Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 392 de 665Luís André diz que PSL busca entendimento com Daniel no comando em THE
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do PSL no Piauí, vereador Luís André, esclarece à coluna que a direção nacional do PSL de fato deliberou que o médico Daniel França vai presidir o partido em Teresina no lugar de Manoel Lopes, o Bel, que vinha fazendo críticas públicas a nomes do partido, como a deputada federal por São Paulo, Joice Hasselman. “Vamos conversar, entrar num entendimento que não prejudique o andamento dos compromissos do partido. Se ele vier para ajudar não podemos fazer nada, temos que conversar”, disse Luís André.
Sem tempo, irmão
Nos bastidores, especula-se que Daniel França defenderá candidatura própria do PSL em Teresina ou apoio ao candidato do PROS, Fábio Sérvio. “Não tem tempo e candidato viável para ter candidatura própria, em outros momentos a gente tentou, convidou o André Baía, Walter Rei das Motos. Não podemos deixar de fazer três vereadores em Teresina”, explicou Luís André. Segundo ele, Luciano Bivar informou que Joice, que faz parte da Executiva nacional do partido, virá ao Piauí conversar com a direção local na semana que vem.
Sai Vanessa Tapety, entra Ailton Viana na oposição em Oeiras
Por Sávia Barreto
O deputado federal Assis Carvalho, presidente do PT no Piauí, explicou à coluna a mudança no candidato de oposição em Oeiras. Sai Vanessa Tapety, que se filiou ao PT, e entra o médico Ailton Alves. “O MDB apresentou dr. Ailton e Vanessa prefere não fazer disputa dentro do grupo. E dr. Ailton Filho tem conseguido ampliar a base de apoio com outras forças além do PT e MDB”, disse Assis. O PT e o PTB vão apoiar Ailton contra o prefeito Zé Raimundo, que busca a reeleição pelo Progressistas. “E há possibilidade de incluir novas forças nos próximos dias”, completou Assis.
Surpresa
Nos bastidores, fonte da política de Oeiras revela que a desistência de Vanessa pegou muitos de surpresa, já ela era tida como o nome mais forte do grupo, representando "sangue novo". Havia ainda um racha no grupo de oposição encabeçado pelos Tapety, que tradicionalmente disputa contra o grupo da família B.Sá, os “Boca Preta”, pelo fato de Vanessa ter se filiado ao PT. A avaliação é de que Assis sai fortalecido, já que o PT também tem uma forte chapa de vereador na cidade, ao contrário do MDB. Além disso, pesou o fato de Vanessa Tapety ter sido candidata a vice de Dr.Pessoa na última eleição pela oposição ao governador Wellington Dias.
Samuel diz que segue PSDB mas candidatura a prefeito seria uma “honra”
Por Sávia Barreto
A coluna conversou com vereador tucano e ex-secretário de Assistência Social e Cidadania de Teresina, Samuel Silveira, a respeito das especulações de que Samuel e não Kléber Montezuma possa ser o candidato a prefeito da capital apoiado pelo prefeito Firmino Filho. “Há uma pré-candidatura do professor Kléber que respeitamos muito e claro que seria uma honra e um sonho de disputar a Prefeitura de Teresina”, disse Silveira. Mas Samuel deixa claro que vai seguir o grupo caso não seja escolhido.
Sigo o grupo
“Sou uma pessoa de grupo, seguindo sempre as orientações do prefeito. Se confirmando – como deve ser confirmado – que é o Kléber, ele é o candidato que simbolizaria o grupo. A grande condução disso é do prefeito Firmino, vamos seguir rigorosamente”, pontuou Samuel Silveira, acrescentando que a decisão de não deixar o cargo de secretário no prazo para disputar a reeleição de vereador ocorreu por entender que tinha um “papel fundamental no combate à pandemia e aceitando a sugestão do prefeito para que continuássemos na secretaria”.
Ou seja, o próprio Firmino indicou a permanência de Samuel na pasta. A reeleição de Silveira para a Câmara da capital contava com favoritismo. Assim, a leitura de bastidores é que sem poder disputar o cargo de vereador, Samuel fica numa posição política ruim sem ter algum espaço na chapa majoritária, seja como cabeça de chapa ou vice.
Duelo pelo PSL de THE pode ter presença de Joice a favor de Daniel
Por Sávia Barreto
Sobre a disputa pelo comando do PSL em Teresina, a deputada federal por São Paulo e ex-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, Joice Hasselman, deve vir ao Piauí nos próximos dias para tratar pessoalmente da questão com o presidente estadual do partido, vereador Luís André. Fonte da cúpula do PSL disse que o vice-presidente nacional do PSL, Antonio Rueda, garantiu que a vaga que era ocupada por Manoel Lopes, o Nel, no comando do PSL em Teresina não será ocupada pelo médico e ex-marido de Joice, Daniel França, e sim por um “nome surpresa”.
