Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 45 de 665Dudu avalia: grupo de Ciro, Sílvio e Bolsonaro não estará 'morto' em 2024
Por Apoliana Oliveira
Enquanto parte do diretório petista no Piauí defende candidatura própria em Teresina em 2024, o vereador Edilberto Borges, o Dudu, afirmou que o PT precisa cuidar para não entregar a cidade nas mãos de Ciro Nogueira, Sílvio Mendes, Joel Rodrigues e cia.
MORTO OU VIVO?
"Esse povo está ávido para voltar. Nós vamos arriscar em 2024 esse campo democrático popular? Esse campo do Ciro, do Bolsonaro, do Joel e outros que se agregaram, está vivo. E não vão estar mortos em 2024", diz o petista, maior defensor da aliança PT e Dr. Pessoa.
Natal de Sonho e Luz terá iluminação acesa na segunda, às 18h30, no Centro
Por Arimatéa Carvalho
O "Natal de Sonho e de Luz" de 2022 homenageia as flores. O deputado estadual Fábio Novo (PT), que organiza o evento no Centro de Teresina, explica a temática.
"Em 2021, o Natal de Sonho e Luz prestou homanagem aos profissionais que ajudaram a combater à Covid-19 e agora o tema são as flores", diz.
"Trata-se de uma homenagem às mulheres, especialmente Esperança Garcia (negra escravizada que este ano foi reconhecida nacionalmente pela OAB como a primeira advogada do Brasil) e Regina Sousa, a primeira mulher governadora do Piauí", detalha.
Além disso, as flores fazem referência à reabertura da igreja de São Benedito, onde acontece o ponto alto do evento na região central da capital. O templo católico foi reaberto graças aos incentivos da Siec, a lei estadual de incentivo à cultura e o processo foi acompanhado de perto por Fábio Novo.
"As flores representam também um renascimento do Brasil, que atravessou um momento difícil na política", finaliza Fábio Novo.
Na segunda-feira (12), às 18h30, no adro da Igreja de São Benedito, haverá o acender das luzes e das flores de mais uma edição do Natal de Sonho e Luz.
Empresária Dri Ziegert recebe título de Cidadã Piauiense na terça-feira
Por Arimatéa Carvalho
A empresária Dri Ziegert recebe na terça-feira (13) o título de Cidadã Piauiense durante sessão especial na Assembleia Legislativa, a partir das 10h. Casada com o empresário Bob Ziegert, ela mantém resort na Barrinha, no litoral do Piauí, além de outros empreendimentos com o marido.
Este ano, a convite do ministro Ciro Nogueira, a paranaense disputou vaga de deputada estadual pelo Progressistas e já é citada como pré-candidata a prefeita de Cajueiro em 2024. Ela focou na pauta do turismo, sobretudo.
A proposição do títulop de cidadania, aprovada por unanimidade na Assembleia, é do deputado Júlio Arcoverde (PP), que foi eleito para a Câmara Federal no dia 2 de outubro.
Vereadora se veste de Mamãe Noel e distribui presentes na zona rural de THE
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora de Teresina Fernanda Gomes (Solidariedade) está realizando o projeto "Mamãe Noel". No domingo, ela se vestiu a caráter e distribuiu presentes a crianças na comunidade Árvores Verdes, na zona Leste. A ação leva cidadania e diversão a meninos e meninas carentes. Os palhaços Bolim e Bolão, levados pela parlamentar, animaram a criançada.
A parlamentar, que foi a terceira mais votada da capital em 2020, tem dado atenção a comunidades rurais. Ele esteve no aniversário de um ano do Conselho Comunitário do Dandara dos Cocais. "Ficou feliz de ter contribuído com o registro do Conselho e de lutar por melhorias para a comunidade", afirmou.
Voos vão ajudar turismo no Piauí, garante Telmo Neves ao representar Ciro
Por Arimatéa Carvalho
A Azul agora faz voos regulares para o aeroporto de São Raimundo Nonato, na região na Serra da Capivara, ligando Pernambuco ao patrimônio natural da humanidade localizado no Piauí.
No voo inaugural, no sábado (10), o ministro Ciro Nogueira foi representado pelo vice-prefeito de Fartura do Piauí e que disputou vaga de deputado estadual pelo PP neste ano, empresário Telmo Neves.
"Satisfação imensa de termos voos regulares aqui para São Raimundo Nonato. O ministro Ciro Nogueira pediu que eu viesse aqui dar um abraço fraterno em vocês. Ele que foi um dos responsáveis pela vinda da Azul aqui para nossa região", discursou Telmo no aeroporto.
Ele também agradeceu à prefeita Carmelita Castro, ao deputado estadual Hélio Isaías (PT) e ao deputado estadual Fábio Novo (PT), que acompanharam a solenidade
TURISMO EM ALTA
Telmo Neves foi um dos responsáveis pela implantação do voo da Azul. “É uma conquista feita por ele e é um avanço positivo para o Turismo da nossa região Sul. Serão tantas melhorias com mais essa forma de se chegar à São Raimundo Nonato, e os moradores de lá agora podem ir para outras cidades com mais rapidez e conforto”, disse.
Câmara de Teresina entrega título de cidadania ao secretário Néris Júnior
Por Arimatéa Carvalho
O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, recebeu o título de cidadania teresinense da Câmara Municipal, através de proposição do vereador Bruno Vilarinho.
O gestor é parnaibano e já ocupou diversos cargos na SESAPI antes de comandar a pasta. O secretário de Governo Antônio Neto representou a governadora Regina Sousa na solenidade, que foi presidida pelo vereador Enzo Samuel. A sessão ocorreu na noite de sexta-feira (9).
