Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 428 de 6653 prefeitos que tiveram contato com gestor morto fazem teste da Covid
Por Arimatéa Carvalho
Os três prefeitos que tiveram contato direto com o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, fizeram teste para saber se foram infectados com o novo Coronavírus. Antônio Felícia morreu de Covid-19, aos 57 anos de idade. Ele era diabético.
"Nos reunimos, Caburé, que é prefeito de Caraúbas do Piauí; Ricardo Sales, prefeito de Murici dos Portelas, e eu para realizarmos juntos em minha residência o teste para o novo Coronavírus", disse o prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy.
"Nós estivemos juntos com nosso grande amigo, Antônio Felícia, prefeito de São José do Divino, em uma inauguração em Caraúbas do Piauí no dia 16 de março. Infelizmente nosso amigo partiu nos causando grande tristeza e o motivo do falecimento foi a COVID-19", disse Perry.
"E para acalentar e dar satisfação a todos resolvemos fazer o teste. Conversei com o governador Wellington Dias e o mesmo nos garantiu que resultado saíra amanhã (domimgo, 29) e com fé em Deus será negativo. Temos pressa em dar uma resposta as pessoas. Mas estamos nos resguardando em casa e seguindo as regras de segurança e higienização", prossegue.
"Vamos rogar a Deus para que tudo esteja tranquilo. E aproveito para reforçar meu pedido, para aqueles que puderem, fiquem em casa. O assunto é sério e não queremos nossa querida Buriti dos Lopes nas estatísticas", disse.
Justiça suspende decreto de Mão Santa e comércio fica fechado
Por Sávia Barreto
A Justiça decidiu neste sábado, 28, suspender o decreto do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que determinava a reabertura do comércio da cidade. Por decisão do Governo do Estado com o intuito de combater o coronavírus, escolas e estabelecimentos comerciais foram fechados temporariamente em todo o Piauí evitando assim a aglomeração de pessoas. Mão Santa, no entanto, publicou outro decreto em oposição ao Governo do Estado alegando prejuízo econômico e disse que é de competência dos governos municipais "legislar sobre assuntos de interesse local" e "fixar o horário de funcionamento do comércio local".
A juíza da 4ª Vara da Comarca de Parnaíba, Ana Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, determinou que o município abstenha-se de autorizar nova abertura do comércio pelo prazo de 15 dias. Ela justifica que confirmou-se a existência de um caso de contaminado por coronavírus na cidade de Parnaíba. A multa diária é de R$ 25 mil por descumprimento. Ainda foi determinada a expedição de ofícios à Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, notificando-os da decisão liminar para que fiscalizem seu cumprimento.
No prazo de 15 dias será reanalisada a necessidade ou não de continuação da presente determinação.
“Insta pontuar, que não se desconhece a gravidade que o isolamento e consequentemente a determinação de fechamento de boa parte do comércio causará a economia e segurança pública, diante da possibilidade concreta de futuras decretações de falências e aumento considerável de desempregados. Contudo, neste momento, há que se ponderar pela saúde em face do interesse financeiro/econômico”, argumentou a juíza.
Piauí já tem 75 cidades com casos suspeitos ou confirmados de Covid
Por Arimatéa Carvalho
O Piauí já tem 75 cidades com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O boletim da Sesapi foi divulgado na tarde de sábado, dia 28 de março. Os casos confirmados estão em Teresina, Parnaíba e São José do Divino. Além desses, há outras 72 cidades com suspeitas.
Teresina, Parnaíba e São José do Divino somam 11 casos de Covid-19
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou ao vivo no Plantão Coronavírus, da Rede Meio Norte, que agora são 3 cidades com casos confirmados de Coronavírus no Piauí. "Ante só tínhamos casos confirmados em Teresina, mas agora temos em São José do Divino (prefeito que morreu de Covid-19, aos 57 anos de idade) e em Parnaíba.
O secretário, seguindo o protocolo, não pode dar informaçõe sobre o paciente, nem mesmo se ele está na capital ou no litoral. Equipes da Sesapi foram enviadas ao Norte do Piauí para monitorar as pessoas que tiveram contato direto com o prefeito de São José do Divino, Antônio Felício, nos últimos dias antes de sua morte.
Já se sabe que o prefeito participou de eventos políticos em outras cidades, continuou recebendo visitas em suas casa e mantendo agenda pública. O Piauí registra agora, portanto, 11 casos confirmados da Covid-19 e uma morte.
Firmino fará live com diretor do Hospital São Marcos no sábado, 28
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, vai realizar nova live em suas redes sociais às 10h de sábado (28). Ele usa o perfil @firminosfilho no Instagram. O tema será "Teresina contra Covid-19: estratégias de combate". Ele fará a live junto com o cardiologista e intensivista pelo Instituto do Coração da USP Marcelo Martins, atual diretor de Práticas Médicas do Hospital São Marcos.
O prefeito visitou na sexta-feira o centro de treinamento de badminton da UFPI, na Zona Leste da capital, e elogiou o local como apropriado para receber um hospital de campanha para atender pacientes com a Covid-19. Ele tem ainda dois outros locais: o prédio do antigo Hiper Bom Preço (Avenida Frei Serafim) e o imóvel do antigo Lar da Fraternidade, oferecido pelo padre Tony Batista.
Laécio assume Republicanos em Teresina, levando nomes do Patriota
Por Arimatéa Carvalho
O Republicanos rapidamente ganha musculatura no Piauí. Sob o comando dos Flávios, o partido tem filiados prefeitos e vereadores Piauí afora. Na Assembleia, o deputado Gessivaldo Isaías também tem articulado pré-candidatos em diversas cidades, como União. E na capital, além do vereador Levino, o vereador Caio Bucar irá se filiar ao Republicanos.
