Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 371 de 665Tiago confirma diálogo com PMN, PV, PSL e PSC para vice de Simone
Por Sávia Barreto
O PSD está se movimentando para fortalecer a chapa da pré-candidata a prefeita de Teresina, Simone Pereira. Segundo o presidente municipal, Tiago Vasconcelos, os diálogos com os partidos foram continuados após o adoecimento do deputado estadual Georgiano Neto, que contraiu coronavírus mas já está em recuperação. “Vamos procurar ainda PSL, PV e PSC. Mas avançou bem o diálogo com o PMN”, disse Tiago à coluna. Questionado se a chapa majoritária pode ter duas mulheres, Tiago disse que essa “não é bem uma posição definida, mas uma ideia que agradou bastante”.
Araujinho diz que “tudo segue como antes” após rompimento com Padre
Por Sávia Barreto
Questionado pela coluna como fica a pré-campanha em Picos após ter perdido o apoio do prefeito padre Walmir (PT), o pré-candidato petista, o empresário Araujinho, destaca que segue “tudo como antes”. “Apenas sem a companhia do prefeito. Na oposição (Gil Paraibano), acho que não o querem, pois perdem o discurso de oposição, que agora também é meu”, afirmou. Entre os motivos do rompimento está o fato de que o grupo de Araujinho não aceitou os candidatos a vice-prefeito indicados por padre Walmir, somado à reprovação da administração em Picos, que fez com que o empresário se afastasse de eventos públicos com o prefeito.
Vereador Fábio Dourado remanejará emendas para Conjunto Eduardo Costa
Por Sávia Barreto
Em ritmo de pré-campanha na capital, o vereador Fábio Dourado esteve reunido com a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Eduardo Costa, Laura Maria e da diretora Juliete Cialine. “Estamos ouvindo as necessidades daquela região, que há oito anos vem lutando por melhorias como praças, UBS, academia, centro poliesportivo, um local para cursos profissionalizantes e tantas outras necessidades básicas que um grande bairro precisa”, explicou Dourado, acrescentando que estará remanejando emendas parlamentares ao bairro.
Limma: PT vai eleger 50 prefeitos nas eleições deste ano no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O novo presidente do PT, deputado estadual Francisco Limma, disse ao blog que o PT pretende eleger 50 prefeitos nas eleições deste no Piauí. "Iremos concorrer em 100 cidades com candidatos a prefeito e em 50 outras com candidatos a vice, além de 1.700 candidatos a vereador", afirmou.
Teresina, que concentra 50% do eleitorado, é prioridade. "Zero possibilidade de Fábio Novo desistir da candidatura", afirma, acrescendo que agora o PT segue unido, sem nenhuma rusga interna, apesar de ter havido disputa na eleição a presidência do diretório.
Missão possível II: Carmelita deve ter Beto de vice novamente
Por Arimatéa Carvalho
Em visível pré-campanha, Beto Macedo (PT) deverá se manter como vice da prefeita Carmelita Castro (PP), que disputa a reeleição em São Raimundo Nonato.
Apesar de um impasse no PT local, a máxima de que partem os filiados é de que “em time que está ganhando, não se mexe”, e Beto tem se movimentado bastante. Aqui, aparece também o pré-candidato a vereador Rony Samuel.
Mário Rogério, do Cidadania, é candidato a prefeito de número 9
Por Arimatéa Carvalho
Teresina ganhou mais um pré-candidato a prefeito: o jornalista Mário Rogério confirmou à coluna que sairá candidato pelo Cidadania. "Teremos uma chapa pequena de candidatos a vereador", explica. Ele é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas e apresentador de rádio dos mais conhecidos da cidade.
O Cidadania, quando ainda era presidido por Celso Henrique (hoje pré-candidato a vereador pelo DEM), chegou a defender Mário Rogério para ser o vice do candidato a prefeito escolhido por Firmino Filho.
