Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 348 de 665Marden Menezes anuncia apoio a Kleber Montezuma ao lado de Silvio
Por Arimatéa Carvalho
Nesta quinta-feira(10), o deputado estadual Marden Menezes- PSDB irá anunciar seu aapoio à candidatura de Kleber Montezuma, candidato a prefeito de Teresina pelo partido.
O evento acontecerá na sede do PSDB, às 11h, e contará com a presença do senador Ciro Nogueira-PP, do ex-deputado estadual Luciano Nunes e do ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes.
Apesar de ser tucano, Marden sempre foi um crítico da postura do prefeito Firmino Filho na capital e não faz parte da gestão.
PDT faz convenção na sexta com chapa unida e apoia Kléber Montezuma
Por Arimatéa Carvalho
O PDT de Teresina realiza sua convenção na sexta-feira (11), a partir de 8h, na Rua Firmino Pires, 830, Centro Sul, na quadra do Ginásio Esportivo do Colégio Pro Campus. O presidente do partido na capital, vereador Evandro Hidd, confirmou o apoio à pré-candidatura de Kléber Montezuma (PSDB) e disse que a chapa de pré-candidatos a vereador está unida para eleger três nomes.
A pré-candidata a vereadora Gildelina Barros, que segue com intensa movimentação nos bairros, afirmou que o evento de sexta-feira servirá para mostrar a força do partido. Ela e Kléber Montezuma participaram de reunião no bairro Saci, na zona Sul da capital. "Educação e emprego caminham juntos e são duas prioridades", explicou a pré-candidata.
Fábio ganha jantar no Dirceu com lideranças da Cultura e Educação
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo, ganhou na noite de quarta-feira (9) um jantar de apoio de lideranças ligadas às áreas de Cultura e Educação, duas das prioridades do petista em sua agenda.
O evento aconteceu no Dirceu e foi organizado pelo pré-candidato a vereador do PT Genivaldo Campelo, presidente licenciado do River, ao lado do deputado estadual João de Deus. "Estamos em sintonia total com nosso pré-candidato a prefeito de Teresina", comentou ao blog Genivaldo Campelo.
Vinício Ferreira é pré-candidato a vereador pelo Avante
Podemos se diz frustrado com escolha do vice do Progressistas
Por Sávia Barreto
“Estamos tentando construir essa coligação com o PSDB. Ainda não há nada definido. Ficamos um tanto frustrados por não termos sido sequer consultados sobre o nome do candidato a vice indicado pelo PP”, afirmou à coluna o presidente municipal do Podemos em Teresina, o empresário Arthur Feitosa. “Desde o início sabíamos que a prerrogativa da indicação do vice era do PP e também nas nossas conversas não houve a imposição de indicar um nome para seguir como companheiro de chapa do candidato a prefeito”, completou Feitosa.
E os empresários?
O Podemos, segundo Feitosa, gostaria que fosse contemplado o setor produtivo da capital, que segundo ele foi “duramente atingido pela gestão da prefeitura de Teresina, desde o início da pandemia”. Ou seja, para o Podemos “seria simbólico fazer o caminho de volta, trazendo boa parte da classe média e do setor produtivo para o centro desse debate”. O Progressistas preferiu um nome mais popular, optando pelo vereador R.Silva. O partido toma uma decisão até o dia 16, podendo seguir com o próprio Kleber, como também existe a possibilidade de uma candidatura própria, outsider.
Schnneyder e Henrique Júnior formam chapa de oposição em Timon
Por Sávia Barreto
O pré-candidato a prefeito de Timon pelo Republicanos, Comandante Schnneyder, recebeu o apoio do vereador Henrique Júnior (Podemos), que decidiu abrir mão de sua pré-candidatura a prefeito para compor a chapa majoritária na condição de pré-candidato a vice. Henrique Júnior traz para a chapa os partidos Podemos, PMN e Avante. Outro cotado para o cargo de vice, o vereador Antunes, do PSDB, recuou do apoio a Schnneyder e agora segue com seu genro, o vereador Anderson Pego, no apoio a ex-prefeita Socorro.
"Timon já demonstrou que quer a verdadeira mudança, de quem trabalha com amor, que se coloca no lugar do outro. Dialogamos com as oposições de Timon e chegamos à conclusão de que a melhor chapa para ganharmos as eleições e transformarmos o município de Timon é a parceria Comandante Schnneyder e Henrique Júnior", destacou o vereador.
Schnneyder afirmou que "a decisão foi madura e marca o ponto base para a mudança que Timon sonha". Além disso, ele ainda destacou que esse é um projeto coletivo, que antes de tudo escuta a população. "Esse projeto não é um projeto familiar, ele vem do povo. Timon do povo guerreiro. Estamos nos unindo por um projeto que vai trabalhar pela verdadeira mudança. Juntos, vamos transformar as vidas dos timonenses. Essa é uma união madura, uma união sem vaidades, uma união pelo bem de Timon e dos timonenses".
