleitorais do Estado. Esta será a última edição do evento, que já passou por diversas outras cidades.
Themístocles: “Especulação sobre Jeová mostra que PSDB não está bem”
Por Sávia Barreto
Ainda rende a história do convite do PSDB para que o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, permaneça no ninho tucano e deixe tanto Dr.Pessoa como o deputado Themístocles Sampaio no MDB. O presidente da Assembleia Legislativa relatou à coluna que conversou com Jeová e não está sabendo de nenhuma questão envolvendo o PSDB. Ele atribui a especulação a uma campanha de desinformação da base de Firmino Filho. “Quando tem esses comentários, é sinal de que o PSDB não está bem”, disse Themístocles, que não confirmou a ida do vereador Caio Bucar para o MDB: “Estou sabendo agora, por você”.
Fabíola: pré-candidatos do PT se reúnem na sexta para barrar Monteiros
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a vereadora Fabíola e Júnior do MP3 convocaram reunião com a chapa de pré-candidatos do PT para definir uma estratégia para barrar a entrada da família Monteiro no partido. "O encontro será na sexta, dia 14, às 16h, na sede do PT estadual", explica a pré-candidata.
O Coletivo em Defesa do PT teme que, uma vez que a deliberação sobre o ingresso da família Monteiro foi enviada ao Diretório Estadual pelo deputado Cícero Magalhães, o presidente Assis Carvalho diga Ok e eles ingressem de vez na sigla. O grupo é herdeiro do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, que morreu no dia 26 de dezembro de 2019, aos 68 anos de idade.
CHAPA PREJUDICADA
Tanto Fabíola quanto Júnior avaliam que uma das vagas na chapa do PT ficaria comprometida com a família Monteiro, já que o suplente de vereador Marquinhos Monteiro teve mais de 5 mil votos na eleição passada e a família está unida agora.
Eles reclamam que já existe uma desigualdade de estrutura entre os que têm mandato na Câmara e os que não têm, e a concorrência da família Monteiro agrava ainda mais essa disparidade de chances. Júnior acrescenta que o presidente do diretório de Teresina, deputado Cícero Magalhães, atende um pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, para acolher o grupo.
Um detalhe extra: o acordo entre a família Monteiro e o PT não envolve apenas Teresina, mas todo o Piauí, pois a sigla abarcaria toda a estrutura, lideranças e candidatos ligados ao ex-deputado Fernando Monteiro.
PDT segue com Firmino Filho neste ano
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evando Hidd, presidente do PDT em Teresina, está em Brasília, onde se reuniu com o presidente nacional da sigla, Carlos Luppi, acompanhado do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).
Luppi deu carta branca para Evandro comandar a eleição na capital. O vereador também está em sintonia com o presidente estadual, ex-prefeito de Timon Chico Leitoa. E, claro, seguirá firme e forte com Firmino neste ano de novo.
Coronel Edvaldo Viana bate asas para o ninho tucano
Por Arimatéa Carvalho
O coronel Edwaldo Viana está com um pé no ninho tucano. Depois de conversar com o deputado Marden Meneses, o pré-candidato a prefeito de Picos está praticamente com o prego batido para sua chegada ao PSDB.
A conversa dele com o prefeito Firmino Filho e o ex-deputado Luciano Nunes abriu as portas para mais este militar que ingressa na política. Em Picos, o nome dele segue forte e liderando as pesquisas de intenção de voto, ainda um legado da atuação dele à frente do comando da PM no município.
Edvaldo já foi cortejado por Solidariedade, PSL e até pelo Progressistas, mas o ninho tucano está mais perto.
Os três cotados para presidir a Câmara de Teresina
Por Sávia Barreto
Pode parecer precipitado, mas o assunto é discutido abertamente entre os vereadores de Teresina e pelo menos três nomes abaixo foram citados à coluna como aqueles que já manifestaram para outros parlamentares a intenção de disputar a presidência da Câmara Municipal. Claro que antes precisam ser reeleitos, mas todos possuem grandes chances disto ocorrer.
COTADÍSSIMOS
Depois da reeleição de Jeová Alencar, à revelia de Firmino Filho, ficou claro que as articulações de bastidores entre os próprios vereadores podem surpreender em comparação aos direcionamentos do Palácio da Cidade, independente de quem seja o prefeito eleito em 2020. Os possíveis candidatos à presidência da Câmara Municipal de Teresina são Venâncio Cardoso (PSDB), Aluísio Sampaio (Progressistas) e Jeová Alencar (no PSDB, mas migrando para o MDB).