OS DEMAIS
Além de Mário Rogério, também são pré-candidatos a prefeito da capital: Kléber Montezume (PSDB), Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Simone Pereira (PSD), Major Diego (Patriota), Pedro Laurentino (UP) e João Vicente Claudino (PTB). O jornalista Silas Freire tinha sido lançado, mas seu nome não é mais citado pelo Republicanos.
Solidariedade divulga nota a favor de WDias e família após operação
Por Sávia Barreto
O diretório estadual do Solidariedade no Piauí divulgou nota solidarizando-se com o governador Wellington Dias e família, após operação da Polícia Federal realizada na manhã desta segunda-feira, 27. "O Partido Solidariedade do Piauí se solidariza com o governador do Estado, Wellington Dias e família, diante do ocorrido em sua residência, fato que ataca de frente os direitos legais garantidos pela nossa Constituição e a privacidade da família. Vimos a público salientar a importância do respeito a inviolabilidade da privacidade familiar, a preservação das garantias constitucionais e dos princípios do devido processo legal e da presunção da inocência", diz a nota do partido, presidido pelo deputado estadual Evaldo Gomes.
A direção da sigla ressalta ainda não compactuar com operações midiáticas que possam destoar dos devidos objetivos processuais legais e diz reconhecer os comportamentos transparentes na gestão de Wellington Dias. "O Solidariedade segue firme e confiante na boa condução do processo legal, bem como num desfecho justo. Acreditamos na boa justiça e na seriedade do governador, ao mesmo tempo que acompanharemos tudo, juntamente com a sociedade piauiense, focados no devido cumprimento de nossa Carta Magna", conclui a nota.
Cotado para vice de Kléber, Júlio diz que se sente honrado mas declina
Por Sávia Barreto
O mistério sobre o vice de Kléber Montezuma tem razão de ser. Não é que falte ao Progressistas quadros para a função, a questão é que o nome que a cúpula tucana e parte do Progressistas gostaria que ocupasse o lugar na chapa tucana é, de fato, alguém de alta patente: o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde. Como disse o próprio Kléber em entrevista ao “Jogo do Poder”: “Tem o DNA Progressistas”.
Não compensa
Júlio chegou a ser sondado por interlocutores do Palácio da Cidade, mas não compensa para ele deixar de ser deputado para ser vice-prefeito, caso a chapa seja eleita. Procurado, o deputado afirmou que fica honrado com a possibilidade, no entanto, tem que coordenar as 145 candidaturas a prefeito do partido no pleito deste ano e não poderia aceitar.
Após disputa com Limma Franzé diz que PT está “mais unido que nunca”
Por Sávia Barreto
Nada de cicatrizes. Para o deputado Franzé Silva, que perdeu a disputa interna no PT para Francisco Limma, a legenda está “mais unida do que nunca”. “Passado o processo de sucessão da presidência, agora é colocar em andamento o planejamento feito na Executiva coordenado pelo Assis Carvalho e que ficou sem encaminhamentos durante esse período de vacância do cargo. Trabalhar os cerca de 80 municípios onde vamos apresentar candidatura própria para o majoritário, especialmente Teresina”, destacou Franzé à coluna.
Sem contexto
Franzé classifica como “sem contexto” as especulações de que o deputado Fábio Novo poderia desistir da disputa municipal em Teresina para o governador Wellington Dias apoiar o deputado federal Fábio Abreu (PL). “Fábio Novo é quem mais cresce nas pesquisas e o mais preparado para debater os problemas e projetos para Teresina”, frisou Franzé Silva.
Liderança policial desiste e vai coordenar campanha de Celso Henrique
Por Arimatéa Carvalho
O vice-presidente do Sinpoljuspi e suplente de vereador Vilobaldo Adelídio desistiu de sua pré-candidatura a vereador de Teresina e será um dos coordenadores da campanha de Celso Henrique, pré-candidato pelo DEM.
"Sigo firme na pré-campanha", afirma, acrescentando que vem recebendo diversas adesões, entre elas a do sindicalista.
Celso Henrique lembra que a foto com Vilobaldo é de antes da pandemia.