Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 330 de 665Duelo no PT por emendas de Assis: João Pereira x Merlong Solano
Por Sávia Barreto
Mais uma disputa no PT. Dessa vez entre o ex-secretário de organização do PT no Piauí e candidato a vereador na capital, João Pereira, e o deputado federal Merlong Solano. O motivo: as emendas do falecido deputado federal Assis Carvalho, cujo mandato foi assumido pelo ex-suplente Merlong. “O Merlong quer fazer mudanças nas indicações das emendas que o deputado Assis indicou às instituições e entidades como Apae e secretaria de agricultura famíliar, além de outros órgãos”, frisou Pereira à coluna.
Pela memória
João Pereira disse não achar a atitude correta. “Pois temos que manter a vontade do deputado Assis, acho uma falta de consideração a um deputado que tanto contribuiu ao PT e à sociedade piauiense”, argumentou João, que era braço direito de Assis Carvalho no partido e considerado herdeiro dos votos do então deputado na capital. A coluna procurou Merlong e aguarda o posiconamento do deputado.
Os bastidores da desistência de Fábio Abreu das carreatas em Teresina
Por Sávia Barreto
Fonte da campanha de Fábio Abreu (PL) em Teresina deixa claro à coluna que a decisão do candidato em não fazer mais carreatas não é uma desistência, como se ventilou em grupos de WhatsApp, mas o contrário: uma antecipação. A tendência é que a Justiça Eleitoral proíba em breve atos de campanha que gerem aglomeração na capital.
Fazendo as contas
A decisão também pode ser tomada pelo governador Wellington Dias, mas o que resultaria também em desgaste político. Aguarda-se que as instâncias judiciais equacionem a questão. Fato é que o staff da campanha de Abreu faz os cálculos de que boa parte dos eleitores que desistirem de Dr.Pessoa não votarão em Kléber, o que pode colocar o candidato do PL no segundo turno contra Kléber Montezuma.
Nova lista de '5 mais' tem três veteranos e dois novatos para a Câmara
Por Arimatéa Carvalho
Faltam apenas 25 dias para a eleição e as listas de mais votados circulam com mais força nos ambientes políticos. Na Câmara de Teresina há até apostas, que giram entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
Na quarta-feira surgiu a mais nova lista dos 5 vereadores mais votados para a Câmara: o presidente Jeová Alencar (MDB), que aparece em todas elas, está ao lado do presidente municipal do PDT, vereador Evando Hidd, da líder do prefeito Firmino Filho na Casa, Graça Amorim, do Progressistas, e de dois novatos.
Surgem na lista a advogada Fernanda Gomes, de 22 anos, filha do deputado estadual e presidente do Solidariedade, Evaldo Gomes, e o ex-superintendente da SDU Sul, o tucano Paulo Lopes, que tem o prefeito e o vereador Samuel Silveira (PSDB).
Henrique Rebelo reforça apoio para Fernanda Gomes em Teresina
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, destacou apoio do ex-deputado do PT, Henrique Rebelo, à candidatura da filha, Fernanda Gomes, candidata a vereadora do SDD em Teresina. “A única palavra que posso expressar meu amigo Herinque Rebello é gratidão pelo apoio e confiança depositada na Fernanda Gomes que disputa a eleição de vereadora de Teresina. Se Deus e o povo assim permitir, ela saberá honrar seu apoio e confiança e retribuirá trabalhando pelo povo de Teresina”, enfatizou Evaldo.
Rebelo desistiu de disputar uma vaga na CMT para apoiar Fernanda. “Essa é a nossa candidata a vereadora de Teresina. É uma pessoa do bem, boto fé nela”, pontuou Henrique Rebelo, que direcionou uma carta aos seus apoiadores frisando os motivos pelos quais decidiu apoiar Fernanda Gomes.
Rachel Nogueira quer facilitar vendas para empreendedores da periferia
Por Arimatéa Carvalho
A candidata a vereadora de Teresina Rachel Nogueira (DEM) visitou a Lavanderia Comunitária do Santa Isabel. "Eu e minha família somos clientes da Lavanderia Comunitária há mais de 8 anos. Apoiamos e investimos no negócio local, estimulando a economia nos bairros e na cidade", explicou ao blog.
Rachel tem foco no empreendedorismo, educação financeira e incentivo à economia solidária. Ela propõe, como vereadora da capital, criar uma plataforma digital para que os serviços da economia solidária sejam expostos e a população faça uso, criando uma ponte direta entre quem produz e quem consome.
