Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 369 de 665Médico Mansueto Magalhães morre de Covid aos 86; filho está internado
Por Arimatéa Carvalho
Um dos mais conhecidos oftalmologistas do Piauí, Mansueto Magalhães, de 86 anos, morreu de Covid-19. Ele estava internado no Hospital Unimed Primavera e não resistiu à doença provocada pelo novo coronavírus. O filho dele, Mansueto Filho, permanece internado na UTI com a doença. Já a esposa, dona Célia, teve alta e está em casa. Ela sofre de Mal Alzheimer.
Professor da Universidade Federal do Piauí e irmão do ex-deputado federal Ary Magalhães, o médico Mansueto era muito respeitado na medicina. Ele era pai da advogada Audrey Magalhães, Mônica e de Anne Magalhães, que é oftalmologista, assim como o pai.
O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou nota de pesar pela morte do Dr. Mansueto Magalhães.
O prefeito Firmino Filho usou suas redes sociais para lamentar a morte do médico.
''Teresina perdeu mais um grande homem pra Covid-19. Dr. Mansueto Magalhães foi meu oftalmologista durante 40 anos. Hoje se despede deixando o filho ainda lutando contra a doença'', escreveu.
Bolsonaro ganha de Ciro uma camisa do River: “Muita bonita, vou usar”
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira presenteou o presidente Jair Bolsonaro com uma camisa do River. "Esse é o nosso manto sagrado, a camisa mais bonita do Brasil", disse Ciro ao entregar o uniforme. "É vermelho e preto, por isso", brincou o presidente, referindo-se às cores do Flamengo.
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro no Piauí: Presidente visita Serra da Capivara e Museu da Natureza
"Na primeira oportunidade vou vestir", disse Bolsonaro, elogiando a beleza da camisa. A viagem presidencial ao Piauí mostrou a proximidade que hoje o senador e o presidente do Progressistas têm atualmente. Ciro disse que isso vai representar, na prática, muitas liberações de recursos para obras no Piauí.
Mão Santa espera Bolsonaro dia 14 de agosto com placa e novas obras
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), convidou o presidente Jair Bolsonaro para voltar ao Piauí em agosto, para o aniversário da segunda maior cidade do Piauí. O ofício foi enviado na quinta-feira, dia 30, e explica que 176 aniversário de Parnaíba acontece no dia 14 de agosto. "Estimo que vossa excelência esteja na Metrópole das Províncias do Norte do Brasil (título honorífico concedido pelo imperador Pedro I a Parnaíba)", escreveu Mão Santa ao amigo Bolsonaro, que este em São Raimundo Nonato na quinta.
Mão Santa explica que vai colocar uma placa em pirâmide no Centro Cívico de Parnaíba com a frase "Nesta data, visitou Parnaíba o líder ungido por Deus, Presidente Jair Messias Bolsonaro, que livrou o Brasil do comunismo e da corrupção".
O prefeito de Parnaíba pretende inaugura, na companhia de Bolsonaro, obras públicas com recursos federais, como a nova avenida de 2 km, asfaltada.
Com Bolsonaro no PI, WDias visita BR-316 e anunciará pacote de obras
Por Sávia Barreto
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro estava em São Raimundo Nonato, o governador Wellington Dias seguiu com agenda intensa no Piauí. Ele visitou na manhã desta quinta as obras da BR 316, na zona sul de Teresina. Com a retomada das atividades econômicas, o governador tem buscado acelerar obras importantes que tiveram que ser paralisadas pela pandemia. O novo cronograma prevê a entrega do trecho sul até o final deste ano. As obras de duplicação na BR 343 também foram retomadas.
Ampliando horizontes
O governador quer ir além e transformar o Pró Piauí, que é o Pacto Pela Retomada Organizada das atividades econômicas em um grande plano de retomada de ações no estado. Wellington deve lançar nas próximas semanas o Pró Piauí 2. Para ele, a retomada não será apenas das atividades prejudicadas com a pandemia, mas de uma série de investimentos em infraestrutura, educação e segurança, além de mais investimentos para o setor da saúde e social a fim de trazer benefícios permanentes para a população.
