Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 354 de 665Karinne Barros lança pré-candidatura a vereadora de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A advogada e coach Karinne Barros lançou sua pré-candidatura a vereadora de Teresina pelo Solidariedade. Com 36 anos, um escritório conhecido na capital e filha do ícone da advocacia Celso Barros, Karinne explicou no vídeo de lançamento que aceitou o desafio de melhorar sua cidade.
Karinne Baros falou de sua trajetória pessoal e profissional, da família (é casada com o delegado Ademar Canabrava e mãe de quatro filhos) e dos valores que a norteiam.
Vice de Fábio Novo pode ser o próprio Evaldo: “Reforço maior”, diz
Por Arimatéa Carvalho
O vice na chapa do pré-candidato a prefeito de Teresina Fábio Novo (PT) pode ser o próprio presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes. Ele confirmou a informação ao blog neste domingo (30) e explicou que é uma forma de reforçar ainda mais a campanha do petista.
"A Executiva de Teresina se reuniu nesse domingo e resolveu apresentar três nomes possíveis para compor a vaga de vice do pré-candidato Fábio Novo", conta. São eles o próprio Evaldo Gomes, o líder popular Scheiva Lima e a líder do movimento popular Silmara Castro. Também participou do encontro a pré-candidata a vereadora de Teresina Fernanda Gomes.
Fábio Novo responde Deolindo: “Recebi um convite para reunião e fui”
Por Sávia Barreto
Pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, o deputado estadual Fábio Novo explicou à coluna Primeira Mão o motivo do vereador Deolindo Moura (PT) não ter participado de recente encontro com Fábio e representantes da luta pelos direitos das pessoas com deficiência. "Fui convidado para um almoço com o Mauro Eduardo (secretário da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e ele disse que queria apresentar umas pessoas. Chamou o vereador Dudu, disse que queria que conhecesse algumas lideranças. Recebi um convite e fui, o que aconteceu foi isso", afirmou Fábio Novo.
Deolindo relatou à coluna que iria seguir sua campanha à reeleição de forma independente pois trabalha no Legislativo com a área de pessoas com deficiência e teria sido ignorado por Fábio Novo. "Ele não nos chama pra nada. Fiz duas reuniões com ele por iniciativa minha. Não vou me convidar nem colocar em risco minha campanha para correr atrás de majoritária", disse Moura.
ACEITO OS CONVITES
Já Novo, deixa claro que tem feito esforço para aceitar ao máximo de convites feitos por pré-candidatos a vereador do PT: "Tenho colocado para todos os pré-candidatos a vereador que me convidem para suas coisas e já fui à duas reuniões muito boas com o Deolindo. A iniciativa precisa partir dos pré-candidatos, recebo as propostas de agenda e estou me esforçando para ir. Talvez eu seja um dos pré-candidatos que mais reuniões tem feito", frisou o petista, acrescentando que já falou por telefone com Deolindo.
VOU AJUDAR
"E pedi que ele converse primeiro comigo quando tiver algum problema. Vou acolher as propostas do vereador Deolindo, é um companheiro valoroso e desejo a reeleição dele. Se puder ajudar, irei ajudar, mas não irei atrapalhar", argumentou Fábio.
Deolindo Moura rompe com Fábio Novo: “Não nos chama pra nada”
Por Sávia Barreto
Não chamem para a mesma mesa o vereador da capital Deolindo Moura (PT) e o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo. É que Novo realizou uma reunião com representantes da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, mas Deolindo, que é presidente da Frente Parlamentar de Pessoa com Deficiência - com 37 projetos de sua autoria sobre o tema - não foi procurado para participar da reunião. Por conta disso, Deolindo conta à coluna Primeira Mão que decidiu seguir sua campanha agora de forma "independente".
"NÃO ENTENDO ONDE ELE QUER CHEGAR"
"Sou a pessoa que mais tem projeto na área da pessoa com deficiência em Teresina, metade das pessoas presentes na reunião votam em mim e ele não tem a consciência de nos chamar, assim como convidar a deputada Rejane Dias, que é a baluarte da causa no Piauí", explicou Deolindo Moura. "Não entendo aonde o Fábio Novo quer ir. E se me chamar agora também não vou. Vou tocar minha campanha de forma isolada e solitária assim como ele está fazendo a dele", completou.
SE ME CHAMAR NÃO VOU MAIS
"Ele não nos chama pra nada. Fiz duas reuniões com ele por iniciativa minha. Não vou me convidar nem colocar em risco minha campanha para correr atrás de majoritária", disse Moura, acrescentando que Fábio Novo demonstra não ter sintonia com a Câmara Municipal e com aquilo que os vereadores fazem. "Se ele não chama agora que está precisando imagina quando se eleger prefeito".
