Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 33 de 665Jovem empresário sobrinho de ex-deputado é aposta para Câmara de Teresina
Ananias Ribeiro
Uma nova aposta surge na eleição para a Câmara de Vereadores com apoio da advocacia e da classe empresarial em Teresina. É o jovem Pedro Henrique da AFavorita.
Pedro Henrique tem o DNA da política. Ele é neto do ex-deputado Abrrão Gomes, sobrinho do ex-deputado Carlos Augusto, e filho do ex-secretário de comunicação do Estado no governo de Dirceu Mendes Arcoverde (1974-78), Paulo Henrique de Araújo Lima.
Com o apoio de jovens advogados, por ser operador do direito; e da classe dos jovens empreendedores, além de amplo leque de apoio e amizades, Pedro Henrique pode disputar por um partido tanto das base governista, quanto da oposição. Está em aberto para Pedro da AFavorita por qual caminho seguir para chegar à Câmara de Vereadores de Teresina.
Presidentes do PT, PCdoB e PV: acordos nos municípios só com OK estadual
Por Arimatéa Carvalho
A federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB, se reuniu para discutir estratégias de ação para os anos de 2023 e 2024. Segundo o presidente da federação, João de Deus Sousa (PT), ficou decidido que todas as alianças envolvendo os partidos integrantes feitas nos municípios (incluindo Teresina) com vistas às eleições municipais de 2024 terão, obrigatoriamente, que passar pelo aval da direção estadual da mesma.
REUNIÕES COM RAFAEL E W. DIAS
Outro encaminhamento da reunião é que a federação irá solicitar reunião com o governador Rafael Fonteles e uma outra com o Ministro do Desenvolvimento Social e Cidadania, senador Wellington Dias. As datas ainda serão definidas.
PRESENTES
Na reunião estavam presentes o presidente do PT no Piauí, João de Deus, o presidente do PCdoB, José Carvalho, e a presidente do PV, Teresa Brito.
Eles vão providenciar um levantamento da situação dos partidos em cada município piauiense, com prazo de finalização previsto até o final do mês de março. Isso será importante para traçar as estratégias eleitorais em 2024.
Cada vez mais próximos, Bárbara tem novo encontro com Themístocles
Por Apoliana Oliveira
Outra vez a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) se encontrou com o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB). Foi nesta quinta-feira (09/02), no prédio da vice-governadoria. Ao falar da agenda, Bárbara afirmou que se trata apenas de uma “visita de cortesia”. “Para conhecer a casa, para ele também me explicar um pouco da experiência que ele teve aqui na Assembleia Legislativa. Foi uma visita muito boa”, completou.
Enzo Samuel recebe imprensa piauiense em 'café com o presidente'
Por Apoliana Oliveira
Jornalistas que fazem a cobertura diária do Legislativo Municipal foram convidados, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel (PDT), para um café da manhã. No encontro, foi anunciada a instalação de uma sala de imprensa informatizada, que dará mais conforto e agilidade ao trabalho dos comunicadores.
“Não existe Câmara Municipal, sem esses grandes profissionais da imprensa do nosso Piauí. Não adianta o vereador trabalhar, a Câmara trabalhar, e essa informação não chegar até a ponta, que é o cidadão teresinense. E hoje, o principal responsável por levar essa informação da Câmara, até a ponta, é o profissional da imprensa”, afirma Enzo.
Florentino estreia na tribuna da Câmara defendendo que a Funasa não acabe
Por Arimatéa Carvalho
Em seu primeiro discurso, feito quarta-feira (8) no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Florentino Neto (PT) defendeu a permanência da Funasa no organograma do Governo Federal.
Funcionário de carreira do órgão, o parlamentar tem se posicionado contrário à extinção da Fundação desde a publicação da Medida Provisória 1156/23.
Florentino Neto destacou que a Funasa precisa ficar viva porque ela leva abastecimento d'água, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos sólidos, melhorias sanitárias domiciliares e também com melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas.
