Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 361 de 665Dr. Hélio deve ser o nome das oposições em Parnaíba contra Mão Santa
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Dr. Hélio (PL) surgiu no domingo (16) como o candidato das oposições em Parnaíba. O blog conversou com ele: "Esta semana, até quarta, sai o nome. Estamos conversando, mas o nome que está posto é o ex-prefeito Zé Hamilton (PTB)", disse, diplomático.
Mas o blog apurou que o ex-prefeito Zé Hamilton vai desistir da disputa, alegando o risco de contágio pela Covid-19. No final semana, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), conversou com Dr. Hélio. O mistério acaba nesta semana. E as oposições devem seguir unidas contra o prefeito Mão Santa (DEM).
Marcos Aurélio lamenta falecimento do cunhado por COVID: “Perdi irmão”
Por Sávia Barreto
“Perdi um cunhado, um amigo, um irmão. Difícil encontrar palavras pra descrever a dor que nossa família passa. Mikhail, agradeço a Deus a oportunidade de conhecer. Inteligente, empreendedor nato, batalhador, sonhador, que amava a fazenda, que amava a família, que amava os amigos e o cara mais alto astral que conheço”, afirmou o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) em postagem no Instagram a respeito do falecimento por COVID-19 do cunhado, o vice-presidente da Associação de Produtores de Soja do Estado do Piauí (Aprosoja), Mikahil Laginski.
Luto
Mikahil Laginski era casado com Lorena Sampaio, filha do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho. Lorena também teve a doença, mas com sintomas leves. Ele deixa uma filha de dois anos. “Sei que daí de cima você vai olhar por todos nós, mas mais especialmente pela Lorena e pela polaca Sophi. Você é insubstituível, mas enquanto vivo eu for, tenha a certeza de que elas me terão como um porto seguro. Irei cuidar e proteger. Elas têm minha vida”, destacou Marcos Aurélio.
Fábio Abreu prefere Levino, que está com Kléber mas aceitaria a vice
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) prefere o vereador Levino como vice em sua chapa, pelo Republicanos, pois ele é negro e evangélico. Fábio não vai manifestar isso, claro, mas o recado já foi dado ao deputado estadual Gessivaldo Isaías, que pretende ocupar a vaga. Foi explicado a Gessivaldo que ele se afastaria de seus prefeitos e isso poderia enfraquecê-lo para 2022.
Resta agora Levino dizer "sim". E a novidade é: ele deve dizer "sim" e deixar o grupo do pré-candidato tucano Kléber Montezuma (PSDB). Hoje, Levino está declaradamente com o tucano, mas fonte ligada a Abreu contou ao blog que é apenas declaradamente.
Os pré-candidatos a vereador do Republicanos, por sua vez, podem apoiar a aliança com Abreu, mas com a condição que Levino seja o vice. Simples: sem ele no páreo, o partido continua fazendo dois nomes e as chances aumentam para a cauda.
ABREU VOTA EM FLÁVIO EM 2022
O acordo entre o PL de Fábio Abreu e o Republicanos do deputado federal Flávio Nogueira passa por 2022 da seguinte forma: uma vez eleito prefeito de Teresina, Abreu apoiará a reeleição de Flávio. Em 2022, todos sabem, a disputa pela Câmara será ainda mais árdua.
Pré-candidata percorre 5 comunidades e estreia canal em rede social
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a vereadora pelo PDT Gildelina Barros teve um final de semana de intensa movimentação nos bairros da capital, conversando com moradores e lideranças. "Estivemos na Afonso Gil, bairro Santo Antônio, Mafrense, Vila Sacy e Cerâmica Cil", relatou.
Gildelina vai estrear na segunda-feira, 17, na rede social dela, uma conversa diária ao meio-dia para conversar com os internautas e ouvir demandas sobre Teresina. É, na pandemia, uma forma diferente de contato com o eleitorado.
No aniversário de Teresina, a pré-candidata divulgou um vídeo falando de seu amor por Teresina e do futuro da capital.
“Com o centro, Bolsonaro é um candidato imbatível”, diz Ciro à CNN
Por Sávia Barreto
Repercutiu na imprensa nacional a entrevista do senador Ciro Nogueira à TV CNN Brasil. Entre as falas de destaque, o impacto de uma eventual saída do ministro da Economia, Paulo Guedes, foi analisado como um indicativo de que a presença do ministro não é indispensável para a base de apoio no Congresso. “Se o Paulo Guedes morrer, o país fecha?”, indagou o senador. “Ninguém é insubstituível e nem pode. O foco do comando é do presidente”, acrescentou Ciro.
