Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 442 de 665Permanência de Lobão cria mal-estar e dúvida sobre Jeová Alencar
Por Sávia Barreto
O deputado João Madison reafirmou ontem que questão do vereador Lobão no MDB está pacificada. Antes, o presidente Themistocles Sampaio disse à imprensa que não estava sabendo de acordo nenhum com Lobão: “Quem está mais perdendo nisso sou eu porque nem sei se o PSB vai fazer legenda”, disse Mádison, que apoia o delegado James Guerra numa vaga para a Câmara.
Será que fica
Nos bastidores, a situação segue de incômodo para diversos pré-candidatos. Um deles resumiu assim: “Lobão desagrega”. Questionado pela coluna, o vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina e que deve ir para o MDB, disse que a permanência ou não do Lobão não era critério para ele ficar ou deixar o MDB. Jeová é um parlamentar de perfil independente, que tem seu próprio grupo político.
Sabrina e Érica: conheça os nomes do PSL para vice de Kléber
Por Sávia Barreto
Sobre a disputa para vice do candidato de Firmino Filho, Manoel Lopes, presidente municipal do PSL em Teresina, confirma que o partido vai apoiar Kléber Montezuma mas quer a vaga na chapa majoritária. Segundo ele, o partido tem mais atrativos que os demais: recursos e tempo de TV – isso por conta do fundo eleitoral. Elea duas mulheres que sigla quer indicar para a função, a fisioterapeuta Sabrina Sanches (foto) e a fonoaudióloga Erica Cunha. “Todos os nomes têm capacidade, ética e moral para ser vice”, frisou.
Apoio do PV a Kléber Montezuma é dúvida
Por Sávia Barreto
Cresce a dúvida se o PV continua com a base tucana, apesar da aliança histórica entre os dois partidos. A deputada estadual Teresa Britto diz que não foi informada sobre Kléber Montezuma ser o candidato escolhido e destaca o que o prefeito Firmino Filho não pode escolher apenas pela “amizade”. “É preciso ouvir os aliados”.
Lista de qualidades
Teresa aponta as características ideais de um pré-candidato a prefeito: tem que ter boa relação na Câmara, com os vereadores e com os servidores. Para analistas da cena política, ela estava defendendo o nome de Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde que já está fora da disputa. Se não ficar com o PSDB, o PV pode apoiar Dr. Pessoa, tendo em vista a boa relação de Britto com o deputado Themístocles Sampaio.
Evaldo anuncia coletiva misteriosa para segunda, dia 9
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, marcou uma entrevista coletiva para a segunda-feira, dia 9 de março, às 11h, no gabinete dele na Assembleia Legislativa. Ele não adiantou a pauta, apenas que é sobre a sucessão municipal em Teresina.
Evaldo tem a pretensão de indicar uma mulher como vice na chapa do PSDB na capital, mas disputa a vaga com o Progressistas do senador Ciro Nogueira. Ele tem a expectativa que Ciro abra mão da vaga para o Solidariedade.
Nos bastidores, especula-se que Evaldo pode anunciar o apoio a outro grupo político, mas ele não confirma isso. Por enquanto, ele segue na base do prefeito Firmino Filho.
Firmino se encontra com Kléber em SP, onde participam de evento
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, participam nesta quinta-feira, em São Paulo, do Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola. O evento, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, terá a presença de especialistas nacionais e internacionais. Kleber é tido como o pré-candidato escolhido pelo prefeito.
Um dos palestrantes convidados é Andreas Schleicher, diretor de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Ele apresentará um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição desta avaliação internacional, em 2021.
De olho na majoritária, Solidariedade vai elaborar programa de governo
Por Arimatéa Carvalho
O Solidariedade formou uma comissão para elaborar um Programa de Governo para Teresina. O Grupo de trabalho é composto pelo sociólogo Messias Júnior, pelo presidente da Agrespi e ex-presidente do Metrô, Luiz Mauro, pelo presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, pela advogada e coach Karine Barros e o educador Emídio Júnior.