Outro reforço é o agora ex-presidente do Patriota, Laécio Borges, que deixou o comando da sigla e se desfiliou. "Acabou minha jornada no Patriota", disse à coluna. Ele vai assumir na próxima semana o Diretório Municipal do Patriota. "Se o Coronavírus deixar", diz, bem-humorado.
ENZO E CELENE NO PATRIOTAS
Laécio Borges disse que está levando para o Republicanos parte da chapa de pré-candidatos a vereador do Patriota, além do vereador Enzo Samuel, que saiu do PCdoB, e da ex-vereadora Celene. "Fiz os convites ao Enzo e Celene, mas eles ainda não disseram sim", explica.
Ciro apela que prefeitos não descumpram quarentena no Piauí
Por Sávia Barreto
Presidente do partido com mais prefeituras no Piauí, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) fez um apelo a todos os prefeitos piauienses para pedir que eles não cedam às pressões de afrouxar as medidas de prevenção ao Coronavírus, COVID-19. Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (27), Ciro argumentou que liberar atividades econômicas não essenciais e permitir o fluxo desordenado e aglomeração de pessoas pode resultar em um aumento generalizado de novos casos e mortes no estado.
MÃO NA CONSCIÊNCIA
“Não podemos permitir que vidas humanas valham menos que a economia”, destacou o senador. Ciro se comprometeu em continuar a busca por ajuda financeira para socorrer as micro, pequenas e médias empresas do Piauí e garantir que as prefeituras sejam compensadas pela sua perda de receitas devido à pandemia. “Quero garantir que haja mais recursos para saúde e assistência social”, afirmou.
A polarização nas caixas de comentários de W.Dias e Firmino
Por Sávia Barreto
A polarização ideológica contaminou um tema que deveria ser científico a respeito da pertinência e de que forma a quarentena deve ser implementada no país. Nas redes sociais do governador Wellington Dias e do prefeito Firmino Filho, multiplicam-se às centenas os comentários, seja pedindo abertura do comércio e escolas, seja implorando o fechamento. A temperatura está alta na caixa de comentários e nos grupos de Whatsapp. Firmino e Wellington, por sinal, têm usado cada vez mais as redes sociais para se comunicar de forma direta com o cidadão. Tem funcionado.
VIDAS VEM PRIMEIRO
Economista e com uma filha médica, o prefeito Firmino Filho tem sido dos mais enfáticos a respeito de manter a quarentena em Teresina. Ele usa o argumento de defesa da vida, sabendo que a economia tem mecanismos para ser reaquecida. “A economia pode ser reaquecida. Os economistas sabem. Mas as vidas não podem ser ressuscitadas pelos médicos. Algumas pessoas têm me perguntado sobre a suspensão da quarentena em Teresina. Ela não será suspensa. Não afrouxaremos as medidas para proteger a cidade”, frisou o tucano.
Fábio Abreu: laboratório de DNA da polícia fará teste de coronavírus
Por Sávia Barreto
A secretaria estadual de Segurança Pública está disponibilizando os laboratórios de DNA para fazerem o exame de detecção do coronavírus em parceria com o LACEN. "Só falta acertar alguns detalhes, acredito que segunda já inicia", informou nesta sexta-feira, 27, o secretário Fábio Abreu à coluna.
Em todo o país a demora no resultado dos testes tem sido motivo de preocupação com a subnotificação na verificação dos casos de coronavírus. Dessa forma, a medida no Piauí deve contribuir para acelerar esse processo. Quantos mais testes, mais casos confirmados ou descartados e mais segurança sanitária para a população.
Themístocles e Henrique pedem reabertura de parte do comércio no PI
POR SÁVIA BARRETO
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho e o deputado Henrique Pires, ambos do MDB, enviaram nesta sexta-feira, 27, uma moção de apelo ao governador do Piauí, Wellington Dias e ao prefeito da capital, Firmino Filho, em que pedem a reabertura do comércio no Piauí como máximo de 50% do quadro de funcionários nos estabelecimentos. Eles alegam risco de caos social pelo desemprego.
“Em que pese a necessidade e a louvável rapidez na tomada de decisões por ambos os gestores, estes membros do legislativo piauiense, vêm requerer/sugerir, através de um esforço concentrado, tendo em vista a necessidade de união e sincronia entre os representantes do povo, que ambos os chefes do poder executivo, cada um em sua esfera, alterem pontualmente tais decretos”, destaca o texto da moção, que pede especificamente a abertura de atividade comercial nos setores de “construção civil (obras), materiais de construção, auto-peças, lojas de conveniência, clinicas medicas e odontologicas, oficinas mecânicas, borracharias, restaurantes, lanchonetes, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade, indústrias e agroindústria”.
“Devendo ser adotadas medidas que possam proteger os funcionários, assim como os clientes, exigindo-se o cumprimento das regras de higienização no seu mais alto rigor, indispensáveis para tanto, o uso dos equipamentos de proteção individual (epi's) e exigindo ainda que essas atividades ao retornarem, mantenha um número máximo de 50% do seu quadro de funcionários, para que possam assim desenvolver suas atividades, podendo até mesmo fazer rodizio dos seus colaboradores”, justificam os deputados.
Eles alegam o receio de um colapso financeiro, consubstanciado no desemprego geral, que por sua vez impedirá o estado de arrecadar, e “por fim a instalação do caos social, a saber, um óbice a mais no enfrentamento à situação calamitosa que atualmente se instalou no Brasil e no mundo. Dada a urgência, solicita apreciação imediata, para que tais atividades acima citadas retornem o mais breve possível”.