“Por tudo isso, eu clamo que a Funasa permaneça viva, substituindo o trabalho da Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP), Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), Campanha de Erradicação da Malária (CEM) do Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERU), em quase 100 anos de história pela saúde pública do Brasil”, destacou o parlamentar.
VOTOS E PERDA RECENTE
O deputado lembrou que há 20 anos Parnaíba não tinha um representante naquela tribuna e agradeceu os 105.739 votos que recebeu dos piauienses. Ele destacou ainda a memória do vereador Ramon Novo que, no último sábado, morreu em acidente de moto na cidade de Bom Jesus, e que foi uma das lideranças que lhe apoiou politicamente. Ramón era sobrinho do deputado estadual Fábio Novo e tinha apenas 27 anos.
Florentino fez questão de afirmar em sua fala que acredita no governo da transformação, no governo da unidade, no governo do desenvolvimento do presidente Lula. Ele também parabenizou o governador Rafael Fonteles, que tem o apoio de sua bancada federal, com a qual quer construir cada vez mais, apresentando aos deputados projetos estruturantes e estratégicos para o Piauí”, afirma.
Em seu discurso de estreia, o deputado relatou que já apresentou três projetos de lei. Um dos quais, busca tornar obrigatória a permissão do ingresso da pessoa com o transtorno do espectro autista em restaurantes, clubes e afins portando seus utensílios pessoais e alimentos, sem pagamento de taxas adicionais.
Rafael e governadores negociam com Haddad recuperação de perdas do ICMS
Por Arimatéa Carvalho
O governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, integrando comissão de governadores. Os gestores negociaram a compensação pelas perdas ocasionadas pela redução do ICMS de diversos setores, como combustíveis. Em todos os Estados, as perdas de arrecadação chegam a R$ 38 bilhões.
A desoneração do ICMS foi imposta pelo Governo Bolsonaro como medida eleitoreira em 2022, e os governadores agora pedem uma compensação e uma solução. Uma das saídas seria abater os valores das dívidas dos Estados.
Participaram da reunião com Rafael, Haddad e os demais governadores o presidente da Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu, do Rio Grande do Norte, e o Conpeg (Conselho de Procuradores).
Rafael comentou, ao final do encontro, que "falamos de temas importantes para a recuperação fiscal dos Estados brasileiros, que foram duramente atingidos pelas leis complementares 192 e 194".
"Não tenho dúvida que junto com o Ministério vamos chegar a soluções para garantir o dinheiro para investimentos em setores importantes como educação, saúde e segurança pública".
REVOGAÇÃO
Os Estados querem a Revogação dessas LCs 192 e 194, que limitaram as alíquotas de ICMS no ano passado e são consideradas como inconstitucionais e um grave ataque ao Pacto Federativo, que prevê a autonomia dos Estados ma definição dos impostos estaduais.
As reuniões com Haddad e com os ministros do STF trataram do mesmo assunto.
Jadyel se reúne com Rafael, Alckmin e anuncia foco na questão social
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Jadyel definiu seu nome parlamentar, “Jadyel Alencar” (PV/PI), oficializando-o junto à Câmara dos Deputados.
Na terça-feira (7) o parlamentar tratou sobre as prioridades do seu mandato até 2027. Em entrevistas, ele disse que vai priorizar setores fundamentais para o crescimento do Piauí, notadamente a saúde, a infraestrutura, a geração de emprego, o fortalecimento do comércio, da indústria e dos serviços, e, de forma substancial, a questão social.
“O ser humano em primeiro lugar”, disse. Jadyel Jupi, agora Jadyel Alencar, eleito com 83.175 votos dos piauienses.
Jadyel Alencar afirmou que pretende fazer do seu gabinete em Brasília uma extensão do Estado do Piauí, com atendimento rápido, prático e acolhedor, para responder as demandas dos municípios.
Alencar teve dois encontros importantes na terça-feira: com o governador do Estado, Rafael Fonteles, e com vice-presidente do Brasil, Geral Alckmin.
