Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 328 de 665Duelo no PSL: Luís André e Rubenita explicam repasse maior para ela
Por Sávia Barreto
No PSL de Teresina mulheres candidatas alegam que foram “ludibriadas a entrar no partido e concorrerem de forma justa, porém, o dinheiro foi para uma só candidata a vereadora”, informou uma candidata da legenda à coluna, pedindo reserva da identidade. As candidatas do PSL reclamam que a advogada Rubenita Lessa recebeu mais de R$ 120 mil do Fundo Nacional, valor desproporcional às demais. Procurado pela coluna, o presidente estadual, vereador Luís André, nega favorecimento.
Dividido igual
“Dividimos equitativamente de acordo com percentual de trabalho e voto, mas alguns só fazem reclamar. O PSL do Piauí está ajudando os candidatos e é um dos poucos que está fazendo isso. Por mim, ajudava todo mundo. Agora o caso da Rubenita é que ela tem amizade com a nacional, não passou pela direção estadual”, explicou Luís André. Rubenita também se posicionou e disse que a doação não prejudicou nenhum dos candidatos, visto que não foram retirados da remessa de recursos para o PSL em todo o Piauí. “A doação direta de recursos financeiros dos partidos a candidatos é algo absolutamente normal e legal”, enfatizou.
Leia a nota de Rubenita na íntegra:
"NOTA DA CANDIDATA RUBENITA LESSA
A Executiva Nacional do Partido Social Liberal destinou recursos de financiamento de campanha direto para o PSL estadual e municipal, e especificamente para mim, a quantia de R$ 120 mil reais, na minha conta de candidata. Doação esta que não prejudicou nenhum dos candidatos, visto que não foram retirados da remessa de recursos para o PSL em todo o Piauí. A doação direta de recursos financeiros dos partidos a candidatos é algo absolutamente normal e legal. O PSL Nacional em todo o Brasil avalia os candidatos, suas potencialidades, seu capital político e envergadura, aplicando recursos conforme esses critérios, levando em conta essas particularidades, o que não se trata de demérito a nenhum dos colegas candidatos, pois todos têm sua importância. Quanto à mim, além da Nacional ter garantido minha permanência e minha candidatura pelo PSL, que todos sabem das dificuldades e batalhas que enfrentei, cabia à Nacional continuar o referendo, dando condições para a disputa eleitoral, o que inclui o financiamento direto de campanha, sem qualquer tipo de interferência. Não há nada de estranho nem de errado. O uso do recurso será feito por mim com responsabilidade e na forma da lei, como sempre foi meu proceder, cujo acompanhamento poderá ser feito por quem quiser nas devidas plataformas virtuais do Tribunal Superior Eleitoral."
Novo faz bicicletaço e dispara: “O Integra não integra nada!”
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a prefeito de Teresina pelo PT, deputado estadual Fábio Novo, promoveu na tarde de domingo (25) um bicicletaço, iniciando na praça principal do Mocambinho, na zona Norte da capital. "Pedalamos até o Itaperu para mostrar a nossa indignação com o sistema de transporte público de Teresina. Teresina pode avançar muito mais e falta muita vontade e competência dos que estão aí há mais de 30 anos e só fazem piorar a vida do povo com um Inthegra que não integra nada", criticou a gestão tucana.
"Teresina precisa de um transporte público eficiente e mais ciclovias e ciclofaixas. A partir do próximo ano, vamos começar a mudar essa história de atraso", disse Fábio Novo.
As dicas de Wellington para os jovens candidatos no Piauí
Por Sávia Barreto
O jovem Thuca Mota, de 22 anos, é candidato a vereador no município de Caraúbas do Piauí e diz ter como inspiração o governador Wellington Dias. Ao se encontrarem nas viagens do governador pelo interior do Piauí, Thuca manifestou sua admiração. O governador aproveitou e deu umas dicas para a campanha e contou um pouco de sua trajetória que também começou como vereador. O sucesso na trajetória política de Wellington Dias, que foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador por dois mandatos, senador e novamente governador por mais dois mandatos, chama a atenção de novatos e veteranos.
Mulheres do Solidariedade: Fernanda, Karine Barros e Samanta Dourado
Por Sávia Barreto
No Solidariedade, Fernanda Gomes, Karine Barros e Samanta Dourado são três dos nomes femininos que se sobressaem, de acordo com análise de bastidores a respeito de campanha na rua e estrutura política com agenda através de lideranças e comunidades.
Fernanda Gomes
A advogada Fernanda Gomes tem 22 anos de idade, é filha do deputado estadual Evaldo Gomes e desponta nas avaliações de bastidores como favorita para ser eleita entre os mais votados. Desde cedo, Fernanda acompanhou os passos políticos do pai, de onde surgiu o interesse político de lutar contra injustiças sociais. Fernanda tem defendido o uso da tecnologia na saúde, com aplicativos que facilitem a marcação de consultas online, evitando filas. Ela também defende entre suas propostas a criação de um fundo municipal de políticas para mulheres.
Karine Barros
Filha do jurista e ex-deputado Celso Barros Coelho e esposa do delegado Ademar Canabrava, a advogada Karine Barros é um dos nomes que se destaca no Solidariedade. Cristã, ela pontua a vontade de contribuir de forma escalonada para a vida das pessoas, reforçando também o papel da autorresponsabilidade. Entre suas pautas estão o foco nas conciliações para diminuir os divórcios e investimento em educação emocional e financeira para jovens e mulheres. "Poder público, privado e indivíduo devem fazer uma aliança. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa", acredita Karine.
