Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 439 de 665Defesa de Carmelita: não há motivo para cassação
Por Arimatéa Carvalho
A banca de advocacia que defende a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Progressistas), trabalha na tese em que a acusação de abuso do poder econômico não tem fundamento por não haver testemunhas e nem materialidade.
Para a banca, o que há é uma movimentação política para retirar a prefeita do cargo, usando até mesmo tentativas de influenciar os membros da Corte através de laços de amizade.
PL pode definir vice de Fábio Abreu em junho; Carlos Augusto é opção
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Carlos Augusto disse à coluna que o PL segue conversando com o PTB e o Solidariedade para indicar o pré-candidato a vice-prefeito de Fábio Abreu. Nos bastidores, já é dado como certo que o partido de Evaldo Gomes marche com o PT. O PL, no entanto, tem adotado a mesma estratégia consagrada pelo governador Wellington Dias: adiar as definições para o último momento e aguardar o cenário se delimitar antes de anunciar decisões. Ou seja, bater o martelo na composição da chapa majoritária só deve ocorrer em junho, perto das convenções.
Se isso é estar só...
Carlos Augusto responde críticas de que Abreu estaria “só”, sem muitos partidos ao seu lado: “É arrogância dizer isso. Fábio não tem padrinho político e não foi indicado por Fulano, prefeito ou governador. Um candidato que tem 25 pontos em pesquisas não está sozinho, está com o povo. E ele tem essa preferência de forma constante”, ponderou o deputado. A coluna apurou que o parlamentar, que teve 12 mil votos em Teresina, seria a carta coringa para vice de Abreu em uma chapa pura.
Assis é apontado como o mais influente da bancada nas redes sociais
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Assis Carvalho foi apontado como o mais influente nas redes sociais dentre todos os parlamentares federais do Piauí. Os dados são da FSB Comunicação, que divulgou nessa quarta-feira (11) o Ranking FSB Influência Congresso referente ao mês de fevereiro de 2020.
Assis é o 71° dentre os 513 deputados federais na Câmara e o 83° colocado entre os 594 congressistas (deputados e senadores) brasileiros. O parlamentar piauiense que ocupa a segunda colocação está em 140º lugar no Congresso Nacional; e o terceiro está na 205ª posição.
Firmino fará grande evento para anúncio no Clube do Servidor
Por Arimatéa Carvalho
O anúncio do pré-candidato do PSDB a prefeito de Teresina será feito por Firmino Filho na manhã do dia 17, no Clube do Servidor Municipal (Clube do Gari), no bairro Matadouro. Uma grande estrutura está sendo montada para o ato. Depois, no dia 20, haverá um evento de filiações dos pré-candidatos a vereador: Venâncio Cardoso, Samara Pereira, Abiel Bonfim, Ítalo Barros, Paulo Dantas, Joninha e Gustavo de Carvalho são os mais conhecidos.
As filiações serão na Câmara, às 11h. E espera-se que a militância lote as dependências para ouvir mais um discurso inflamado de Firmino Filho.
Jaconias mostra força e pode atrair coronel para disputa em Timon
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Timon (MA), Jaconias Morais, reuniu mais de 700 pessoas em evento de filiação do PSC, com a presença do presidente do partido no Piauí e pré-candidato a prefeito de Teresina, Valter Alencar, além de pré-candidatos a vereador da chapa.
Jaconias tem aparecido em primeiro nas pesquisas eleitorais já feitas na importante cidade maranhense e conversa com o coronel Schinayder, também pré-candidato, para compor uma chapa das oposições.
Nenhum dos dois é integrante das famílias que dominam a política timonense há década, Leitoa e Waquim.
Themístocles fala sobre “saqueadores”: “votos estão diminuindo”
Por Sávia Barreto
Após o prefeito Firmino Filho dar o tom mais duros na crítica à oposição, afirmando que a população tem medo que os candidatos do lado oposto ao do atual comando do Palácio da Cidade sejam eleitos e os chamando de “saqueadores”, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio falou à coluna: “Quando um prefeito começa a levantar o tom e agredir é sintoma de que os votos estão diminuindo”, retrucou.