SERVIÇOS DESTACADOS
Vilarinho destacou os relevantes serviços prestados por Néris ao Piauí e a Teresina, como gestor da Saúde. "Filho de Parnaíba, veio à Teresina em 2017, quando o ex-secretário de saúde, hoje deputado federal eleito Florentino Neto, o trouxe para ocupar a Diretoria de Unidade de Organização e Descentralização Hospitalar, e por desempenhar um grande trabalho, ocupou diversos cargos na Secretaria de Saúde. E também pelo seu desempenho e comprometimento chegou ao cargo de secretário de Saúde do Piauí. Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo", disse o vereador em seu discurso.
O homenageado Néris Junior falou de sua felicidade com a honraria. "Receber o título de cidadão teresinense é uma imensa felicidade que se reflete no orgulho que sinto da pessoa que tenho me tornado, honrando a educação dada por meus pais e por meus irmãos, já que sou o caçula da família. Me sinto premiado por Deus e muito grato por este reconhecimento ao trabalho realizado nos últimos anos como servidor da saúde do estado. Esse momento aqui, junto com minha família, com meus amigos e as autoridades aqui presentes, que tiraram um tempo neste dia tão corrido, em plena Copa do Mundo para me prestigiar, será guardado em lugar seguro da minha memória afetiva", declarou o secretário.
"Eu já me considerava ser teresinense, cidade que escolhi para morar, agora sou de fato um cidadão teresinense. Quero agradecer o carinho de todos os meus amigos e de todos os piauienses que me acolheram. Quero agradecer o vereador Bruno Vilarinho pelo carinho e pela homenagem", concluiu Néris.
Governo do Estado antecipa 13º salário no Piauí. Veja data!
Ananias Ribeiro
O Governo do Estado anunciou a antecipação para esta sexta-feira, dia 09, o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Com a medida, o Estado injeta cerca de R$ 245 milhões na economia a 15 dias do Natal.
A segunda parcela do 13º estava prevista para ser paga no dia 19 de dezembro, seguindo a tabela divulgada no início do ano.
A primeira parcela é paga no aniversário do servidor. Apenas os que fazem aniversário em dezembro recebem as duas parcelas juntas.
Com a folha de dezembro e a segunda parcela do 13º salário, o governo do estado vai injetar mais de R$ 730 milhões na economia neste fim de ano.
PT reforça aliança com Dr. Pessoa em jantar na casa de Magalhães
Por Apoliana Oliveira
Parte do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores se reuniu na noite desta terça-feira (6) com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), para reforçar a aliança na capital.
O encontro, conduzido pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), ocorreu na casa do ex-deputado Cicero Magalhães, e teve a presença de nomes como Deolindo Moura, Gilberto Paixão, João Pereira, dentre outros.
A aliança com Pessoa, defendida pelo grupo, vai de encontro com a tese de nomes como Rejane Dias, Fábio Novo e Merlong Solano, que defendem candidatura própria do PT em Teresina, nas eleições de 2024.
Para Dudu, que rejeita imposições na estratégia petista no âmbito municipal, o encontro é um bom começo na consolidação da aliança PT e Pessoa.
O próximo passo, liderado pelo vereador, é estreitar a relação com o governador eleito Rafael Fonteles, num diálogo inicialmente voltado para solucionar a crise do transporte público.
Everton deixa a Fundação Wall Ferraz para assumir coordenadoria de Rafael
Por Arimatéa Carvalho
Atualmente secretário executivo da Fundação Wall Ferraz, o empresário Everton Calisto (PT) foi o indicado da vereadora Elzuíla Calisto para a Coordenadoria da Juventude no Governo Rafael Fonteles. Eles são irmãos e filhos do petista histórico Pedro Calisto.
A parlamentar é um dos novos rostos do PT no Estado, foi candidata a deputada estadual este ano e obteve quase 19 mil votos, além de ter se empenhado na campanha do então candidato Rafael. O nome de Everton foi confirmado no Twitter de Rafael na tarde de terça-feira (6).
A Fundação Wall Ferraz, órgão da Prefeitura de Teresina que cuida da qualificação da mão de obra, é gerido por técnicos indicados pelos três vereadores do PT na capital: a própria Elzuíla, Dudu e Deolingo Moura.
MUDANÇA
A Coordenadoria da Juventude atualmente é uma indicação do vereador Deolindo Moura (PT). Vicente Gomes fez um trabalho elogiado na pasta. Deolindo não se considera prejudicado, já que as atividades realizadas pela Coordenadoria ele próprio executa através de seu gabinete na Câmara de Teresina.
Comissões votam projeto do ICMS nesta quarta (7) em reunião conjunta
Por Apoliana Oliveira
As comissões de Finanças e de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí se reúnem nesta quarta-feira (07) para analisar a Mensagem nº 81/2022, do Executivo, que altera alíquotas de ICMS.
A bancada do governo deseja levar a matéria a Plenário o quanto antes. O texto, que reajusta a alíquota modal para 21%, reduz o imposto estadual cobrado sobre o gás de cozinha e itens da cesta básica, e isenta o IPVA de mais de 500 mil motos no estado.
ANUALIDADE
O futuro governo Rafael tem pressa na aprovação da matéria para conter as perdas na arrecadação projetadas para o próximo ano. Pelo princípio da anualidade, as alterações têm que ser aprovadas ainda neste mês de dezembro para vigorarem em 2023. E tem uma eleição da Mesa Diretora no meio da história.