Venâncio fica como presidente da comissão mais disputada da Câmara de THE
Por Arimatéa Carvalho
O comando das comissões da Câmara de Teresina foi definido na terça-feira (7), na primeira sessão legislativa de 2023. O vereador Venâncio (PSDB), que tem uma atuação forte na Casa, foi designado para a presidência da Comissão de Legislação e Justiça, que discutirá todas as matérias relativas a Teresina, tanto as vindas da Prefeitura quanto as da Câmara.
Como Venâncio é advogado, a incumbência coincide com seu conhecimento técnico.
ESCALADA
"É uma honra ter sido indicado para seguir os trabalhos na CCJ. Nos últimos anos fui o vice-presidente e neste biênio, darei continuidade aos trabalhos na presidência da Comissão", afirma Venâncio, que assim mostra prestígio entre seus pares, afinal, a presidência dessa comissão é a mais disputada.
“Faremos uma grande gestão no Turismo”, avisa deputado Pablo Santos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado Pablo Santos (MDB) esteve em Brasília na 103ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que reuniu autoridades de todos os estados para debater ações para o crescimento do turismo brasileiro, investimentos, eventos nacionais, apoio aos estados e o papel do Fornatur na construção do novo Plano Nacional de Turismo.
"Faremos uma grande gestão na Setur", afirmou Pablo, que assume a pasta no Piauí nessa quarta-feira (8).
CONVERSAS
Na ocasião, Pablo Santos conversou com o secretário nacional de Sustentabilidade e Infraestrutura do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral; e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou a capacidade do Turismo de gerar crescimento econômico afinado à pauta da sustentabilidade ambiental.
UNIR FORÇAS
“Estamos todos entusiasmados, unindo forças, dialogando com o trade turístico, ouvindo as instituições e especialistas do setor”, disse Pablo Santos.
Professor da PMT vai ganhar R$ 6.543,41 no início da carreira, diz Nouga
Por Arimatéa Carvalho
O professor efetivo da Prefeitura de Teresina, incluindo as gratificações de mérito e auxílio alimentação, vai receber R$ 6.543,41 no início da carreira. O prefeito Dr. Pessoa e o secretário Nouga Cardoso anunciaram na terça-feira (7) que os 4.396 professores do município terão reajuste de 15%, acima do aumento do piso salarial estabelecido pelo Ministério da Educação, que foi de 14,9%.
O prefeito encaminha nesta quarta-feira (08) projeto de lei à Câmara Municipal que concede o reajuste salarial aos docentes.
Com isso, a Prefeitura de Teresina vai aplicar o reajuste tanto no piso salarial quanto na Gratificação de Incentivo à Docência (GID), o que vai garantir uma remuneração bruta de R$ 5.693,41 aos professores efetivos e substitutos.
Para o prefeito Dr. Pessoa, o reajuste acima do piso é uma demonstração da prioridade que a Prefeitura de Teresina tem dado à Educação.
Os professores da classe auxiliar vão receber, além do piso de R$ 4.420,55, mais R$ 817,19 de gratificação, o que totaliza R$ 5.237,74.
O secretário Nouga comentou a política do prefeito de valorização na área da educação. “Importante destacarmos que o prefeito Dr. Pessoa continua na sua política administrativa de valorizar a educação, continua valorizando os professores, valorizando a carreira e este ano, mais uma vez, esse reconhecimento vem através de uma boa remuneração”, afirmou.
PROGRESSÕES E PROMOÇÕES
Ainda segundo o secretário, já está autorizada a implantação das progressão e promoções dos professores, com pagamento de retroativos.
“O prefeito está se comprometendo e vai autorizar a implantação de promoções e das progressões, que foi concedida no último ano da sua gestão, com um impacto total de cerca R$ 10 milhões de reais e impacto mensal de mais de R$ 1 milhão”, concluiu Nouga Cardoso.