Themístocles diz defender uma campanha propositiva: “Nós temos é que convencer a população de que o nosso candidato é o melhor e o MDB tem o melhor candidato, nas pesquisas é o que tem maior aceitação, médico e professor, o Dr.Pessoa”.
Henrique Pires sobre CCJ: “Se houve veto foi por minhas qualidades”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Henrique Pires era o nome mais cotado para ser o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí, a mais importante da Casa. Mas na relação final das comissões, foi Severo Eulálio, também do MDB, quem ocupou o cargo. Nos bastidores, falou-se que houve um veto do PT a Henrique, que é considerado muito crítico ao PT, especialmente no plano nacional.
A coluna conversou com o deputado: “Tanto o deputado Franzé como o deputado Limma me disseram que não teria veto e eu preciso acreditar na palavra das pessoas. É muito triste se eu descobrir que houve isso. Mas se houve veto só pode ter sido pela minha história, por ser um homem íntegro e de palavra”, ponderou Henrique Pires.
Valter Rei das Motos se filia e pode ser candidato a vice de Simone
Por Sávia Barreto
O ex pré-candidato a prefeito do PSL, o empresário Valter Rei das Motos, filiou-se ao PSD junto com um grupo de cinco pré-candidatos a vereador que deixaram o PSL. A informação foi confirmada pelo presidente municipal da sigla, Tiago Vasconcelos. Alinhados à direita e defensores do presidente Bolsonaro, o grupo alegou que no PSL não havia incentivo à candidatura própria e sim à aliança com o PSDB do prefeito Firmino Filho.
A coluna apurou que Valter pode ser candidato a vice-prefeito de Simone Pereira, que tende a ser confirmada nas próximas semanas como a pré-candidata a prefeita de Teresina do PSD no lugar do deputado Georgiano Neto, reforçando assim a estratégia de puxas votos na chapa proporcional e participar do debate eleitoral na discussão de temas da cidade.
Com novo centro cirúrgico, hospital regional fará cirurgias eletivas
Por Arimatéa Carvalho
Após reforma e ampliação, o Hospital Regional Justino Luz, de Picos, vai realizar cirurgias eletivas. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Severo Eulálio (MDB) após se reunir com a diretora técnica da Fundação Hospitalar, Nara Nunes, e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. "Também tratei com o presidente da Fundação Hospitalar, deputado Pablo Santos", explicou Severo.
A conclusão das reformas do centro cirúrgico do hospital regional de Picos é uma grande notícia para as dezenas de municípios da região, que acorrem ao hospital. Também é positivo para a saúde do Estado como um todo, pois o aumento da resolutividade dos hospitais regionais acaba com a necessidade das viagens dos pacientes.
O Justino Luz atende toda a macrorregião do Semiárido, que inclui o Vale do Rio Guaribas, Sambito e Canindé. São mais de 42 municípios atendidos pelo estabelecimento.
As vistorias nas obras da unidade foram uma constante, fato que permitiu o bom andamento das mesmas. O deputado Severo Eulálio comenta que os investimentos na área de saúde eram necessários em Picos e agora, com a realização de cirurgias eletivas, a população terá um atendimento mais completo.
Ronaldo disputará contra irmã de Janaína e o ex-deputado Ismar Marques
Por Arimatéa Carvalho
Em Luzilândia, o prefeito Ronaldo Gomes, do Solidariedade, terá páreo duro neste ano. A seu favor, ele tem o presidente estadual do partido, o estrategista deputado estadual Evaldo Gomes. Ronaldo disputará contra o grupo da deputada estadual Janaína Marques (lançou a irmã, Fernanda) e contra o ex-deputado estadual Ismar Marques, do Progressistas, que terá o apoio do senador Ciro Nogueira.
Nos bastidores, há a possibilidade de Ciro/Ismar comporem com Evaldo/Ronaldo. Não custa lembrar que Ciro e Evaldo já devem seguir separados em Teresina e Valença. Nesse registro, Evaldo e Ronaldo diante de multidão na comemoração dos 130 anos de Luzilândia.