Vinda de Bolsonaro ao PI consolida aliança com Ciro e mira votos do NE
Por Sávia Barreto
No Piauí, o presidente Jair Bolsonaro quebrou mais uma vez o protocolo e retirou a máscara ao cumprimentar apoiadores. Em São Raimundo Nonato, cerca de 300 pessoas gritavam chamando-o de “mito” no estado que deu votação de 77,05% ao petista Fernando Haddad em 2018. O bolsonarismo, como apontam cientistas políticos, é emocional e afetivo. Bolsonaro sabe disso e monta – literalmente - no cavalo, incorporando o papel de “herói”.
Consolidado
A visita de Bolsonaro de fato consolidou a aliança do presidente com o senador Ciro Nogueira e os reflexos não são apenas na contabilidade de recursos que podem ser enviados para o estado. A relação acena para a permanência de parte do grupo denominado “Centrão” no apoio a Bolsonaro no Congresso e para a ampliação da base eleitoral do presidente no Nordeste, reduto da esquerda – esta última motivada, principalmente, pelo auxílio emergencial.
Virão recursos
Com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o senador Ciro Nogueira anunciou um conjunto de ações federais para melhoria da infraestrutura do parque com o objetivo de atrair maior número de turistas. Em vídeo gravado com o senador em um dos principais pontos da Serra da Capivara, ao lado do paredão de pinturas rupestres, o ministro do Turismo informou que estão garantidos R$ 6 milhões para obras de infraestrutura em São Raimundo Nonato, com a pavimentação das principais vias da cidade, assim como das vias de acesso ao açude.
Themístocles vai avaliar com Mesa Diretora se Alepi retorna dia 04
Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio (MDB), disse à coluna que só ira confirmar o retorno dos trabalhos presenciais na Alepi após reunião com a Mesa Diretora da Casa. “Podemos voltar, mas antes vou reunir a Mesa para que possamos ouvir os deputados”, frisou Themístocles. A previsão era que a Alepi voltasse aos trabalhos na sede no próximo dia 04, terça-feira.
Idepi: município de Riacho Frio recebe obras em setembro
Por Arimatea Carvalho
O diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, recebeu, em seu gabinete, o deputado estadual Franzé Silva e o prefeito de Riacho Frio, Adalberto Mascarenhas. Na ocasião, trataram sobre a execução de obras e benfeitorias para o município, como a obra de pavimentação poliédrica de 6 mil metros quadrados de calçamento prevista para iniciar em setembro.
Fábio e Evaldo reunidos no Metrô: integração com ônibus e ciclovias
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, deputado estadual Fábio Novo, esteve com o deputado Evaldo Gomes, presidente regional do Solidariede, no Metrô de Teresina, presidido por Josiene Marques.
"Discutimos a ampliação do serviço do Metrô e também a integração com ônibus e ciclovias", antecipa ao blog Fábio Novo. A integração entre os modais de transporte é uma antiga ambição dos gestores, mas nunca foi efetivada.
Novo disse que, se eleito, a integração vai acontecer. O Solidariedade deve indicar o vice na chapa do pré-candidato.
Evandro Hidd faz pré-campanha com Kléber: Ele tem projetos e ações
Por Arimatéa Carvalho
Em visita a lideranças do Alto da Ressurreição, e atendendo todos os requisitos de segurança devido à pandemia do novo coronavírus, o vereador Evandro Hidd (PDT) reforçou sua pré-campanha e o apoio à pré-candidatura de Kleber Montezuma à prefeitura da capital.
“É um nome que representa uma política com ideias, projetos e ações para o desenvolvimento da cidade. Vamos juntos lutar pelo melhor para a população da nossa Teresina”, declarou Hidd ao blog.
No registro, com as lideranças Simone, Francisca e Iara.
Patrulha Animal expõe duelo entre vereadores Venâncio e Dudu do PT
Por Arimatéa Carvalho
A votação do requerimento do vereador Venâncio Cardoso (PSDB) propondo a criação da Patrulha Animal para combater maus tratos a cães e gatos na capital, dentro da Guarda Municipal, expôs no plenário virtual do Legislativo o duelo entre o parlamentar do partido prefeito Firmino Filho e seu colega Dudu, do PT, um dos mais ferrenhos críticos da gestão tucana.
O painel é claro: foram 14 votos favoráveis à criação da Patrulha Animal e apenas Dudu votou contra.
Venâncio admitiu ao blog que, de fato, os dois vêm se contrapondo com frequência na Câmara, pois Dudu bate e ele rebate as críticas à gestão de Firmino Filho.