"Tenho projetos para inserir micro e pequenos empreendedores das periferias no empreendedorismo digital, aumento das vendas e gerando mais empregos", explica. Ela também defende implantar a educação financeira nas escolas públicas a partir do ensino fundamental. Por fim, Rachel luta pelo aumento da representatividade da mulher da política.
Simone avisa no Sinduscon: vai acabar com injustiças legais no setor
Por Arimatéa Carvalho
A candidata a prefeita de Teresina pelo PSD, Simone Pereira, explicou aos empresários do Sindicato da Indústria da Construção Civil suas propostas para a capital relacionadas ao setor produtivo. Ela encerrou a série de encontros dos empresários com os candidatos à Prefeitura. Ela destacou a importância do diálogo para desburocratizar os processos e a necessidade de rediscutir o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).
FIM DAS INJUSTIÇAS
"A gente sabe que o PDOT não atende em nada aquilo que era a expectativa dos investidores do setor imobiliário. Então vamos rediscutir o PDOT, rever as tributações injustas e, acima de tudo, desburocratizar para que haja agilidade no investimento”, garantiu a candidata no Sinduscon.
Júlio Arcoverde e Kléber Montezuma reúnem 250 em apoio a Aluísio
Por Sávia Barreto
“Participei de reunião com o candidato a vereador Aluísio Sampaio e o candidato a prefeito Kléber Montezuma, uma reunião bastante prestigiada com mais 250 pessoas”, destacou o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, sobre encontro na noite da última segunda-feira.
Céu de brigadeiro
Júlio avalia que a campanha está numa etapa muito positiva: “Com proposições para a cidade, números cada vez mais favoráveis e a certeza de estarmos do lado certo, o lado de quem ama Teresina e quer fazer mais pela nossa capital”, avalia Júlio.
Tiago Vasconcelos firma regularização da gleba Santa Teresa com SPU
Por Sávia Barreto
Representantes do Incra no Piauí e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), para realizar a regularização fundiária da gleba Santa Teresa, localizada entre a zona rural dos municípios de Teresina e Altos. A gleba Santa Teresa possui área total de 6,7 mil hectares. Com o acordo, será feita a demarcação, a identificação das ocupações existentes, a regularização fundiária sustentável de interesse social e a implementação de ações de provisão habitacional de interesse social. O encontro ocorreu na sede do Incra e contou com a presença do deputado estadual Georgiano Neto (PSD).
Todo o trâmite
“Vamos fazer a parte da regularização que for de competência do Incra, prevista na Lei 9.636/98, e as demais áreas serão doadas para a Prefeitura de Teresina, que também fará a regularização. Essa área pertence à União e temos autorização da SPU para providenciar e finalizar essa regularização”, explicou o superintendente regional do Incra/PI, Tiago Mendes Vasconcelos. “No período de, aproximadamente, seis meses, vamos fazer o diagnóstico das áreas, o cadastro das famílias para saber quem realmente tem direito e, depois de tudo isso ser feito, passamos para o processo de titulação que só deve iniciar em abril de 2022”, destacou Tiago.
O choque de agenda e de danças de Dr.Pessoa e Kléber Montezuma
Por Sávia Barreto
Dr. Pessoa (MDB) e Kléber Montezuma (PSDB), não disputam apenas votos, mas também espaço para fazer campanha em Teresina. Ambos tinham marcado agenda no domingo no mercado do Dirceu, às 7h da manhã. Mas ao perceber que a equipe de Pessoa também estava no local, o grupo de Kléber decidiu seguir para o mercado da Piçarra e evitaram o confronto. Pelo menos por enquanto.
Dancinha
Em comum, no entanto, está o fato de que os dois dançaram animados com eleitores. Disputa de gingado também. Mesmo com a pandemia, Dr. Pessoa e Montezuma têm reforçado o contato com o eleitor nos atos de campanha – o que termina sendo considerado algo inevitável pelos políticos nesse período eleitoral, já que a recusa ao abraço do eleitor pode ser mal interpretada, mesmo não sendo recomendada pelas autoridades de saúde pública.
Ítalo mostra força ao reunir mil pessoas na Grande Socopo e Pedra Mole
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Ítalo Barros (PSDB) realizou grande caminhada bairro Cidade Jardim, zona Leste de Teresina e sua principal base eleitoral. A caminhada contou com cerca de mil pessoas e mostrou a força do parlamentar na região da Grande Socopo e Grande Pedra Mole.
“Fico feliz em contar com essa grande quantidade de amigos que estão conosco neste projeto. Isso representa o trabalho que conseguimos desempenhar ao longo deste mandato, especialmente para o bairro Cidade Jardim, onde asfaltamos 16 ruas, revitalizamos a praça central, inauguramos UBS, entre outras ações”, comentou Ítalo Barros.