Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 340 de 665Pós-debate: Os desafios de cada candidato a prefeito de THE; análise
Por Sávia Barreto
O debate promovido pela TV Meio Norte neste domingo, 27, entre os candidatos a prefeito de Teresina, traz à tona alguns desafios que os postulantes à Prefeitura de Teresina terão daqui para frente. Para Kléber Montezuma (PSDB), por exemplo, é fato que ele será o principal alvo dos adversários e tirando o tom de poucas críticas de Mário Rogério - cujo partido, Cidadania, é historicamente aliado do Palácio da Cidade – Kléber precisa encontrar o equilíbrio entre defender a gestão tucana e, ao mesmo tempo, não “pegar ar”, ou seja, não demonstrar uma irritação acima do tom.
Batedor
Já Dr. Pessoa, que lidera as pesquisas, se comporta como o batedor de Kléber. É perceptível para o eleitor que as críticas de Pessoa não soam ensaiadas, e sim autênticas, mas também é preciso que o próprio Pessoa lembre que lidera as pesquisas. Portanto, pode e deve manter-se mais leve, explorando o carisma que lhe é característico e o trouxe até agora caso não queira transmitir ao eleitor nervosimo. Citações muito específicas, como números, parecem confundir o candidato do MDB e devem ser evitadas por ele (mas provavelmente serão exploradas pela oposição, como já se viu em muitos vídeos no Whatsapp). Será uma casa de banana a ser evitada.
Os Fábios no pique
Já Fábio Abreu (PL) tem demonstrado mais segurança no discurso, com ideias embaladas de forma clara para o eleitor, puxando sempre para si a ideia de capacidade de mudança positiva no comando da cidade. A segurança pública, naturalmente, é sua vitrine tanto pelo lado positivo como pelo negativo, pois a oposição tenta explorar brechas para ataca-lo justamente nesse campo. O desafio de Abreu é transmitir segurança em outros temas da mesma forma que fala sobre segurança pública.
Fábio Novo (PT) trouxe todo um ar de otimismo e esperança no discurso, conseguindo se desvencilhar de críticas mais pesadas ao Governo do Estado e marcando uma identidade própria mais leve do que a incorporada pelo partido para o eleitor mais crítico da capital. Esse é seu desafio: ao mesmo tempo em que mantem a identidade própria, precisa mostrar ao eleitor que entende com profundidade dos problemas mais sérios que afilgem aos teresinenses.
Pra valer
Já Simone Pereira, para quem não a conhecia, conseguiu mostrar que transita bem por muitos temas, revelando que a candidatura do PSD tenta apresentar, de fato, uma visão de cidade distinta da tucana. Para muitos que apostaram em sua desistência na reta final, deixou claro que não está para figurar. Para alguns, a postura mais dura que Simone incorpora pode soar como arrogância, mas ela leva pontos por manter a autenticidade e não temer se portar como uma mulher que tem autoridade de fala.
Major Diego (Patriota) foi fiel ao discurso bolsonarista, explorando sua veia digital e com um carisma que se assemelha ao do próprio Bolsonaro, assim como Fábio Sérvio (Pros), que trouxe dados na ponta da língua e "pimenta" às críticas que fez para todos os lados. Faltou delinearem melhor os próprios projetos, falha que pode ser explorada nos próximos debates.
Boas surpresas
Ainda tímida, Gessy Fonseca (PSC) foi escolhida de última hora pelo partido no lugar de Valter Alencar, mas se mostrou uma escolha certeira, pois conseguiu se apresentar com simpatia ao eleitor médio cumprindo o papel de defender o mote principal do partido, especialmente na defesa dos empreendedores. Lucineide Barros (PSOL) foi outra surpresa contundente, demonstrando a segurança de professora universitária tanto nas críticas como na confecção de propostas que revelavam profundidade no entendimento multidisciplinar dos problemas da cidade.
Belê nega que jingle contra Araujinho seja de Gil: “Desrespeitoso”
Por Sávia Barreto
A respeito do jingle que circula em Picos com críticas a candidatura de Araujinho (PT) e que pede votos a Gil Paraibano, a deputa Belê Medeiros (Progressistas), aliada de Gil, nega que a autoria seja do grupo. “Este nunca foi o nosso estilo de campanha, sempre participarmos de eleições fortalecendo e construindo novas amizades, primando pelo respeito aos candidatos, e em especial as famílias picoenses”, disse Belê.
Belê classificou o jingle de “desrespeitoso e de mal gosto”. “Pode ter certeza que não somos responsáveis pela autoria”. O material em áudio tem cerca de dois minutos e aparenta qualidade técnica, tem em sua letra críticas como chamar Araujinho de “grileiro” e “sem eleitor”.
Amarante: Diego Teixeira começa campanha com carreata
Com centenas de carros, motos, pessoas a pé e até a cavalo, o candidato à reeleição em Amarante, Diego Teixeira ( PP), realizou uma carreata na noite de domingo. O evento foi o primeiro ato de campanha de Diego e percorreu as principais ruas da cidade. " Ainda estou anestesiado. Amarante em peso estava presente e de todas as formas. Crianças, adultos, idosos... foi lindo. O que a gente viu foi um sim à nossa campanha. Daqui até o dia 15 de novembro vamos espalhar essa vibração positiva por onde a gente for", disse o candidato.