Samanta Dourado
Já a empreendedora Samanta Dourado, pontua que sua causa é a luta pelos menos favorecidos. No início da quarentena, Samanta juntou voluntários para distribuir máscaras e álcool em gel para moradores de rua na capital. “Tudo isso me encorajou, depois de vivências duras e injustas”, frisa Samanta, que já fez alerta contra compra de votos: “Não se deixem levar por aquele político que paga sua conta de luz e que lhe oferece dinheiro em troca de voto. Corrupção é um mal a ser combatido no Brasil”, pontua Dourado.
Prefeita recebe adesão de candidato do grupo da oposição em Jerumenha
Por Arimatéa Carvalho
A candidatura à reeleição da prefeita Aldara Pinto (PSD) em Jerumenha ganhou o reforço da adesão do candidato a vereador “Tiago Tubarão”.
Tiago é do mesmo partido do candidato a prefeito pela oposição, Júnior Nato (PL). O candidato soltou o verbo e desabafou em áudio que está circulando nos grupos de Whatzap no município e região. Nele, Tiago se diz decepcionado com promessas não cumpridas, fala de desorganização e lembra que nunca dependeu de candidato para se manter atuante na política.
Zé Neri renuncia e sua filha Xandu é nova candidata a vice de Gil
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a vice-prefeito de Picos na chapa de Gil Paraibano (PP), ex-prefeito Zé Neri (PTB), renunciou à candidatura e divulgou nota explicando que tomou a decisão após a impugnação definida pela Justiça Eleitoral, de modo a não comprometer o grupo e a meta de vitória.
A nova vice é a filha de Zé Neri, Xandu Neri, muito conhecida em Picos e que já foi diretora do hospital regional da cidade.
Willian entra com muita chance, avalia Norberto sobre vaga no TRF1
Por Arimatéa Carvalho
O advogado piauiense Willian Guimarães pode ser o substituto de Kassio Nunes Marques como desembargador no Tribunal Regional Federal da 1 Região (TRF-1). O anúncio foi feito pelo advogado Norberto Campelo. "Hoje fiquei sabendo da indicação do nosso conterrâneo Willian Guimarães para disputar a vaga deixada pelo desembargador Kassio Nunes Marques no TRF1", escreveu na rede social.
A vaga será preenchida da seguinte forma: a OAB nacional elabora uma lista sêxtupla; o próprio TRF1 reduz a lista para tríplice e o presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeia o substituto.
Norberto Campelo explicou ao blog que a inscrição como candidato é voluntária. "Mas no caso do William, o que me alegra muito, surgiu de inúmeras manifestações voluntárias em torno de seu nome. Membros da advocacia, inclusive do Conselho Federal, instaram-no a entrar na disputa. É um processo difícil, mas que ele entra com muita chance", avalia.
Ítalo Barros realiza caminhada na Pedra Mole e consolida base
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Ítalo Barros (PSDB) realizou uma grande caminhada com apoiadores do bairro Pedra Mole, na zona Leste de Teresina, e consolidou sua base eleitoral na região. Na última semana, o parlamentar também havia caminhado no bairro Cidade Jardim, onde reuniu cerca de mil pessoas.
“É gratificante caminhar nos bairros onde sempre trabalhei e tenho muitos amigos. Precisamos trabalhar muito mais por essa região, que ainda necessita de atenção e investimentos do poder público municipal”, destacou. Ítalo Barros esteve acompanhado da presidente da Associação de Moradores do bairro, Marília Silva e do suplente de vereador, Patrício Guilherme, apoios que reforçam a campanha do vereador.
Empresário Geraldim declara apoio a Vinício Ferreira para a Câmara
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a vereador de Teresina pelo Avante, Vinício Ferreira, que já tinha recebido o apoio de segmentos como segurança e maçonaria, e agora recebeu a manifestação de apoio de Geraldo Oliveira, empresário do ramo de serviços funerários muito conhecido na capital e que também atua em outras áreas de negócios, como saúde.
Vinicio também já recebeu publicamente o apoio do ex-governador Felipe Mendes de do ex-prefeito Silvio Mendes.
Duelo no PL: candidatos a vereador reclamam por mais estrutura em THE
Por Sávia Barreto
Os candidatos a vereador do PL em Teresina estão indignados. A coluna teve acesso aos áudios do grupo de Whatsapp da sigla e, resumindo, a chateação ocorre porque os candidatos alegam não estar recebendo estrutura financeira e nem apoio com a presença do candidato a prefeito, Fábio Abreu (PL). Um dos candidatos, Kléber da Santa Maria da Codipi, disse que apenas “três candidatos estão sendo beneficiados”, que seriam, segundo ele, Leonardo Eulálio, Anamelka e Major Audivan.
Sem sair de casa
“Não sei se faremos um (vereador), não tenho mais como sair de casa porque sem dinheiro não se faz campanha”, disse Kléber, destacando que há o risco de candidatos pequenos desistirem da candidatura. “Não tenho dúvidas de que o pessoal da coordenação da campanha está se articulando para atender nossas demandas. O momento agora é de compreensão”, defendeu o candidato João Batista no grupo de Whatsapp do PL. Reclamações semelhantes ocorreram entre os candidatos do PSC e do Avante, conforme noticiadas pela coluna.