PI é elogiado por Ministro da Saúde e pode ser modelo contra COVID-19
Por Sávia Barreto
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou ter tido conhecimento das ações exitosas do Piauí no combate ao coronavírus e informou que deseja visitar o estado. Chamou a atenção dele o trabalho de Busca Ativa e controle das barreiras que o Governo do Estado tem promovido. Membros da Organização Pan-americada da Saúde (OPAS) relataram ao ministro o desempenho do Piauí e a equipe ficou atraída pelos resultados.
O Piauí, portanto, pode ser modelo de Saúde para o restante do país no combate à pandemia.
Busca Ativa
No último dia 12, o governador Wellington Dias assinou decreto ampliando o Programa Emergencial Busca Ativa Covid-19. Concebido pelo Consórcio Nordeste, o programa Busca Ativa trabalha com equipes formadas por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. O projeto inverte a lógica, indo atrás do cidadão antes dele adoecer. As equipes visitam as casas, entrevistam e testam os moradores. Os países que lideram o combate à doença utilizaram, dentre outras estratégias, esse trabalho de localizar os doentes antes que eles cheguem aos hospitais.
Ciro Nogueira cada vez mais próximo de Bolsonaro e Mão Santa
Por Sávia Barreto
A aproximação do senador Ciro Nogueira (Progressistas) com o presidente Jair Bolsonaro terminou calando muitos que apostavam que o parlamentar não teria prestígio com o Governo Federal. Ciro, para quem não lembra, presidia o partido quando Bolsonaro era filiado e depois da saída do então deputado da sigla, as relações entre ambos ficaram distantes. Porém, depois do anúncio de uma ponte para Parnaíba, sentado ao lado do ministro e com rasgados elogios a Bolsonaro, já há quem aposte nos bastidores que a força de Ciro possa ser maior do que foi quando ele esteve do lado dos ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff e Lula.
Nova aliança
A propósito, por falar no anúncio da nova ponte em Parnaíba, o senador Ciro Nogueira deixou dito de forma implícita – mas clara para quem acompanha as nuances políticas - quem terá seu apoio na segunda cidade mais importante do estado: o prefeito Mão Santa. O clima cordial entre eles, proporcionado pela sintonia com o presidente Jair Bolsonaro, nem lembra os tempos que eram profundos desafetos. Vale recordar: Ciro foi um dos queridinhos de Lula, na época dos seus dois mandatos, para tirar Mão Santa e Heráclito Fortes do Senado.
Deputado faz nova parceria com aeroporto e planta girassóis no local
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT), ex-secretário estadual de Cultura, fez parceria com a Infraero e junto com uma equipe de voluntários plantou mudas de girassol no aeroporto de Teresina no final de semana.
"Essa é a segunda parceria que a gente faz com o aeroporto. A primeira foi a recuperação do painel de azulejos de 1967 na fachada. A oficina de restauração e recuperação realizou um grande trabalho. O painel mostra o boi do Piauí e a cavalgada", relatou ao blog.
A defesa do meio ambiente e a recuperação do verde em Teresina são bandeiras da atuação do parlamentar.
Coronel Carlos Augusto atende pedido de Fábio e cuidará de campanha
Por Arimatéa Carvalho
Cotado para ser o novo secretário de Segurança Pública, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto atendeu o pedido do amigo e deputado federal Fábio Abreu (PL) para ficar na coordenação da chapa de pré-candidatos a vereador e na do próprio Fábio. Faz sentido. Carlos Augusto foi o segundo deputado estadual mais votado em Teresina, com 12 mil votos, só perdendo para a primeira-dama Lucy Soares (PP).
Articulador de uma rede de lideranças poderosa, Carlos soma mais na campanha do amigo. E ele está empolgado. "Fechamos 44 pré-candidatos do PL e estamos negociando o apoio de outro partido para somar 88 nomes trabalhando para o Fábio", antecipa.
Oposição pode se unir e Clemilton ter Luiz Neto de vice em Amarante
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz (PT), pode sair candidato a prefeito de Amarante neste ano tendo como vice o ex-prefeito da cidade Luiz Neto (PSD).
Clemilton acredita que há viabilidade da dobradinha entre os dois principais nomes da oposição na cidade. Eles disputam contra o prefeito Diego Teixeira, do Progressistas.
Em 2012, Clemilton abriu mão de uma candidatura forte para ficar como vice na chapa de Luiz Neto. Agora, a situação poderá se inverter.
Na sexta-feira, dia 12, Clemilton confirmou em Amarante que é pré-candidato a prefeito pelo PT.
PDT está 100% fechado com Kléber, diz Evandro após videoconferência
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PDT em Teresina, vereador Evandro Hidd, comandou reunião por videoconferência na tarde de sexta-feira (12) com o pré-candidato ao prefeito Firmino Filho (PSDB) à Prefeitura, Kléber Montezuma. 30 pré-candidatos do PDT participaram e todos fecharam com Kléber. "O partido está unido, faremos pelo menos três vereadores e apoiamos o professor Kléber", avalia Evandro.
HORA DE COVID
Perguntado pelo blog porque o prefeito ainda não confirmou publicamente o nome de Kléber, Evandro Hidd diz que o gestor está focado no combate à pandemia nesse momento e não é hora de ficar falando de política.