Amarante: Diego Teixeira começa campanha com carreata
Com centenas de carros, motos, pessoas a pé e até a cavalo, o candidato à reeleição em Amarante, Diego Teixeira ( PP), realizou uma carreata na noite de domingo. O evento foi o primeiro ato de campanha de Diego e percorreu as principais ruas da cidade. " Ainda estou anestesiado. Amarante em peso estava presente e de todas as formas. Crianças, adultos, idosos... foi lindo. O que a gente viu foi um sim à nossa campanha. Daqui até o dia 15 de novembro vamos espalhar essa vibração positiva por onde a gente for", disse o candidato.
Com 17% de idosos e medo da pandemia, Teles vê risco de alta abstenção
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Instituto Amostragem, Batista Teles, avaliou durante o programa Jogo Aberto MN (transmitido aos sábados ao vivo, das 18h às 19h, pela Rede Meio Norte) que pela primeira vez Teresina não deve ter uma eleição polarizada e, sim, com vários candidatos com chances de ir ao segundo turno. Atualmente, segundo as pesquisas do Instituto para o Grupo Meio Norte de Comunicação, os três candidatos melhor posicionados são Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL) e Kleber Montezuma (PSDB), nessa ordem.
Com 558 mil eleitores, a capital terá mesmo uma eleição atípica: o Ministério Público, por exemplo, recomendou que os candidatos se abstenham de abraçar e apertar as mãos dos eleitores.
Teles também afirmou no programa que o risco de abstenção elevada é concreto, sobretudo porque 17% do eleitorado são idosos e podem não votar devido ao medo de contaminação pelo novo coronavírus. Nas eleições municipais de 2106, a abstenção na capital ficou em 11%. Se os idosos não aprecerem para votar, isso pode mudar o resultado da eleição.
Craque Eduardo reforça campanha de Genivaldo Campelo no PT
Por Arimatéa Carvalho
Grande ídolo do futebol piauiense, o craque Eduardo divulgou apoio ao presidente licenciado do River e candidato a vereador de Teresina pelo PT, Genivaldo Campelo.
Candidato ao cargo de deputado estadual no Piauí pelo PHS, Eduardo obteve 1.320 em 2018, a maioria em Teresina.
Simone vai ao Mafuá no domingo; segunda lança campanha na Pedra Mole
Por Arimatéa Carvalho
A candidata a prefeita de Teresina pelo PSD, Simone Pereira, visitou o Mercado do Mafuá na manhã de domingo (27), na Zona Norte da capital. Ela conversou com feirantes, clientes e comerciantes e ouviu muitas reclamações.
Às 18h, ela participa do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura neste ano, promovido pelo Grupo Meio Norte de Comunicação.
Na segunda-feira (28), Simone promove adesivaço pela manhã e lança oficialmente sua campanha em ato político no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, a partir das 19h. Todos os candidatos a vereador da chapa estarão presentes.
Simone contou ao blog que concluiu seu plano de governo e o documento é um divisor de águas nas propostas para mudar Tereisna para melhor.
Com 2 mil carros, Kleber, Ciro e Firmino dão pontapé na campanha
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, Kleber Montezuma, realizou a primeira "Karreata" da campanha na Zona Sudeste com 2 mil carros. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, o senador Ciro Nogueira, do Progressistas, além da deputada estadual Lucy, estavam com ele.
Também foi forte a presença de partidos aliados. O presidente municipal do PDT, vereador Evandro Hidd, levou centenas de veículos e teve papel estratégico no evento, já que era o superintendente da SDU Sudeste e tem grande penetração na região.
Após Z. Norte, próxima carreata de Fábio Novo será na Zona Sudeste
Por Arimatéa Carvalho
A presença de mais de 3 mil pessoas em carros e motos na primeira carreata do candidato a prefeito de Teresina do PT, Fábio Novo, animou a equipe de campanha e a militância. A próxima já foi marcada para a Zona Sudeste, no final de semana que vem.
"Foram mais de mil carros e motos. A recepção das pessoas, com gestos de apoio na porta de casa, foi algo muito bonito de se ver", comentou.
Rejane aparece em primeiro lugar em ranking de projetos para mulheres
Por Sávia Barreto
A deputada federal Rejane Dias (PT) está em primeiro lugar entre a bancada feminina, em criação de projetos, principalmente em áreas quem envolvem os direitos das mulheres. Após Rejane, com 119 propostas, aparecem as deputadas Rosa Neide e Érika Kokai.
“Aqui, na minha mão, o livro com todas as nossas propostas para o aperfeiçoamento das políticas públicas no Brasil, só de 2020. É meu livro de cabeceira! Cada página foi construída com muito estudo, empenho e diálogo”, destacou Rejane Dias. Confira o ranking completo abaixo.