"Nosso partido vai para as eleições municipais com uma chapa completa de candidatos a vereador, vamos ultrapassar os 30% das candidaturas de mulheres. Nossa meta é eleger 4 vereadores. Temos quantidade e qualidade para participar de qualquer chapa majoritária. O Solidariedade é um partido que tem alma e sentimento popular. Nossos candidatos conhecem Teresina", afirmou o deputado Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade.
W. Dias faz 58 anos com café beneficente nessa quinta, dia 5
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias faz aniversário nessa quinta-feira (5) e comemora, como faz todo ano, com café da manhã beneficente.
Cada convidado deve dar como presente doações em dinheiro para a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (Abespa). O café será na Casa de Maria, na Vila Operária, Zona Norte de Teresina, a partir das 8h. Wellington completa 58 anos de idade.
Na Casa de Maria haverá envelopes e selos para que cada convidado possa fazer a doação e lacrar o envelope. Também é possível fazer via transferência bancária (Associação Beneficente São Paulo Apóstolo - CNPJ 10.762.866.0001-93. Banco do Brasil. Agência 4249-8. Conta corrente 11.348-4).
Ednei Amorim e Dr. Poroca formam chapa da situação em S. J. do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Dois nomes compõem a base aliada para as eleições de São João do Piauí: o pré-candidato do MDB, Ednei Amorim (MDB), e o do PT, Dr. Poroca. O primeiro conta com apoio do senador Marcelo Castro (MDB) e do deputado estadual Firmino Paulo (Progressistas), além de agregar PDT, com uma pré-campanha fortalecida.
O segundo sai de uma disputa interna do partido, que tinha mais dois nomes disputando a indicação. Coube ao governador Wellington Dias intervir, “já que quem tem três, não tem nenhum”. Quem sucede Gil Carlos certamente sairá dessa dobradinha MDB/PT.
Themístocles Filho diz que Kléber deve ser respeitado
Por Sávia Barreto
“Qualquer que seja o candidato, nós devemos respeitar”, sintetizou o deputado estadual e presidente municipal do MDB em Teresina, Themístocles sobre Kléber Montezuma como adversário de Dr.Pessoa na disputa pelo comando do Palácio da Cidade. Themístocles evitou tecer qualquer tipo de crítica a Montezuma. Dessa forma, fica claro que a estratégia de oposição é não dar palco para confronto com Firmino, já que Pessoa lidera desde o ano passado os principais levantamentos de opinião do eleitor.
ROBERT AVALIA
“Um homem decente e muito fiel ao prefeito. Honrado e extremamente honesto. Já testado várias vezes no processo eleitoral sem sucesso. Sua escolha reflete as dificuldades do prefeito em fazer escolha sem ter preparado sua sucessão”. Essa é a avaliação de Kléber Montezuma feita pelo ex-deputado e pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Dr.Pessoa, Robert Rios. Ele reforça a especulação de que Firmino poderá mudar de ideia e apoiar outro nome que não o de Kléber. “Espero que o prefeito não troque o candidato quando sentir que não decola”.
Um vice para Kléber Montezuma
Por Sávia Barreto
Foi ventilado fortemente nos bastidores a informação de que o ex-prefeito Sílvio Mendes poderia se filiar novamente ao Progressistas e ser o candidato a vice na chapa de Kléber Montezuma. O senador Ciro Nogueira, questionado pela coluna, disse que tudo ainda é “especulação”, mas que se Sílvio retornasse à sigla seria “fantástico”. Já o deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, lembrou que a legenda tem tempo antes de definir que nome pode indicar para vice, caso o partido realmente faça a indicação. “A vice passará a ser discutida depois do dia 17, poderemos fazer alguma pesquisa de avaliação e conversa com nossos vereadores”, explicou Júlio.