Procurado por Kléber e Fábio Abreu para vice,PSD mantem Simone Pereira
Por Sávia Barreto
Para quem pensa que as chapas já estão formadas em Teresina, a corrida para agregar mais apoios de última hora segue firme. O PSD, por exemplo, foi procurado para apoiar Kléber Montezuma (PSDB) em articulação que teria passado pelo Progressistas. O PTB também tentou interlocução com o PSD, mas foi a favor de Fábio Abreu (PL).
Ficamos com ela
Até prefeitos ligados ao deputado federal Júlio César Lima e ao deputado estadual Georgiano Neto foram mobilizados por ambos os lados para argumentar a favor da desistência de Simone Pereira a prefeitura de Teresina. O PSD chegou a balançar quando a opção de preencher a vice foi colocada na mesa. Mas, com o cenário eleitoral muito incerto ainda, e para não prejudicar a chapa proporcional, o martelo foi batido a favor da candidatura própria.
Teresa Britto tem complicações pós-Covid e desiste de candidatura
Por Sávia Barreto
A deputada estadual Teresa Britto (PV) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (9), a desistência de sua pré-candidatura a prefeita de Teresina nas próximas eleições. Ela teve complicações de saúde após ter pego a COVID-19. Teresa argumentou que recebeu diversas solicitações de vários segmentos da sociedade, de servidores públicos, de lideranças comunitárias, dos militantes e pré-candidatos do Partido Verde, para ser candidata a prefeita de Teresina nestas eleições.
Complicações pós-Covid
"Como é do conhecimento de todos, fui acometida com a Covid-19 e, durante esse período, tive um problema cardiovascular. Estou curada da Covid, mas sigo em tratamento do problema cardíaco, que já estou fazendo há 30 dias, e que irá se estender por mais 30 dias para uma nova avaliação. Recebi a recomendação médica de evitar fortes emoções. Diante dos fatos, como uma campanha eleitoral exige enorme esforço físico e mental, passando por fortes emoções, decidi não participar do pleito eleitoral de 2020", explicou Teresa.
Fica pra 2024
Ela deixa claro, no entanto, que pode disputar em próximos pleitos. "Comunico oficialmente que não irei concorrer às eleições deste ano, mas, diante de tantas manifestações de confiança e carinho, quero informar que o projeto da nossa candidatura a prefeita de Teresina continua vivo e está sendo apenas adiado, podendo ser, inclusive, concretizado em 2024".
Professor Érico Luiz é o novo vice de Fábio Novo indicado por Evaldo
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, deputado estadual Fábio Novo, tem novo vice: Érico Luiz, ativista do movimento popular, bacharel em Direito e professor de Letras.
A substituição de Silmara Castro por ele foi sacramentada em reunião na manhã de quarta-feira (9) entre o presidente estadual do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, responsável pela indicação, e o próprio pré-candidato.
A troca ocorreu porque setores do PT rejeitaram o nome de Silmara, alegando uma suspeita de racismo há mais de 10 anos durante a gestão de Sônia Terra na Secretaria Estadual de Cultura. A suspeita, no entanto, nunca foi provada.
Deputada Jôve propõe fazer uma campanha sem foguetes e rojões
Por Arimatéa Carvalho
“Um dia difícil pra todos por causa dos foguetes o tempo todo”. Com essa frase a deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, expressou sua indignação em relação à convenção que homologou à candidatura de Luis Meneses a prefeito da cidade no domingo, 6.
“Os idosos, os enfermos, os animais, as crianças e o meio ambiente sofreram muito com rojões, foguetes de 7 da manhã às 10 da noite. E hoje como pré-candidata proponho aos nossos adversários, um pacto pela vida”, explicou a pré- candidata nas redes sociais.
Ela propõe aos adversários uma campanha sem foguetes e rojões. Para ela, a população sofre e todos só tem a ganhar, inclusive o meio ambiente, principalmente pelo perigo das queimadas.
“Conseguimos o Corpo de Bombeiros para Piripiri mas com a quantidade de foguetes soltadas ontem não vai demorar muito para isso se configurar em incêndio então todo cuidado é pouco”, alerta.
Para a pré-candidata, uma campanha limpa e com propostas, sempre pensando no bem comum e no desenvolvimento da cidade não precisa de foguetes nem de rojões.” O principal agraciado com essa iniciativa será o povo que não vai sofrer nem ver idosos crianças e nem animais sofrendo com tanto barulho e ignorância”, finalizou.
Jôve Oliveira é radialista e enfermeira e é deputada estadual. Ela foi vereadora duas vezes e é pré-candidata a prefeita de Piripiri.