Solidariedade oficializa apoio a Fábio Novo e indica vice na segunda
Por Sávia Barreto
Segunda-feira, às 10h, o Solidariedade oicializa o apoio ao pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo e apresenta o candidato a vice-prefeito da chapa. Os principais líderes do Solidariedade estarão presentes, além do presidente do partido, deputado Evaldo Gomes, marcam presença a deputada federal Marina Santos e os vereadores da sigla em Teresina. A expectativa é que o Solidariedade confirme a indicação do ex-presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima.
Júlio nega que Pedro Fernandes seja indicado vice de Kléber
Por Sávia Barreto
Questionado pela coluna se o pré-candidato a vice-prefeito indicado pelo Progressistas para compor na chapa de Kléber Montezuma em Teresina será o vereador Pedro Fernandes, o presidente estadual do partido, deputado Júlio Arcoverde, negou: "Isso é invenção. Irei ajudar ele é para o cargo de vereador", frisou Júlio à Primeira Mão. O mistério em torno do indicado do Progressistas aumentou após o senador Ciro Nogueira postar em seu perfil no Twitter que o vice será uma "surpresa".
Kléber se reúne com Gildelina e lideranças: “Representa as mulheres”
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, Kléber Montezuma, se reuniu com a pré-candidata a vereadora da capital pelo PDT, Gildelina Barros, e as lideranças ligadas a ela. O encontro serviu para estreitar os laços entre os dois pré-candidatos, e para mostrar a força das lideranças de bairro que acompanham Gildelina.
Em sua Fala, Kléber disse que já conhecia o trabalho de base da Gildelina e que a presença de cada liderança mostra a credibilidade e o compromisso de cada um com ela. Ele enfatizou que o trabalho de todos e em conjunto é um trabalho de família, pois é assim que ela considera cada liderança. " Gildelina Barros representa as mulheres de Teresina", afirmou.
O pré-candidato destacou a união das duas forças por eles representadas, " Educação e Emprego", que são as bases que eles desejam unir para melhorar ainda mais a cidade de Teresina.
Genivaldo, do River, recebe adesão de esportistas e torcidas
Por Arimatéa Carvalho
O presidente licenciado do River, Genivaldo Campelo, é pré-candidato a vereador pelo PT e vem recebendo adesões de diversos setores esportivos, além de todas as torcidas organizadas do Galo Tricolor. O empresário é considerado um dos nomes mais viáveis na chapa de pré-candidatos do PT, que deve eleger entre 3 vereadores neste ano.
Genivaldo Campelo já se encontrou com o pré-candidato a prefeito Fábio Novo e manifestou seu apoio, reunindo lideranças em torno do deputado.
Teresa Britto chama de “cretinice” especulação de apoio do PV a Abreu
Por Sávia Barreto
“Essa conversa nunca existiu, e não tem a menor possibilidade. E acho uma cretinice de quem inventou”, afirmou a deputada estadual e presidente do PV no Piauí, Teresa Britto, questionada pela coluna Primeira Mão sobre a possibilidade de aliança do PV com o PL do deputado federal Fábio Abreu em Teresina. “E digo que meu nome está posto como pré-candidata a prefeita de Teresina”, completou Britto.
A deputada relata que está ausente do debate eleitoral porque segue fazendo exames, a pedido do médico particular, devido um problema que teve com a COVID-19. “E estou esperando a autorização do médico para o lançamento (da pré-candidatura)”, justificou. Nos últimos dias os bastidores da eleição em Teresina têm apontado que Fábio Abreu estaria dialogando com dois partidos da base de Firmino Filho além do Republicanos e, entre eles, estaria o PV.
Além de Teresina, JVC também fecha com W. Dias na eleição de Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
Além da parceria com o governador Wellington Dias (PT) em Teresina, onde João Vicente declarou apoio ao pré-candidato a prefeito Fábio Abreu (PL), ele também está com o petista em Parnaíba. O empresário e ex-senador confirmou o apoio do PTB à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Dr. Hélio (PL) na segunda maior cidade do Piauí. O encontro foi com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, ex-gestor da cidade litorânea.
“Vamos caminhar lado a lado para buscarmos o melhor para Parnaíba, uma cidade pujante que busca desenvolvimento. Temos um grande desafio, mas a vontade de servir a cada parnaibano é muito maior”, afirmou João Vicente Claudino. Dr. Hélio ficou animado com a adesão.
A união de W. Dias e João Vicente nas duas maiores cidades do Piauí nas eleições municipais deste ano sinaliza para uma parceria também em 2022.