Melhor momento
Ciro disse ainda que Bolsonaro vive “seu melhor momento”: “Cessaram as declarações polêmicas, estamos tendo estabilidade, ninguém fala mais em impeachment. Estamos hoje buscando retomada do crescimento e estabilidade econômica. Isso é fruto da aproximação com partidos de centro”, frisou. O senador lembrou que o presidente foi eleito com um discurso de que não iria negociar com a classe política, mas viu que isso era inviável. Para Ciro, Bolsonaro estaria substituindo o ex-presidente Lula no “coração das pessoas” no Nordeste. “Com o centro, ele é um candidato completamente imbatível”, acredita, sobre 2022.
Homenagem a Bolsonaro em Parnaíba é vandalizada e Mão Santa vai apurar
Por Arimatéa Carvalho
A placa inaugurada em Parnaíba em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro já foi depredada. A inauguração aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 14 de agosto, data do aniversário de 176 anos da cidade. A placa fica numa estrutura piramidal de concreto na Avenida Santo Antônio, no Centro Cívico.
Na homenagem do prefeito Mão Santa (DEM) diz que Jair Bolsonaro é ungido por Deus, menciona a visita dele a Parnaíba no dia 14 de agosto de 2019 e fala que ele livrou o Brasil do mal da corrupção.
A depredação da placa e escultura com tinta branca irritou tanto o gestor quanto a secretária Graça Moraes Souza. A Prefeitura pretende usar imagens de câmeras de segurança nas redondezas para identificar quem vandalizou a placa e estrutura. A obra será limpa.
Marcelo volta a Teresina para ajudar em campanha de Dr. Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O senador Marcelo Castro deixou o isolamento social e desembarcou em Teresina no sábado, 15, para ajudar na pré-campanha de Dr. Pessoa a prefeito de Teresina e também cuidar dos principais municípios do Estado. Ele tomará todos os cuidados e medidas de distanciamento social. Ele ficará no Estado sem data definida ainda de retorno.
Marcelo chegou no dia da morte do genro do presodente da Assembleia, Themístocles Filho, de apenas 36 anos de idade. Mikhail Laginski tinha Covid-19. Ele trazia medicação para auxiliar no tratamento do empresário.
Marcelo Castro Filho, herdeiro de Marcelo, já teve a doença, mas sentiu apenas sintomas leves.
Venâncio reúne lideranças para reforçar pré-candidatura de Kléber
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio Cardoso reuniu um pequeno grupo de amigos e apoiadores de seu mandato para apresentar oficialmente Kléber Montezuma, o pré-candidato a prefeito de Teresina do seu grupo político, o PSDB.
Tanto Venâncio quanto Kléber falaram sobre suas origens e como executaram seus trabalhos como secretários na gestão do prefeito Firmino Filho.
O vereador, que tenta a reeleição, tem demonstrado muito apoio ao pré-candidato. Em um vídeo postado nas redes sociais na última quinta, por exemplo, Venâncio comemorou o crescimento de Montezuma em pesquisas de intenção de votos.
Major Najra e sargento Vando do Trombone disputam Câmara pelo PRTB
Por Arimatéa Carvalho
A chapa de pré-candidatos a vereador do PRTB em Teresina ganhou dois reforços e tanto: a major Najra, do Corpo de Bombeiros, e o sargento Vando do Trombone. Ambos são militares muito conhecidos da sociedade e têm serviços prestados à sociedade.
"Realizamos uma reunião com parcela dos pré-andidatos, capacitando-os com informações sobre a campanha. Tivemos palestras de advogado, contator e marketing", conta o presidente do PRTB, coronel Nixon Frota.
O encontro aconteceu na sede do MDB e teve a fala do pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr Pessoa.
Reunião discute regras para o retorno dos eventos em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Flora Izabel (PT) e o vereador Venâncio Cardoso (PSDB) se reuniram com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, com o procurador do município de Teresina, Ari Ricardo da Rocha Gomes, e com o presidente da Associação Piauiense de Empresas do Setor de Eventos, Tiago Peixoto, para tratar do protocolo de segurança para o novo normal dos eventos culturais em Teresina.